Em homenagem ao dia das mulheres, montamos uma lista com as top 10 mulheres do E-Sports. Elas que transformaram o cenário dos games e faturam bons prêmios em suas respectivas competições.
Cada vez mais nos últimos anos vimos as mulheres ganharem mais e mais espaço no mundo dos games e E-Sports. Quebrando paradigmas e ganhando milhares de dólares, essas atletas vêm moldando e transformando, não só a cena das competições de games, como também o mercado dos jogos em si. A lista não está em nenhuma ordem qualitativa, apenas serve para organizar a apresentação das atletas.
10 – GaB
Para começar nossa lista do top 10 mulheres do E-Sports, temos uma representante brasileira. Um dos grandes nomes femininos em ascensão no cenário brasileiro de Rainbow Six Siege, Gabriela “GaB”. Em 2019, a sua equipe, Fury, destronou a hegemonia da Black Dragons no jogo. Além de ganhar a competição da Ubisoft, GaB ainda foi considerada a melhor jogadora do torneio.
9 – Tinares
Comparado com os outros jogos das competições de E-Sports, Fortnite, possui uma história relativamente recente e Tina “Tinares” Perez é sem dúvidas umas das jogadoras de maior sucesso do jogo. Ela ficou conhecida por ganhar o TwitchCon de 2019, em que faturou cerca de US $40.000. Além disso, a jovem streama regularmente e tem ganhado cada vez mais visibilidade.
8 – Teca
Stephanie Teca Luana é um dos maiores nomes femininos dentro das competições de FIFA e pioneira em muitas conquistas, como ser a primeira brasileira a ser Pro Player do game e também a primeira campeã mundial de eFootball. Recentemente, também se tornou a primeira mulher a chegar na Divisão Elite do FIFA 22.
7 – Zainab Turkie
Zeinab é uma veterana desta lista e uma das pioneiras do E-Sports. Ela começou sua carreira de jogadora profissional de CS em 2002, com 14 anos. A libanesa já participou de mais de 30 competições e é uma das maiores atletas da história do E-Sports com mais de 15 títulos na carreira. Após se aposentar do cenário de CS, em outubro de 2021, Zainab anunciou que entraria no G2 E-sports, para jogar Valorant e já ganhou o seu primeiro título.
6 – Amanda “AMD” Abreu
Mais uma veterana na lista, a brasileira Amanda Abreu. Com passagem por grandes times como BootKamp Gaming, Team One, Black Dragons e Vivo Keyd. Além disso, participa ativamente dos bastidores do E-sports no Brasil. Como uma das primeiras mulheres no Brasil no cenário de CS, Amanda ajuda e participa em campanhas anti-machistas no mundo dos games. Em 2020, o CS homenageou a brasileira com skins inspiradas na jogadora.
5 – Li “Liooon” Xiaomeng
Após derrotar Briant Eason por 3-0, a jovem Xiaomeng ‘Liooon’ Li, fez história em 2019, ao ser a primeira mulher a vencer a competição GrandMasters de Hearthstone e a ganhar um título da BlizzCon Global Championship, faturando cerca de US $200,000. Ela tem sido bastante influente nos últimos anos, em apoiar as novas profissionais no mundo de E-Sports.
4- Ricki Ortiz
Com uma vasta experiência em diversos jogos, Ricki Ortiz é considerada uma lenda entre a comunidade dos jogos de luta. Ela já participou em mais de 60 competições e arrecadou cerca de US $80.000 apenas em premiações. Recentemente, Ortiz participou de uma campanha da Absolut em que fala sobre ser uma mulher trans e quebrar os paradigmas, lutando contra os preconceitos
3 – Cherrygumms
Sem dúvidas um dos nomes mais conhecidos entre os atletas do E-Sport nacional. Nicolle Merhy ficou conhecida no cenário de Rainbow Six Seige, além de ter sido durante um bom tempo a única mulher na América Latina nos campeonatos oficiais de R6. Cherrygumms é um dos nomes mais influentes do meio nas redes sociais, com milhões de seguidores. Além disso, também é CEO da sua antiga equipe Black Dragons.
2 – Mystik
Katherine Gunn é amplamente conhecida no mundo dos e-Sports. Antiga detentora do título de “atleta feminina mais bem paga”, ela ganhou visibilidade por participar de competições de jogos de lutas, Dead or Alive e principalmente o jogo que a consagrou na cena, Halo Reach. Ainda, venceu a competição WCG Ultimate Gamer Season 2 e faturou o grande prêmio de US$ 100.000.
1 – Scarlett
Para encerrar nossa lista do top 10 mulheres do E-Sports, temos Sasha Hostyn que é o maior nome do E-Sport feminino hoje. A jogadora construiu sua carreira com muitas vitórias e prêmios no jogo StarCraft, atualmente, Scarlett é a detentora do título de atleta feminina mais bem paga, ela já faturou mais de US $300.000.
Confira também: Top 10 personagens femininas dos games!