10 mundos virtuais nos animes e mangás

Desde os populares mundos isekai do MMORPG em Sword Art Online até paisagens urbanas futurísticas como Ghost in a Shell, muitos cenários virtuais atraem os fãs.

.Hack

10 mundos virtuais nos animes e mangás

A realidade virtual é um tópico bastante explorado nos animes de ficção científica, e ao longo dos anos, sua popularidade só aumentou. Muitos dos ambientes e mundos virtuais apresentados tornaram-se quase tão icônicos quanto as próprias séries, sendo frequentemente admirados pelos fãs devido à sua inventividade e profundidade.

Os mais impressionantes mundos virtuais nos animes definem o tom da narrativa e dão vida à história por meio de cenários minuciosamente elaborados e civilizações únicas. Eles assumem diversas formas, desde os populares mundos de MMORPG isekai, como vistos em Sword Art Online e Bofurito, até paisagens urbanas futuristas onde o mundo virtual se mescla com a realidade, como no universo de Ghost in the Shell. Esses ambientes virtuais imersivos capturam totalmente a imaginação do público e permanecem na memória muito tempo após o término da série, tornando-os alguns dos mais memoráveis de todos os tempos.

The World (.Hack)

.Hack

A franquia .Hack é uma série clássica de anime de realidade virtual que precedeu a atual mania dos isekai. Dentro deste universo, encontra-se um dos mundos virtuais de anime mais icônicos, conhecido simplesmente pelos jogadores como “The World”. Assim como muitas das novas realidades virtuais, The World é modelado a partir dos clássicos mundos de fantasia dos MMORPGs, incorporando todos os detalhes e mecânicas usuais.

Dentro de The World, os jogadores podem fazer login, interagir com outros jogadores, embarcar em missões, trabalhar e coletar itens especiais, replicando assim as experiências dos RPGs da vida real. No entanto, apesar de aparentar ser apenas mais um jogo de realidade virtual, The World é um local notavelmente enigmático, com uma profundidade que quase o faz assemelhar-se à própria vida real.

Elder Tale (Log Horizon)

Log Horizon


Seguindo a popular tendência isekai, Log Horizon é uma série de anime de realidade virtual ambientada no MMORPG fictício chamado Elder Tale. A narrativa acompanha um grupo de jogadores que, subitamente e sem qualquer explicação, são transportados para o mundo dentro do jogo.

À primeira vista, Elder Tale pode parecer um mundo isekai bastante convencional. No entanto, o que realmente distingue este ambiente virtual são os detalhes meticulosos que o fazem assemelhar-se a um autêntico jogo de RPG. Desde suas táticas de batalha singulares até a extensão impressionante do mapa e a notável dose de estratégia envolvida, Elder Tale proporciona ao público a experiência completa de um jogo de RPG.

The Wired (Serial Experiments Lain)

Serial Experiments Lain


The Wired é uma rede de informação avançada no querido e cultuado clássico Serial Experiments Lain. Neste universo, os usuários têm a capacidade de se conectar, realizar conversas, jogar e muito mais. Alguns deles podem até explorar o aspecto de realidade virtual da plataforma, projetando-se no The Wired com o auxílio de tecnologias de ponta.

Em contraste com os mundos virtuais convencionais retratados nos animes e mangás, The Wired é notavelmente mais abstrato. Os usuários frequentemente se deparam com um vazio escuro ou imagens surreais que têm pouca conexão com a realidade. Devido à natureza peculiar do The Wired, ele se destaca como uma das realidades virtuais mais perigosas, porém também uma das mais inovadoras em termos de criatividade.

New World Online (Bofuri: I Don’t Want To Get Hurt, So I’ll Max Out My Defense)

Bofuri I Don't Want To Get Hurt, So I'll Max Out My Defense

Esta é uma série isekai de 2020 que acompanha as aventuras de uma jogadora chamada Maple enquanto ela navega pelo reino mágico de Novo Mundo Online. Embora esse mundo virtual siga o padrão típico do gênero, muitos fãs o consideram uma das melhores representações de um MMORPG na animação japonesa.

Isso se deve ao esforço e cuidado investidos para fazer com que o Novo Mundo Online se assemelhasse o mais possível aos jogos do mundo real. Com um ambiente minuciosamente elaborado, mecânicas de jogo bem concebidas e uma variedade de missões e atividades secundárias disponíveis, o Novo Mundo Online proporciona a sensação de um autêntico RPG, com toda a diversão que se espera dele.

New World (Overlord)

Overlord

Overlord tem como cenário o mundo de um MMORPG popular chamado Yggdrasil. Após o encerramento do jogo, o mundo de Yggdrasil passa por uma transformação repentina, dando origem a uma nova realidade denominada Novo Mundo. Aqui, o protagonista Ainz Ooal Gown ascende ao status de um ser onipotente, com controle absoluto sobre o destino do recém-formado reino.

O Novo Mundo é uma réplica exata do mundo de Yggdrasil, abrangendo mapas, hierarquias de poder e NPCs. Sendo o único jogador conhecido nesse novo mundo, Ainz governa com supremacia, empregando seu conhecimento do jogo e seu elevado nível para liderar os NPCs. Essa reviravolta não convencional revela-se uma adição cativante, solidificando o Novo Mundo de Overlord como um dos mundos virtuais mais célebres na atualidade do anime.

Noah’s Virtual World (Yu-Gi-Oh!)

Yu-Gi-Oh!


Na série original de Yu-Gi-Oh!, um arco especial na terceira temporada gira em torno de um mundo virtual criado por Gozaburo Kaiba. Neste ambiente, reside um enigmático jovem chamado Noah, que aparentemente detém controle absoluto sobre esse reino virtual. Neste enredo, Yugi e seus amigos ficam aprisionados no mundo virtual e à mercê de Noah.

Embora esse arco de história, exclusivo da versão animada, não seja considerado canônico na série, ele é apreciado pelos fãs. No mundo virtual de Noah, são introduzidas novas mecânicas de jogo que acrescentam uma camada interessante aos duelos. Além disso, muitos personagens que normalmente não são duelistas têm a oportunidade de demonstrar suas habilidades, incluindo Téa Gardner e Tristan Taylor.

Cyberspace (Ghost In The Shell)

Ghost In The Shell


Dentro da franquia Ghost in the Shell, a cibernética e a tecnologia são elementos integrados à vida diária. Nessa paisagem futurista, o mundo natural e o virtual se amalgamam, à medida que os seres humanos podem aprimorar-se com implantes cibernéticos e até mesmo fundir suas existências com a Internet.

O ciberespaço apresentado em Ghost in the Shell é uma interpretação notavelmente singular da realidade virtual no mundo dos animes. Enquanto a maioria dos mundos virtuais parece concretos, o ciberespaço retratado nesta série se assemelha mais ao interior de um computador, com vórtices de números e dados preenchendo a maior parte desse domínio.

The Digital World (Digimon)

Digimon


O Mundo Digital, também conhecido simplesmente como Digi-World, é a realidade virtual de fantasia apresentada na franquia Digimon. Embora este mundo seja normalmente separado da humanidade, os “Escolhidos”, também conhecidos como “DigiDestined”, recebem o poder de viajar entre os mundos com a ajuda de seus Digivices.

O Mundo Digital é o habitat das criaturas conhecidas como Digimon, que variam em tamanho e nível de poder. Cada DigiDestined recebe seu próprio Digimon, um parceiro e amigo para auxiliá-los em sua jornada por essa terra. Para os fãs de animes clássicos, este mundo virtual tradicional é uma adição divertida e nostálgica ao subgênero. Combinando elementos de coleção de monstros e isekai, a franquia é uma das mais únicas e memoráveis no cenário das séries de realidade virtual.


Aincrad (Sword Art Online)

Aincrad (Sword Art Online)

Sword Art Online é um dos exemplos mais emblemáticos do gênero anime de realidade virtual. Esta série isekai icônica desempenhou um papel fundamental na popularização desse subgênero e introduziu um dos mundos virtuais mais distintos do anime contemporâneo. Aincrad é o primeiro ambiente apresentado na série SAO e inaugura o VRMMORPG com sua competição inaugural.

Aincrad é um reino virtual singular, assemelhando-se a um imenso castelo flutuante construído com ferro e pedra. Essa estrutura abriga vários andares, e os jogadores devem progredir na hierarquia do jogo à medida que ascendem até o topo. Aincrad se destaca como um dos ambientes virtuais mais extraordinários na história do anime e sua popularidade ajudou a impulsionar a tendência da realidade virtual.

U (Belle)

Belle

No aclamado filme de anime “Belle”, uma plataforma de mídia social de realidade virtual chamada U conquistou o mundo. Dentro desse mundo virtual, os usuários têm a capacidade de criar avatares que representam seu eu ideal, moldando-os à sua vontade.

Com esses avatares, os usuários podem viver vidas completamente novas, adotando pseudônimos de sua escolha. Ninguém se torna uma celebridade virtual da noite para o dia, mas à medida que os usuários se tornam viralmente populares, o mundo se encanta com sua beleza e talento. Com mais de 5 bilhões de usuários em todo o mundo, a plataforma U tornou-se uma parte integral de todas as culturas e sociedades, e sua influência se estende até mesmo para o mundo real.

Obrigada por ler até aqui! Você sabia que o portal Meta Galáxia possui muitas resenhas e análises? Se procura por mais animes legais, você também poderá conferir em nosso portal: Resenha de Bureau of Paranormal InvestigationResenha da 1ª temporada de Black Summoner (2022)Resenha de Trigun Stampede (2023) e Resenha da 1ª temporada de Chainsaw Man: Compensou acompanhar?? Nós também temos as resenhas da 1ª temporada de Tokyo Revengers e da 2ª Temporada de Tokyo Revengers (2023). Além disso, você também podem ler a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises.

Austra Caroline
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here