O Esport nas Olimpíadas

Os esportes eletrônicos (ou simplesmente esports) nos Jogos Olímpicos

126

Os esportes eletrônicos (ou simplesmente E-sport ou Esport) nas Olimpíadas

Tudo começou com uma novidade que agradou a muitos: em 2017, começa a possibilidade do Esport virar modalidade olímpica nos Jogos de Paris. Em agosto de 2017, o jornal global El País publica uma reportagem dizendo que Tony Estanguet, presidente do comitê de candidaturas de Paris, se reuniria com o Comitê Olímpico Internacional e com os principais representantes da indústria dos jogos eletrônicos, isso tudo para estudar a inclusão dessas competições nas olimpíadas que serão realizadas na França.

E não demorou para que o Conselho Olímpico da Ásia incluísse logo competições de jogos eletrônicos na programação oficial dos Jogos Asiáticos de 2022, que serão realizados na China. A previsão é que os jogos ocorram entre 10 a 25 de setembro de 2022, com a presença de ao menos 45 países, e dentre eles, 27 irão competir nos s-sports. Inclusive, os organizadores divulgaram que serão seis competições por medalha na modalidade, mas ainda não confirmaram quais jogos de esportes eletrônicos farão parte do cronograma de competições em Hangzhou.

Certamente, ninguém poderá mais negar que a participação dos e-sports nos Jogos Asiáticos é reflexo da popularidade da modalidade, além do lucro obtido nas empresas de jogos. Conforme o jornal global El País, em 2017 a empresa de pesquisa e análise Newzoo estimou que os esportes eletrônicos geravam receitas em torno de 700 milhões de dólares no mundo inteiro. E além disso, em 2020 chegaria a 1,5 bilhão de dólares.

Jogadores profissionais da ‘League of Legends’ participam de competição da liga europeia.
Jogadores profissionais da ‘League of Legends’ participam de competição da liga europeia. Fonte: RIOT GAMES

Como já citado, os esportes eletrônicos viraram um fenômeno de grande amplitude e sua popularidade aumentou com o lançamento de League of Legends. Além disso, também teve o auge das plataformas de transmissão de jogos ao vivo como o Twitch.

Lembrando que League of Legends é muito citado por ser um dos mais famosos jogos atualmente, mas também temos títulos diversos e que são muito bons, como por exemplo Dota, Fortnite, PlayerUnknown’s Battlegrounds, StarCraft, World of Warcraft e Counter-Strike: Global Offensive. Alguns desses jogos são esperados tanto nas Olimpíadas quanto nos Jogos Asiáticos, ainda mais com a notícia de que algumas das premiações serão milionárias!

A mais recente novidade que agradou o público gamer: Esports nas Olimpíadas

Imagem da matéria: Sports nas Olimpíadas. O jogador Chen Zebin durante a final do League of Legends 2020 Worlds (Foto: Lintao Zhang/Riot Games via Getty Images)
O jogador Chen Zebin durante a final do League of Legends 2020 Worlds (Foto: Lintao Zhang/Riot Games via Getty Images)

Sim, a mais recente novidade: os Esports são modalidade oficial das Olimpíadas de 2024! As Olimpíadas 2024 serão em Paris, ocorrendo entre 2 a 18 de agosto, além das paraolimpíadas que ocorrerão de 4 a 15 de setembro. E para os jogos eletrônicos, parece ser garantido um campeonato de Fortnite!

As Olimpíadas não poderiam mais ignorar os esports, ainda mais após visualizar todas as estatísticas do mundo gamer: além de muito lucro, garantia de muitos telespectadores novos. Afinal, Worlds 2020, o Mundial de League of Legends, teve uma audiência de 46 milhões de espectadores conforme a outline.com.

A atividade está cada vez mais profissionalizada, com grandes premiações. Para obter a vitória, não basta apenas o talento, mas também ter dedicação, assim como o respeito para com os outros jogadores.

Além disso tudo, atrai muitos fãs que gostam de estratégias e de aprenderem coisas novas, incluindo idiomas diferentes. Afinal, jogos são em inglês. Além disso, pode entrar em equipes com jogadores que falam apenas inglês ou coreano, então aprender os idiomas acaba vindo como consequência para quem é jogador profissional. E da mesma maneira dos outros esportes, há a possibilidade em novas amizades e aprender como conseguir agir sobre situações de pressão com mais calma e atenção.

Inclusive, a reportagem Olimpíadas 2024: Intel quer eSports em próximos ciclos olímpicos comenta quais jogos eletrônicos estarão nas Olimpíadas 2024, tendo então um foco em campeonatos de Rocket League e Street Fighter 5. Além disso, estarão de fora das Olimpíadas os jogos Free Fire, Overwatch, League of Legends e Counter Strike. Conforme a reportagem, consideram que os jogos que simulam violência e a morte humanos não são compatíveis com os valores olímpicos. Sei que os fãs dessas franquias ficarão chateados, mas ao menos temos um bom começo! Até pouco tempo, nerds e gamers eram vistos como esquisitos!

Por sinal, não posso deixar de incluir que embora tenha tido todas as polêmicas, o comitê das Olimpíadas se mostrou favorável à inclusão de jogos eletrônicos que simulem atividades esportivas. Tanto que foi criada Olympic Virtual Series, o primeiro evento com licença olímpica voltado a esse tipo de esporte. Nisso, incluíram cinco modalidades: beisebol, ciclismo, remo, vela e esportes motorizados.

Entenda mais sobre o esport nas Olimpíadas:

O canal Central fez o vídeo que mostra os videogames sendo parte dos jogos olímpicos oficiais:

O Canal The Shoppers também fez o vídeo falando dos esportes eletrônicos e as Olimpíadas de 2024. Afinal, nem todos sabem mas a dimensão dos campeonatos dos maiores jogos do mundo é gigantesca e enfatizo que são premiações grandes e até mesmo milionárias. Jogos diversos como DotA, League Of Legends e Street Fighter criaram jogadores profissionais e já garantiram uma vaga da modalidade de eSports nas Olimpíadas de Paris. Assista a baixo:

Já tem novidades ainda em 2021!

Aliás, ainda em 2021, já tivemos a boa surpresa com os sports durante as Olimpíadas de 2021! E posso mostrar com a matéria que postaram recentemente: Participe conosco do primeiro evento de Beisebol da Olympic Virtual Series! A matéria fala do jogo de beisebol lançado para a PlayStation 4 e Nintendo Switch, e convida o público para se inscrever e para acompanhar por uma chance de competir na Olympic Virtual Series. Afinal de contas… Considerando a pandemia de COVID-19, como fazer para continuar chamando a atenção de novos jogadores e do público, e sem colocá-los em risco? Nada como jogos eletrônicos, não é mesmo?

Em suma, ter o esport nas Olimpíadas foi uma boa sacada para continuar girando uma boa grana, continuar chamando a atenção das pessoas e sem colocar ninguém em risco. E para nós que amamos um bom jogo eletrônico, certamente é uma novidade ótima!

Fique por dentro das novidades das próximas Olimpíadas

Para quem desejar ficar por dentro das novidades relacionadas às Olimpíadas, eles possuem o site oficial com todas as notícias: Olympics.com.

Mas o que são esports, exatamente?

Fonte da imagem: Medium

Esporte eletrônico ou simplesmente e-sport é o termo que se usa para as competições organizadas de jogos eletrônicos. Os gêneros de jogos mais comuns são os de luta, futebol e MOBA. Já há eventos que fornecem transmissões ao vivo de competições, além de prêmios em dinheiro para os concorrentes. Agora, a boa novidade são os E-sports nos Jogos Olímpicos, mas enxergar como esporte olímpico foi um obstáculo a ser superado no caminho da inclusão como evento olímpico. Claro, há pessoas que ainda acham isso estranho, mas não muda mais em nada essa conquista!

O canal Dok Games & Esports fez um vídeo interessante, falando o que é e-sports:

Em 2018, a TVBrasil fez uma reportagem sobre o tema dos jogos eletrônicos serem considerados esportes:

Enfim, um último vídeo: a TecMundo publicou sobre os 5 games que mais pagam no mundo do esport:

Concluindo sobre o esport nas Olimpíadas

Certamente, a novidade deve ter sido legal para muito do público gamer!

Enfim, nos contem o que acharam do tema de esport nas Olimpíadas? E não deixem de conferir as últimas matérias nossas no mundo dos games: The Witcher O Livro de Contos (TRPG) – Lançamento Devir e O jogo perdido do Mickey Mouse para o NES!

1 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here