O que é dark fantasy? Venha saber sobre o gênero de Berserk, Vampyr e Dark Souls!

vampyr

O que é dark fantasy? Venha saber sobre o gênero de Berserk, Vampyr e Dark Souls!

Hoje, decidimos trazer um gênero que é muito querido pela equipe do Meta Galáxia e pelo público gamer e otaku: é o gênero Dark Fantasy, que traz uma maior intensidade nas obras de fantasia. Ok, mas o que é Dark Fantasy exatamente? Quais as suas principais obras? Saiba tudo aqui!

O que é dark fantasy?

vampyr

Dark Fantasy (em português brasileiro, fantasia sombria) são histórias em universos de fantasia. Bom, esse detalhe não é novidade, mas fantasias sombrias tem características específicas. Em primeiro lugar, você verá que muitas utilizam da Era Medieval da Europa como inspiração. Contudo, o seu foco mesmo é a decadência e o horror. Literalmente, pode ser aquela obra trevosa que você está pensando.


Dessa forma, Dark Fantasy possui ambientes muito mais sombrios, provavelmente com uma civilização em decadência tentando sobreviver em um mundo brutal. Outro detalhe é que até poderá ter criaturas bonitas como fadas e guardiões. Por exemplo, aqueles espíritos guardiões do Nioh são lindíssimos. Entretanto, é mais raro de vermos em uma fantasia sombria e geralmente são só para colaborar com a aventura do herói. Afinal, o comum é lidarmos com vampiros e demônios. E além disso tudo já citado, as obras de fantasia sombria amam entregar a sensação de constante sufoco e tristeza.

Exemplos de obras de fantasia sombria

O que é dark fantasy?

Certamente, é muito mais fácil compreender o que é um determinado gênero quando se tem exemplos, não é mesmo? Um grande exemplo no mundo dos animes e mangás: Berserk, pois há um clima pesado de um mundo amaldiçoado.

Falando-se especificamente no mundo dos jogos, há o jogo The Age of Decadence. Aqui, você não pode confiar em ninguém e deve pensar só em si mesmo – sim, bem egoísta mesmo. Uma franquia famosa de Dark Fantasy é a Dark Souls, que também originou o subgênero soulslike. Um outro exemplo é Dragon’s Dogma, que posteriormente rendeu uma minissérie em anime e dois mangás. Também há o anteriormente citado soulslike Nioh, que é uma fantasia sombria lindíssima que aproveita também elementos medievais da Europa e do Japão. Para quem prefere algo fora do medieval, poderá optar por Vampyr e Castlevania: Lords of Shadow. Só no mundo dos jogos, são muitas opções!

Outra fantasia sombria é a saga de livros The Witcher, criada por Andrzej Sapkowski e que inspirou os jogos e a adaptação para a Netflix. Válido ressaltar: há muitos momentos bonitos e coloridos em The Witcher, contudo é algo que pode perfeitamente existir na fantasia sombria. O que o define como fantasia sombria é todo o sufoco em que os bruxos (e qualquer outra pessoa) vivem: Geralt sempre está matando monstros esquisitos e que só surgiram após uma conjunção de esferas. Ou seja, um fenômeno astronômico que fez uma bagunça louquíssima no universo. O planeta que Geralt vive não deveria nem ter humanos, pois era um planeta élfico.

E há muitas outras obras de dark fantasy ainda para comentar!

O que é dark fantasy

Jogos que são grandes exemplos de Dark Fantasy são: a franquia Diablo, Hollow Knight, Sekiro: Shadows Die Twice, Demonicon, Salt and Sanctuary, Hellblade: Senua’s Sacrifice, Blackthorne e Bound by Flame.

E é difícil saber ao certo como o gênero Dark Fantasy nasceu. Muitos autores dão os créditos a autora Gertrude Barrows Bennett (1884-1948), que escrevia sob o pseudônimo Francis Stevens. Embora ela realmente tenha escrito muitos romances e contos interessantes na fantasia sombria, o conto Máscara da Morte Rubra, por Edgar Allan Poe em 1842, é creditado por ter iniciado a fantasia sombria.

E essa discussão para por aqui? Não. Frankenstein, famoso romance por Mary Shelley, foi publicado em 1818, e muitos reconhecem como um dos primeiros romances góticos e a primeira ficção científica. Os últimos séculos foram repletos de obras de Dark Fantasy (ou fantasia sombria), isso é um fato! Temos bastante coisa no mundo da literatura, animes e mangás, jogos eletrônicos e cinema. Filmes de animação famosos e que são da fantasia sombria: O Estranho mundo de Jack e A Noiva Cadáver, famosas obras de Tim Burton.

Essas são as principais obras de Dark Fantasy. Certamente, existem muito mais obras do gênero por aí, e apenas esperando pela gente para apreciá-las! E eu gosto muito de Dark Fantasy, então era perigoso eu me extender demais. Conte para gente: você também é fã Dark Fantasy? Lembra-se de mais obras? Além disso, se você ainda não conhecia muito bem, conseguiu compreender o que é o gênero? Pode perguntar se ficou qualquer dúvida!

Gostaria de saber mais sobre o mundo dos jogos? Confira também em nosso portal: O que é metroidvania?

E confira também: 10 clássicos esquecidos do Nintendo 64 e O que é Roguelike e Roguelite?

Goiana. Arqueóloga, focada em Educação Patrimonial. Redatora. Escritora. Apaixonada pela Cultura Brasileira e pela Cultura Geek. Cosplayer nas horas vagas gótica e gamer. Aqui no Meta Galáxia, colaboro com matérias sobre o universo geek: notícias, entrevistas com cosplayers, listas de filmes e animes, análises de animes e jogos, curiosidades e muito mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here