Análise do jogo Out of Line

Análise do jogo indie Out of Line, desenvolvido pela Nerd Monkeys e lançado em junho de 2021 PlayStation, Nintendo Switch e Microsoft Windows.

217
Out of Line

Análise de Out of Line

E ai, geeks, tudo bem com vocês? Hoje, trago a análise de mais um jogo indie: Out of Line, jogo de aventura feito pela equipe portuguesa da Nerd Monkeys e lançado em 23 de junho de 2021 para a PlayStation, Nintendo Switch e Microsoft Windows. Enfim, para jogar pelo computador, você deve adquirir o jogo pela Steam.

Nerd Monkeys são desenvolvedores independentes e, aparentemente, estão no mercado há menos de 10 anos. Para quem desejar acompanhá-los no Twitter: @Nerd_Monkeys (ou acesse aqui).

Você joga com o personagem San, um pequeno robô humanoide, e precisará resolver puzzles para então avançar na história. Entretanto, o jogo demora para explicar alguma coisa: inicialmente, você se vê pegando cubos coloridos, completando as árvores ou utilizando como acessório, mas sem entender o porquê. Posteriormente, você percebe que o mundo foi corrompido pelas máquinas e precisará guiar todos à liberdade. Como prometido na descrição, a narrativa é bem misteriosa, em um mundo que se revela aos poucos ao decorrer da aventura.

O jogo foi vencedor do PlayStation® Talents Awards 2017 nas categorias “Melhor Jogo” e “Press Award”. Também foi vice-campeão nas categorias “Jogo Mais Inovador”, “Melhor Arte” e “Melhor Jogo Kids”.

Captura de tela de Out of Line
Captura de tela de Out of Line

Gráficos

Nesse quesito, o plataforma 2D ficou bonito e até lembra um pouco alguns clássicos, como por exemplo Rayman. A gente sente ali um carinho ao produzirem o cenário, cada personagem, as máquinas… Enfim que sua arte possui um estilo único: foi pintado à mão e com muitos cenários minimalistas. O triste é raramente conseguirmos descobrir os nomes dos artistas por trás de obras assim, mas já deixo os parabéns para a galera da Nerd Monkeys pela arte.

Agora, já vou lembrando que pode ser um pouco mais pesado. Então se você for jogar por um computador mais simples, o jogo pode travar devido aos gráficos mais pesados!

Jogabilidade e mecânicas

A mecânica central do jogo é pela lança de San, que servirá de apoio para pular, como uma arma contra inimigos e como uma alavanca nos puzzles. As dicas são sutis, como por exemplo as vezes que mostra quais botões usar e para fazer o que, como usar a lança e arrastar objetos. Enfim que não aparecem animações ou algo assim, quando você avança na história ou quando precisa fazer algo novo.

Se você estiver pelo computador, você caminha pelas setas e salta pela barra de espaço, mas tem um porém: a jogabilidade desse jogo pelo computador é mais lenta. Por exemplo, você pode demorar mais para pular e acabar morrendo várias vezes, mesmo que tenha clicado na barra de espaço à tempo. Isto quando não passamos raiva em um puzzle: a mira parece fazer nenhum sentido no jogo, pois miramos no puzzle e a lança acerta o chão.

Áudio e trilha sonora

O jogo não possui conversas ou animações: você apenas vai diretamente viver a aventura de San. Entretanto, ainda houve o cuidado com o áudio e trilha sonora, como por exemplo o fato de não ter músicas altas e excessivas, enjoando os jogadores. O áudio também foi condizente com a narrativa do jogo: sabe aquele som de máquinas e naves espaciais de filmes futuristas, mas também sem ser exagerado? O som do jogo acaba sendo gostosinho, porque não é nada exagerado e cansativo.

Enfim, acredito ser apenas este o comentário sobre o áudio e a trilha sonora do jogo!

Concluindo sobre Out of Line

Em primeiro lugar, nossos agradecimentos pelo código de acesso!

Para quem busca jogos bonitos, com desafios e que atendem todas as idades, o jogo Out of Line poderá ser uma opção interessante. E essa opção poderá ser mais interessante se você adquirir ao jogo para console, afinal, muitos jogos realmente tem uma jogabilidade maravilhosa nos videogames, mas nem sempre tem essa mesma vantagem em computador.

Mais imagens e capturas de tela de Out of Line:

Arte de Out of Line
Arte de Out of Line
Tela inicial de Out of Line
Tela inicial de Out of Line
Captura de tela de Out of Line

Trailer:

Leiam também:

Em primeiro lugar, leiam a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises. Em seguida, leia também a análise de Labyrinth City: Pierre The Maze Detective!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here