O que é Soulslike? Quais são suas principais características?

Dark Souls - o que é souslike

O que é Soulslike? Quais são suas principais características?

Afinal de contas, o que é Soulslike? Essa é uma grande dúvida que está surgindo entre muitas pessoas, após tantas produções de jogos eletrônicos utilizando o termo. Nós mesmos já trouxemos análises de jogos do gênero, como por exemplo de Elden Ring e a Game Review de Souldiers. Isso fora o recente lançamento de Wo Long: Fallen Dynasty, que também segue o mesmo gênero. Ou seja, podemos ver a comunidade gamer está usando a expressão mais vezes! Realmente, souslike é um termo novo, mas não é nada difícil de se compreender!

O que é um jogo souslike?

Nioh, o RPG eletrônico desenvolvido pela Team Ninja e publicado pela Koei Tecmo, que possui características souslike!
Nioh, o RPG eletrônico desenvolvido pela Team Ninja e publicado pela Koei Tecmo, que possui características souslike!

Um jogo soulslike é aquele que incorpora características da franquia de jogos Demon’s Souls e Dark Souls, produzidos pelo estúdio japonês FromSoftware. Por exemplo, posso citar aqui o jogo Elden Ring: apesar de não ser um “souls”, Elden Ring foi criado pelo mesmo estúdio e carrega exatamente a mesma essência de jogos Demon’s Souls e Dark Souls. Outro exemplo é Nioh (2017), RPG de ação mas desenvolvido pela Team Ninja e publicado pela Koei Tecmo.

Ou seja, mais especificamente, o termo Soulslike realmente nasceu com Demon’s Souls (2009)! Entretanto, o termo ainda levou um tempo para se popularizar entre os jogos eletrônicos e o público gamer! Agora, está se tornando um subgênero dos jogos eletrônicos de RPG. E assim como os outros gêneros, os jogos souslike possuem características específicas. Algumas dessas características podem não ser exclusivas dos jogos souslkike, mas a combinação entre todas elas é o que faz o gênero!

Os jogos Soulslike têm como características:

Combate baseado em atributos limitados

O combate é sempre com muito recursos limitados e deixa o mecanismo de batalha mais estratégico. Para os fãs de RPG, certamente isso não é uma grande novidade; entretanto, pode ser incomum para quem não possui o costume com RPGs.

A dificuldade parece muito maior!

Outro detalhe que não é uma novidade aos fãs antigos de RPGs: o jogo é todo difícil. Entretanto, a dificuldade parece ser muito maior em um jogo souslike! Afinal, a ideia chave é de que todo e qualquer oponente pode te matar. Além disso, os oponentes possuem padrões únicos, que o jogador precisa reconhecer rapidamente.

Os inimigos retornam

Em todo e qualquer jogo, pode variar: o inimigo retorna ou não. Entretanto, a tendência é existir algum local no mapa ou item que lhe faça recuperar sua vida por inteiro. Facilita, nos casos de inimigos que retornam ao mesmo local do mapa! Entretanto, além de ser mais difícil fazer isso em um souslike, os inimigos SEMPRE retornam!

As perdas são permanentes

Além de ser difícil você recuperar sua vida por inteiro e encontrar bons pontos para salvar seu progresso, você precisa tomar o dobro de cuidado para não perder tudo! Afinal de contas, se você não tomar esse cuidado, lamento mas você perderá muito do que você conquistou em seu jogo. Se você morre, você precisa reviver no ponto de controle e reencontrar o seu antigo corpo – e não morrer novamente no seu caminho. É bem insano, e bem difícil também!

Os diversos gêneros e subgêneros de jogos eletrônicos

Wo Long

Conforme já vimos, o mundo dos jogos eletrônicos possui expressões que podem confundir o público, incluindo ao tratarmos de gêneros e subgêneros. Um detalhe que pode interessar aqueles que estão se interessando pelos jogos que citamos em nossas publicações: muitos deles estão disponíveis pela Epic Games Store e pela Steam. Para conhecer melhor esse universo, você poderá conferir em nosso portal:

Austra Caroline
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

2 COMENTÁRIOS

  1. Caraca, assim que começa a matéria através daquelas abas do Google, você lê a palavra “espressão”! Pelo amor, e faço aqui meu desabafo. Tem sido comum pegar matérias na internet sem o cuidado de conferência da escrita. São tantas palavras escritas erradas ou que não dão conta de transmitir a mensagem necessária.
    Bad vibes, expressão é com X, por favor…

    • Olá, tudo bem? Me perdoe, mas não entendi o seu comentário. A palavra expressão está escrita corretamente aqui na matéria. Até revisei, e não encontrei qualquer erro, conforme você falou. Bad vibes é jogar esse comentário, sem que o texto possua qualquer um desses erros. Além disso, em qual parte não transmitiu a mensagem necessária? Me conte que melhoro!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here