O que é Visual Kei? Conheça a Revolução Estética da Música Japonesa!

O que é o gênero musical Visual Kei, quais os principais artistas do gênero musical e nossas sugestões de bandas.

Hideto Matsumoto

O que é Visual Kei? Conheça a Revolução Estética da Música Japonesa!

Hey, geeks! Desde a adolescência, o Visual Kei tem sido mais do que apenas um gênero musical para mim; é uma paixão, uma forma de expressão e uma janela para um mundo artístico repleto de cores, extravagância e profundidade. Hoje, decidi falar brevemente sobre o Visual Kei aqui no Meta Galáxia e sugerir algumas bandas legais do gênero. Sim, é uma expressão que ainda é estranha para muitas pessoas. Contudo, se você é fã de animes, possivelmente já ouviu alguma música do gênero musical nas aberturas de suas séries favoritas! Junte-se a mim nesta jornada enquanto desvendamos o mistério do Visual Kei e celebramos a sua relevância contínua na cena musical e cultural do Japão e além.

Conceito de Visual Kei

Visual Kei é um estilo musical exclusivamente japonês que mistura vários referenciais estéticos e ritmos musicais de uma forma única, além de dividir-se entre diversas tribos frequentadoras das ruas de Tóquio.

Visual Kei | O que é o gênero musical e os principais artistas

O Visual Kei surgiu no Japão, por volta dos anos de 1980, tendo seu auge com o surgimento bandas como Buck-Tick, Kamaitachi e Color estendendo-se até os dias atuais no meio musical japonês, afinal, a ideia era começar a compor músicas com um som completamente diferente do que existia na época.

Atualmente, o Visual Kei não está mais em seu auge no Japão, mas ainda possui muitos fãs pelo mundo inteiro. Artistas europeus como Yohio e Shoujy, são influenciados pelo estilo, assim como muitas bandas brasileiras.

Muitas vezes, o Visual Kei é resumido em um movimento entre músicos japoneses que envolve trajes elaborados, cabelos coloridos, maquiagens marcantes, penteados incomuns, performances extravagantes e uma estética andrógina.

Visual Kei: O que é o gênero musical e os principais artistas

Buck Tick, uma das maiores influências na música japonesa

Uma foto do Atsushi Sakurai, vocalista de Buck Tick
Atsushi Sakurai, vocalista de Buck Tick

Eu gosto muito de falar sobre a banda Buck Tick, pois suas músicas são ótimas e é uma das grandes influências no Japão. Em síntese, a banda japonesa de rock e visual kei formou-se no final de 1985 em Fujioka, Gunma e, com mais de 30 anos de carreira, a banda continua a conquistar fãs pelo mundo, e algumas de suas músicas tornaram-se temas para animes, tais como: “Dress”, “Gessekai”, “Diabolo”, “Kagerou”, “Kuchizuke” e “Gekka Reijin”. Infelizmente, seu vocalista Atsushi Sakurai faleceu recentemente, 19 de outobro de 2023.

BUCK-TICK / 「ドレス」ミュージックビデオ
Buck-Tick – Gessekai
Buck-Tick – Kagerou

Sugestões de artistas do gênero no Japão

Kagrra,

kagrra, Uzu 

Malice Mizer

MALICE MIZER – Gardenia

Hideto Matsumoto

Leetspeak Monsters

Mucc

MUCC – Classic

Versailles

Versailles Serenade 

Alice Nine

The Gazette

the GazettE – Cassis

Sugestões de artistas do gênero no Ocidente

Shoujy

Shoujy「悲劇と幸運の花」HIGEKI TO KOUUN NO HANA (Official Music Video)

Yohio

YOHIO – My Nocturnal Serenade

Sh.U.Ra

Sh.U.Ra – Owari 

Obrigada por ler até aqui! Espero que você tenha conseguido compreender a paixão que sinto por esse gênero musical e artístico. O Visual Kei não é apenas uma forma de entretenimento, mas uma experiência de imersão em um mundo de criatividade, expressão e individualidade.

Austra Caroline
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕ Sou Arqueóloga e estudante de História, com atuação como Educadora Patrimonial, onde busco preservar e compartilhar o valor do nosso patrimônio cultural. Além disso, sou redatora em sites voltados para conteúdo nerd, Geek e cultura pop, sempre explorando o universo da cultura geek com entusiasmo. Sou apaixonada por jogos de Hack & Slash, com destaque especial para a série Devil May Cry, que alimenta minha paixão pelo gênero. Nas horas vagas, também me dedico à escrita, onde expresso minha criatividade e amor pela narrativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here