Conheça Estação Onze, série no estilo de The Last Of Us
The Last of Us está entre os jogos eletrônicos mais emocionantes e imersivos de todos os tempos, e a adaptação de Craig Mazin para a HBO certamente correspondeu a esse potencial. Embora The Last of Us tenha apresentado uma qualidade cinematográfica em seus primeiros episódios, também é um lembrete sombrio de um passado não tão distante. Um futuro invadido por uma pandemia, brutalidade policial, um estado autoritário, agitação social e famílias desfeitas parece particularmente sombrio. Aqueles que parecem gostar de programas emocionantes e assustadores sobre o futuro vão querer usar suas assinaturas da HBO e conferir a incrível minissérie recente Estação Onze (Station Eleven), também disponível via HBO Max.
Como The Last of Us, Estação Onze já tinha uma base de fãs com expectativas consideráveis antes de seu episódio de estreia. A minissérie inspira-se no romance pós-apocalíptico de Emily St. John Mandel, que tornou-se popular entre o público e crítica quando chegou às prateleiras em 2014. A série examina as consequências imediatas de uma pandemia de gripe que leva ao colapso de as infra-estruturas e a civilização do mundo; as ramificações iniciais estão interligadas com um enredo que ocorre duas décadas depois. Embora o enredo de Station Eleven possa parecer uma tentativa de examinar o COVID-19 e seus efeitos, a série estava realmente em produção antes de o mundo realmente fechar em março de 2020.
Tanto The Last of Us quanto Station Eleven podem se definir como obras de narrativa de “gênero difícil”. Embora ambos incorporem visões fantásticas e prevejam o que pode acontecer no futuro, ambos se passam em mundos realistas e atingem seus personagens em um nível íntimo. Se você está preparado para outra série inesquecivelmente fascinantes, Estação Onze é igualmente digno de compromisso.
‘Estação Onze’ também oferece uma narrativa paterna
A Estação Onze também começa com uma morte chocante. O paramédico Jeevan Chaudhary (Himesh Patel) está assistindo a uma produção de King Lear em Chicago quando o ator principal desmaia de forma chocante no palco. Sim, semelhante a morte de Sarah, há um realismo sombrio na morte desse ator por causas naturais. Além de estabelecer como os programas abordarão a profundidade, ambos permitem que os espectadores invistam em um personagem principal simpático. Jeevan tenta desesperadamente salvar a vida do homem antes que ele morra e acaba cuidando de uma jovem integrante do elenco chamada Kirsten (Matilda Lawler).
Ele não é pai e tem pouca experiência com crianças, mas Jeevan vê uma criança em perigo e mantém Kirsten segura em seu apartamento enquanto planeja o futuro. Ou seja, torna o futuro ainda mais poderoso quando vemos como uma Kirsten mais velha (Mackenzie Davis) mantém essa bondade.
Também é bastante notável que ambos os programas apresentem uma figura paterna inesperada que precisa ajustar sua perspectiva depois de cuidar de uma jovem. Nem Joel nem Jeevan esperavam ter alguém para cuidar além de si mesmos. Afinal, Joel ainda está de luto duas décadas depois e Jeevan tem que se ajustar repentinamente a um papel de mentor, escondendo-se com seu irmão Frank (Nabhaan Rizwan). Semelhante ao relacionamento de Joel com seu irmão Tommy (Gabriel Luna), a dinâmica entre irmãos Jeevan e Frank adiciona um pouco de contexto e cria algumas brincadeiras leves. Tanto Tommy quanto Frank são otimistas por natureza, o que é contrastado pelas atitudes mais amargas de Joel e Jeevans.
‘Estação Onze’ oferece uma nova realidade interessante
Ambos os programas são incrivelmente criativos na forma como estabelecem a cultura social que surge como resultado da pandemia. Estação Onze encontra um nicho próprio ao desvendar a companhia de atuação conhecida como “Travelling Symphony”. Inspirada por sua experiência no palco e sua própria obsessão por uma história em quadrinhos em particular, Kirsten encontra um lugar e uma nova família na Traveling Symphony e canaliza suas ansiedades para criar uma obra de arte que resistirá ao teste do tempo. Nenhum dos programas está tentando capturar a aparência do mundo inteiro; eles examinam o macro através do micro.
É interessante ver como The Last of Us redefine nossa compreensão dos acontecimentos, já que neste mundo Barack Obama nunca foi eleito presidente. Da mesma forma, a Estação Onze interrompe a linha do tempo em 2020 e, portanto, a cultura existente evolui quando Kirsten se torna adulta. Embora existam certas obras de arte que resistem ao teste do tempo, como Shakespeare é destaque, também houve uma lacuna suficiente para que novas tradições, peças de arte e ícones culturais tenham surgido; devido à agitação social, nenhum desses novos costumes se espalhou.
Conheça o livro
Autoria: Emily St. John Mandel
Editora Intríseca
Data de publicação: 9 de junho de 2015
Idioma: Português
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