Ano: 1989 |
Título Original: Sandman 9-16 |
Roteiro: Neil Gaiman |
Desenho: Sam Kieth, Mike Dringenberg, Malcom Jones III, Chris Bachallo, Michael Zulli, Steve Parkhouse |
Avaliação: ★★★★★ (Excelente) |
Em Sandman Vol. 2: Casa de Bonecas, após fazer um recenseamento no mundo dos sonhos, Sandman descobre que 4 criaturas poderosas e terríveis simplesmente sumiram de seu reino, cabendo a ele agora encontra-las, ao mesmo tempo em que tenta lidar com um vórtice, um evento raro no mundo dos sonhos que pode simplesmente acabar com todo o Sonhar. Paralelo a tudo isso, Rose Walker, uma simples garota começa a ter mudanças repentinas em sua vida, sem saber que está totalmente ligada aos eventos do mundo de Sandman e ainda mais com seu irmão: Desejo.
A saga de Sandman continua, e dessa vez, em um grande thriller, principalmente no que tange à saga de Corintio, uma das criaturas de pesadelo que fugiram do Sonhar para o plano terrestre e que, convenhamos, dá uma sensação de medo tremenda.
É muito legal ver como toda essa trama se alinha durante toda a saga. Mais uma vez, Neil Gaiman se supera ao ir amarrando todos os laços da estória e todos os personagens com um roteiro fantástico, incrível, belo e muitas vezes terrível. Esse segundo volume une o poético com o assustador.
Se na primeira edição, os capítulos de Dr. Dee foram assustadores, se prepare para a saga de Corintio, um pesadelo vivo que mata apenas por matar, e que segue para uma convenção onde se sentirá perfeitamente confortável, com muitos assustadores e caóticos assassinos, com fetiches e vícios extremamente assustadores. Aliás, é assustador ver a racionalidade e a humanidade dos assassinos ser transcrita e mostrada nas páginas, algo que realmente pode te perturbar.
A grande beleza desse volume com certeza é o capítulo em que Sandman e a Morte decidem deixar um ser humano viver eternamente, apenas para ver o que acontece. Sandman e esse humano resolvem se encontrar a cada 100 anos, e as mudanças (ou não), de cada era são incríveis e te fazem refletir se simplesmente não vivemos a cada vez, as mesmas coisas, os mesmos problemas, mas claro, os mesmos fatos que fazem da vida tão incrível.
Outro capítulo simplesmente incrível é a história contada por um ancião para seu neto sobre o amor impossível entre Sandman e Nada (mais uma ligação com o primeiro volume que se você não tomar cuidado, pode passar despercebido pelo leitor). Que história, que trama… é de se emocionar e ficar pensando por muitos dias na beleza e na dor do que é o amor.
Nessa edição é apresentado mais um dos Perpétuos: Desejo. A relação dele com Morfeu e seus embates filosóficos com certeza é mais um ponto alto da trama, já que o centro da conversa deles, é claro, somos nós.
Sandman Vol.2: Casa de Bonecas não desaponta e te faz querer brincar para sempre com esse volume, enquanto ele brinca com você, com uma trama perfeita, bela e incrível.