Qual foi a primeira adaptação de game para anime?

Em julho de 1986, dois filmes de anime baseados nos jogos de videogames Super Mario e Star Soldier foram lançados. No entanto, seus legados não poderiam ser mais distintos.

Super Mario Brothers
(Reprodução: Super Mario Brothers)

Qual foi a primeira adaptação de game para anime?

Atualmente, séries e filmes de animes baseados em jogos eletrônicos são comuns. Alguns entre os exemplos mais recentes e famosos são Cyberpunk: Edgerunners, Castlevania e Arcane – todas na Netflix atualmente. Além disso, franquias como Pokémon e Final Fantasy construíram uma forte base de fãs em várias mídias e tendo até itens colecionáveis. Qual fã de Pokémon não tem (ou teve) um Pikachu de pelúcia? Contudo, qual exatamente foi a primeira adaptação de game para anime?

A parte interessante? Os dois primeiros filmes de anime baseados em jogos eletrônicos tiveram seu lançamento no mesmo dia: 20 de julho de 1986. Super Mario Brothers: Great Mission to Rescue Princess Peach nitidamente se baseia no recém-lançado e já crescendo em popularidade Super Mario Bros lançado pela Nintendo. Já Running Boy: Star Soldier no Himitsu se baseia em Star Soldier, um jogo de tiro em primeira pessoa. Contudo, essas duas franquias tiveram um destino distintos. Nem todo final é feliz!

A popularidade contínua de Super Mario Brothers

Super Mario Brothers
(Reprodução: Super Mario Brothers)

Super Mario Brothers: Great Mission to Rescue Princess Peach começa com Mario jogando em seu NES. Contudo, a princesa Peach salta da tela da TV, chorando por ajuda. O vilão King Koopa segue atrás dela, capturando-a e levando-a com ele de volta para a TV. Embora Mario não consiga salvá-la naquele momento, ele e Luigi a seguem no console de jogos para o Reino do Cogumelo para salvá-la do Rei Koopa.

O filme não foi um sucesso de crítica. Disseram que era um enredo nada original de donzela em perigo e uma quantidade desagradável de colocação de produtos. No entanto, foi um sucesso moderado nas bilheterias, estimulando ainda mais a crescente popularidade do jogo. Uma curiosidade: O filme sequer é citado na Rotten Tomatoes e possui poucas avaliações pela IMDb. Outra observação que muitos consideram este foi o primeiro exemplo de anime isekai onde o protagonista entra no mundo de um videogame. (Caso queira ler mais sobre animes isekai, confira: As principais diferenças entre fantasia e os animes Isekai explicadas)

Hoje, Super Mario Bros é considerado uma das maiores franquias de jogos eletrônicos de todos os tempos, tendo vendido mais de 50 milhões de unidades. Ou seja, está longe de ser um exagero dizer que Mario se tornou uma das marcas de mídia de maior sucesso, sendo a franquia de jogos mais vendida e que gerou séries animadas, um filme de ação ao vivo (foi um fracasso) e uma ampla variedade de mercadorias. Outra adaptação animada dos jogos, The Super Mario Bros Movie, tem previsão de lançamento para 30 de março de 2023.

Running Boy: Star Soldier no Himitsu ficou na escuridão

Running Boy: Star Soldier no Himitsu
(Reprodução: Running Boy: Star Soldier no Himitsu)

Running Boy: Star Soldier no Himitsu retrata a história de Genta, um jovem que sonha em se tornar um desenvolvedor de videogames e jogos eletrônicos. Ele tem a chance de conhecer seu designer de jogos favorito e, juntos, eles desenvolvem o novo jogo Star Soldier. Entretanto, o seu rival rouba a ideia do jogo e o publica ele mesmo. Dessa forma, Genta decide o desafiar para uma batalha na versão VR de Star Soldier. O problema? O filme fracassou nos cinemas.

O jogo Star Soldier original teve seu lançamento apenas um mês antes e, portanto, não conseguiu criar qualquer impulso quando o filme chegou aos cinemas. Além disso, a justificativa era a tentativa de o filme fazer o sucesso do jogo. Star Soldier não conseguiu atrair um interesse significativo entre o público ocidental. Amplamente, consideraram a franquia amplamente medíocre na época e consequentemente acabou, com seu último lançamento em 2014.

O que você achou de saber sobre essas duas adaptações? Contudo, infelizmente parece que nenhum dos dois animes parece ter vindo ao Ocidente de forma oficial.

Fonte: CBR

Caroline Ishida Date
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here