Ano: 2014 |
Título Original: Gone Girl |
Dirigido por: David Fincher |
Avaliação: ★★★★☆ (Ótimo) |
Na trama, no quinto aniversário de casamento, Amy Dunne simplesmente desaparece. Seu marido, Nick, diz não saber para onde ela foi. Quando o sumiço é informado à polícia, todas as pistas aparentemente apontam para, na verdade, um crime, em que Nick é o principal suspeito. E agora será uma corrida contra o tempo para responder a pergunta principal: o que aconteceu com Amy?
O longa é simplesmente sensacional. A trama está muito bem arquitetada para prender o espectador do início ao fim. O sumiço de Amy te faz imaginar diversas variáveis sobre o que realmente pode ter acontecido com ela: será que seu marido a matou? Será que ele é inocente e diz a verdade sobre não saber o que está acontecendo? Será que ela fugiu? Será que foi raptada? Essas perguntas vão sendo brevemente respondidas na primeira parte do filme, conforme as pistas vão aparecendo.
A segunda parte do filme (após descobrir o que de fato aconteceu) é também incrível e consegue manter o longa em um alto nível, através de desdobramentos da trama que com certeza você pode até imaginar, mas não 100%. O filme é intenso e não é possível decidir qual dos dois (Nick ou Amy) é mais maluco, ou mesmo quem está certo ou errado, e a partir dessa etapa da trama, você simplesmente só quer saber o que vai acontecer com os personagens.
O mais incrível é que, com certeza, carregando um pouco do roteiro do livro, o filme consegue trazer à tona alguns temas importantes para a sociedade, assim como, indiretamente, abordá-los em um contexto geral, perceptível a olhos mais atentos.
Um desses temas é o próprio casamento. Excluindo, claro, as excentricidades do casal, o filme consegue demonstrar de uma maneira bem séria as intempéries de um matrimônio, de uma vida de casados no mundo moderno, repleto de “imagens exteriores”, mas destroçado por dentro, no dia a dia e a luta por controle e desejo de marido e mulher, em uma vida a dois.
Outro tema é como a mídia pode ser manipulável e simplesmente mover sociedades e opiniões alheias a uma notícia que simplesmente pode não ser verdade (e vemos muito bem isso em diversas ocasiões no filme).
Está na hora de descobrir que o que se mostra no exterior nem sempre é o que parece, principalmente para o casal de Garota Exemplar.