As melhores mães dos Video Games
Em homenagem ao Dia das Mães, preparamos uma lista especial com as melhores mães dos videogames que fizeram história. A lista não está em ordem de pior para melhor, serve apenas para organizar as personagens. Entre as mães, estão:
- Jade (Beyond Good & Evil), que cuida de órfãos e arrisca sua vida para protegê-los;
- “A Mãe” (Animal Crossing), que sempre cuida do filho, mesmo estando longe;
- Toriel (Undertale), a “Mãe Cabra”, que cozinha e protege o personagem;
- Samantha (Street Fighter), mãe de Blanka, que abraça o filho mutante no final do jogo;
- Yennefer of Vengerberg (The Witcher 3: Wild Hunt), que é a figura materna de Ciri, ajudando-a em seus desafios;
- Freya (God of War), que lança um feitiço de invulnerabilidade em seu filho e se sacrifica por ele;
- Joyce (Life is Strange), mãe solteira que se esforça para cuidar de sua filha Chloe e de Max, e
- Clementine (The Walking Dead), que toma a responsabilidade de criar A.J. durante o apocalipse zumbi.
- Atenção: Existem spoilers abaixo, se você pretende jogar algum desses jogos, cuidado!
- Confira também: As melhores personagens femininas dos games e As mães mais famosas das Séries
Jade (Beyond Good & Evil)
Para começar nossa lista das melhores mães dos videogames, temos Jade. Após a invasão alienígena deixar muitos órfãos, ela pega para si a responsabilidade de cuidar dessas crianças. Fazendo diversos trabalhos como fotógrafa freelance, Jade faz de tudo para conseguir pagar as contas e manter todos bem alimentados e cuidados. Apesar de não ser mãe biológica, arrisca todos os dias sua vida para proteger as crianças.
“A Mãe” (Animal Crossing)
“A Mãe”, uma das poucas NPCs humanas de Animal Crossing. Apesar de não estar presente a todo o momento com o seu filho durante as viagens, ela está sempre enviando cartas, presentes e outros, sendo a representação do amor de mãe, sempre cuidando de seu filho, ainda que muito distante.
Toriel (Undertale)
Undertale é um jogo incrível, muito por conta de seus personagens. Entre eles, Toriel, a “Mãe Cabra”. Toriel está sempre cozinhando uns biscoitos, tortas e doces, além de obviamente salvar a vida do nosso personagem no início do jogo. Ela está constantemente preocupada com nós e até tenta nos impedir de fazer missões que não estejamos preparados.
Samantha – Mãe do Blanka (Street Fighter)
A mãe do nosso querido Blanka. Quem zerou o jogo usando ele, em uma rápida cena no final do jogo, podemos ver uma cinematic de seu reencontro com sua mãe. Um resumo da história, após o acidente de avião que gerou suas mutações, também separou Blanka de sua mãe. Pela primeira vez vendo seu filho daquele jeito, Samantha nem hesita e já vai correndo em direção ao Blanka para abraçá-lo.
Yennefer of Vengerberg (The Witcher 3: Wild Hunt)
Independente de sua escolha para o par romântico de Geralt em The Witcher 3, Yennefer é sem dúvidas a figura materna de Ciri. Junto do nosso Bruxão, ela anda por todo mundo para encontrar Ciri, além de treiná-la nas artes mágicas e ajudá-la a entender e controlar os seus poderes melhor.
Freya (God of War)
Freya, a Deusa Vanir da mitologia Nórdica, também é uma das NPCs mais importantes do último jogo de God Of War. Ex-esposa de Odin, Baldur é um dos filhos de seu relacionamento com o pai dos deuses. Ao saber da profecia que poderia matar seu filho, Freya, lança um feitiço de invulnerabilidade em Baldur, o que o impede de sentir qualquer coisa. A falta de sensações enfurece Baldur e ele odeia sua mãe por isso.
Apesar de tudo dar errado para a maternidade de Freya, vemos o amor que ela tem pelo seu filho, o que até a levou a se sacrificar por ele, se não fosse a intervenção de Kratos e Atreus.
Joyce (Life is Strange)
Assim como a maioria dos fãs de Life Is Strange, eu adoro a Chloe e todo o desenvolvimento de sua relação com a Max durante o primeiro jogo da série. Dito isso, a coitada da Joyce não merece tanto desgosto e raiva que a sua filha faz ela passar. Mãe solteira, faz o que pode e o que não pode para colocar comida na mesa de sua filha. Ela é sempre muito paciente com os dramas e traumas de sua filha, amorosa e sempre cuida não só da Chloe, mas também de Max.
As lutas de Joyce também são as lutas de muitas mães solteiras, talvez por isso sua história possa ser a mais relacionável nessa lista, uma mulher trabalhadora que faz de tudo para a felicidade e bem estar da sua filha, o que prova que ela com certeza é uma das melhores mães dos videogames.
Clementine (The Walking Dead)
Não são todos os jogos que conseguem realmente acompanhar com profundidade o amadurecimento de um protagonista. Na série da Telltale, The Walking Dead, faz isso com maestria. Encontramos Clementine pela primeira vez como uma pequena garota assustada e seguimos a sua jornada.
No segundo jogo ela adota A.J após a morte de sua mãe. Assim, durante o apocalipse zumbi, Clementine ainda adolescente toma a responsabilidade de proteger e criar um filho. Durante os próximos jogos vemos sacrifícios de alguém que teve que amadurecer muito cedo e, sem dúvidas, seu amor por A.J.
Naru (Ori and the Blind Forest)
Um jogo emocionante, Ori and The Blind Forest, acompanhamos a história de duas curiosas criaturas. Depois de encontrá-lo após uma grande tempestade no começo do jogo, Naru, decide cuidar de Ori como seu próprio filho, lhe dando comida, abrigo e o protegendo dos perigos. A maior prova de amor de Naru, foi seu próprio sacrifício. Com o contínuo desaparecimento da floresta e escassez de comida, Naru dá sua última comida a Ori e morre logo em seguida. Um ato de amor de mãe incondicional a Ori.
Claire Redfield (Resident Evil 2)
Claire é simplesmente “Badass”. Durona, habilidosa e corajosa, conseguimos acompanhar seu “lado de mãe” ao cuidar, em meio aos zumbis, da garota Sherry. Imediatamente após encontrá-la, mesmo em sua missão de encontrar seu irmão e tentando salvar Raccoon City, sempre prioriza a segurança e bem estar da jovem. Além de tudo isso, também se esforça para encontrar uma cura para Sherry que posteriormente revela estar infectada.
Sonya Blade (Mortal Kombat)
Para encerrar nossa lista das melhores mães dos videogames temos Sonya Blade. Ela é a personagem feminina mais antiga da franquia Mortal Kombat e nos últimos anos tem ganhado mais profundidade. Desde que passou pela reestilização do Mortal Kombat X, Sonya foi mais humanizada e menos sexualizada, isso rendeu até uma filha no jogo, Cassie Cage.
Com isso, acompanhamos a sua relação com sua filha nas últimas campanhas do jogo. Apesar de não ser a mais carinhosa das mães, Sonya fica orgulhosa das conquistas militares de Cassie e principalmente, com seu sacrifício no último jogo da campanha para salvá-la, ela demonstra toda sua dedicação com sua filha.