Alice: Asylum não será uma realidade, anuncia American McGee

Alice: Madness Returns

Aguardada sequência de Alice: Madness Returns não sairá do papel

American McGee anunciou que Alice: Asylum não será uma realidade. O desenvolvedor, conhecido pelos jogos da franquia Alice, que retratam uma versão deturpada da história infantil situada no País das Maravilhas, anunciou que uma sequência para Madness Returns não se tornará realidade.

Há algum tempo, McGee havia finalizado uma gigantesca bíblia da planejada sequência, que detalhava arte conceitual, narrativa e elementos-chave do game design. Depois disso, o desenvolvedor voltou a conversar com a EA, a detentora dos direitos da franquia Alice, com o objetivo de tornar a proposta do jogo uma realidade. Dessa forma, a ideia de McGee era convencer a EA a financiar o jogo ou ao menos a vender os direitos de publicação da propriedade intelectual.

Contudo, a EA se recusou a fazer os dois. Segundo um post publicado por McGee no Patreon, a EA se recusou a financiar o jogo devido a uma “análise interna da propriedade intelectual, condições de mercado e detalhes da proposta de produção”. Quanto a vender os direitos de produção, a empresa disse, segundo McGee, que “‘Alice’ é uma parte importante do repertório de jogos da EA, e vender ou licenciar [a franquia] não é algo que estamos preparados para fazer agora”.

Alice, uma franquia longeva que chega a um fim inesperado

American McGee dirigiu American McGee’s Alice, publicado em 2000, e Alice: Madness Returns, de 2011. Ambos os jogos conquistaram uma legião de seguidores que há muito ansiava por um terceiro jogo. Além disso, o desenvolvedor tentava tornar Alice: Asylum uma realidade há anos. Para tanto, ele até mesmo criou Patreon para buscar apoio e chamar a atenção da EA para o potencial de uma nova visita ao sombrio País das Maravilhas. Contudo, McGee sempre deixava claro que a decisão de dar um sinal verde para Alice: Asylum ficaria completamente por conta da empresa.

Atualmente, considerando a última palavra da EA, o desenvolvedor reconheceu que sua equipe “exauriu” todas as possibilidades para a produção de um novo jogo. Assim, os esforços para tanto cessariam. McGee informou que pretende fechar a página do Patreon, mas que o conteúdo será preservado. Ademais, o desenvolvedor afirmou que não pretende mais empreender nenhum esforço para desenvolver o terceiro jogo de Alice. Segundo ele, esse será o seu adeus para a série: “eu também cheguei a um fim com ‘Alice’ e produção de jogos em geral. Não tenho outras ideias ou energia para buscar o desenvolvimento de um novo ‘Alice'”.

A tragédia de Alice

Assim, o caso todo se afigura como bastante trágico. No mesmo post, McGee expôs o seguinte: “não tenho interesse em perseguir novas ideias no contexto atual do ambiente de desenvolvimento de jogos. Se alguém conseguir convencer a EA a desenvolver ‘Asylum‘, gostaria de deixar claro que, daqui em diante, não tenho o desejo de me envolver em qualquer desenvolvimento relacionado à ‘Alice'”. Ao finalizar o post no Patreon, McGee agradeceu os fãs por todos os anos de suporte. “Sabíamos quando entramos nessa aventura que o fracasso era uma possibilidade. Mas queríamos acreditar em coisas impossíveis e nos divertimos com isso até o momento em que a realidade adentrou no nosso País das Maravilhas”.

André Lários
Graduando em Letras, assiste séries e joga vídeo-game nas horas vagas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here