Sim, não costumam ser feitas análises semanais de Jujutsu aqui no site, porém, trata-se de uma ocasião especial. Triste para alguns, feliz para outros, mas a luta mais esperada de Jujutsu (e talvez dos mangás este ano) chegou ao final. Declarado vencedor na semana passada, Satoru Gojo apareceu cortado ao meio em Jujutsu Kaisen 236. Há várias questões a se abordar sobre o resultado da luta e para isso resolvi trazer este post. Eai, será que foi justo a vitória de Sukuna?
Confira todo conteúdo de Jujutsu Kaisen do site aqui.
Sim, não tem incoerência!
Como você pode ver no esquema acima, da galera que faz a scan do manga, tudo que Sukuna fez foi materializar o corte diretamente no Gojo, atravessando assim seu Mugen. Lógica? Completamente! Criativo? Nem tanto. Particularmente, achei a explicação muito simples, é tão obvio que chega a ser bizarro que Gojo tivesse uma fraqueza dessas e não tivesse uma única alternativa para lidar com isso. Será que o feiticeiro mais forte do mundo era tão confiante assim em seu Mugen?
Pois bem, Gojo foi cortado ao meio, naturalmente está de olhos abertos, mas o vimos no céu no início do capítulo, dando a entender diretamente que ele já está morto e não morrendo, o que poderia guardar uma leve esperança de ressurreição ou de alguma tecnica secreta dele que poderia salvá-lo da morte neste momento. De qualquer forma, ainda que o golpe fatal não seja lá um momento inspirado da obra, definitivamente, não é ilógico. A morte de Gojou então não tem problemas? Bem longe disso.
Mal cheguei e já tô saindo fora
Talvez a grande questão que se iniciou com a prometida luta entre Sukuna e Gojo foi uma possível interrupção dela. Muitos não acreditavam que haveria um vencedor. Simplesmente porque Sukuna é o vilão da obra, se ele fosse morto por Gojo, quem restaria para enfrentar Satoru? Pois bem, o mesmo problema acontece quando invertemos a situação. Quem restará para enfrentar Sukuna agora?
Além disso, temos que analisar um dos grandes problemas dessa morte. Gojo acabou de voltar de sua prisão, ele foi salado e lá permaneceu por muitos capítulos. Quando retornou, durou uma luta e morreu. Além de ser um desperdício de personagem, soa preguiçoso o autor mantê-lo preso quando era conveniente e logo em seguida matá-lo. A impressão que passa, é que ele não sabia o que fazer com o personagem em qualquer que seja seu plano para o final da obra e decidiu se livrar dele.
Caiu de paraquedas na análise de Jujutsu Kaisen 236, mas não acompanha a obra ainda? O anime está disponível na Crunchyroll!
Ordem dos acontecimentos
Jujutsu Kaizen 236 inicia de um ponto de vista bem esquisito. Mostrar Gojo já morto, sem mostrar sua morte, após o capítulo anterior terminar com uma suposta vitória dele foi bem esquisita. Eu entendi que o autor quis aliviar o impacto e criar uma reviravolta, mas definitivamente não foi bem feita. Antes de tudo que matar o grande personagem da obra em off é um erro até amador. Como você simplesmente mostra o personagem já morto sem mostrar o golpe final? Teria sido uma reviravolta muito maior encerrar o capítulo anterior com este gancho do corte de Sukuna.
Da forma como foi feito, além de um grande erro de escrita, não houve o impacto e ficou uma sensação de estranheza. Surpreender o leitor não é uma coisa fácil e alterar a ordem em que mostra os acontecimentos não é tão simples assim. Há uma construção necessária para causar impacto e não só mostrar as coisas acontecendo. Se fosse uma ciência tão fácil, todo autor era bem sucedido em surpreender seu público.
Foi certo matar Gojo em Jujutsu Kaisen 236?
A morte de Gojo, acabou sendo uma reviravolta brusca, mal construida e sem o impacto que o personagem merecia. Repito, tudo teria sido resolvido com o corte sendo mostrado ao final do capítulo anterior. Com isso, o que vemos no início deste, com Gojo aceitando sua morte e conversando sobre sua relação com Sukuna, seria outra experiência de leitura. Ainda teria o problema de trazer o personagem de volta somente para matá-lo logo em seguida, mas seria um defeito bem menor.
Agora, quando somamos este problema com a construção, vemos um anticlímax tenebroso para a luta, para a obra e para o personagem como um todo. O saldo ficou extremaente negativo e pode acabar se tratando de uma mancha bem difícil de limpar para Jujutsu Kaisen. Claro, Satoru deixou aberta a possibilidade de ser só sua imaginação no céu, mas acredito que ele está morto de verdade. Porém, mesmo que viva ou seja revivido de alguma forma, a construção de sua morte seguirá problemática.
Uma pena, Jujutsu não merecia um erro desse tamanho por parte de seu autor!
Saturo gojo bucha
Sabucha Gojo
Eu espero que ele não tenha morrido.
Nós também!
faz o L
Com muito orgulho!
SUPERA BANDO DE FÃ BOYS
Ele vai voltar o autor nao vai deixar assim
Uma droga esse final dessa luta com uma desculpa muito esfarrapada, satoru lutou com tudo em uma luta três contra um e venceu aí do nada por uma mágica suja apareceu como vencedor.
Não aceitei a morte do Gojo,mais ele foi fraco em achar que o sukuna não o derrotariaᕙ(⇀‸↼‶)ᕗ