O retorno de Berserk é emocionante, mas é importante que os fãs moderem as expectativas

Berserk

O retorno de Berserk é emocionante, mas é importante que os fãs moderem as expectativas

É fato: Assistentes de Kentaro Miura continuarão Berserk! Os fãs de Berserk estão animados com o retorno do mangá. Após a morte prematura de Kentarō Miura em maio de 2021, os fãs ficaram incertos sobre o destino de seu mangá, o que foi lamentável por vários motivos. Não é apenas um dos maiores mangás de todos os tempos, mas o último capítulo escrito por Miura terminou em um enorme cliffhanger. Ouvir que o mangá continuará mais de um ano depois deu aos fãs uma esperança muito necessária.

No entanto, é porque Berserk é um mangá tão bom que os fãs precisam manter suas expectativas sob controle. Embora a série tenha sido confiada ao próprio Studio Gaga de Miura e amigo de confiança Kouji Mori, a questão é se eles serão capazes de recriar o gênio de Miura e entregar uma conclusão satisfatória. Claro, esta certamente não é a primeira vez que o trabalho de alguém foi continuado após sua partida. Levar esses trabalhos em consideração deve dar uma ideia melhor do que esperar da continuação de Berserk do Studio Gaga.


claymore

Na pior das hipóteses, Berserk receberá o que os fãs de anime passaram a conhecer como um “final original do anime”. Tais finais são o resultado de um estúdio de anime alcançando o mangá e não sabendo para onde levar as coisas. O resultado final é muitas vezes insatisfatório e não amarra nada adequadamente. Isso já aconteceu antes em séries como Soul Eater e Claymore; o último é especialmente desconcertante, dado o quão semelhante é Berserk. Embora os autores dessas séries não estejam mortos, essas adaptações de anime são excelentes exemplos de como deixar o restante de uma história para outra pessoa pode dar errado.

Felizmente, o verdadeiro final de Berserk é conhecido por pelo menos uma pessoa. Kouji Mori era um amigo íntimo de infância de Miura e conhece a história completa de Berserk desde que ainda era um rascunho. Ele pretende escrever o máximo que puder se lembrar, incluindo cenas-chave e citações. No mínimo, pode-se esperar que Berserk tenha um final canônico.

Há também a questão de saber se o estilo de arte de Berserk pode ser recriado. Como a história, a arte de Miura foi uma das maiores da indústria. Alguns painéis pareciam pertencer a um museu. Outros mostravam até onde se podia ir desenhando exclusivamente em preto e branco. O Studio Gaga, independentemente do seu tamanho, tem alguns grandes sapatos para preencher.

Quanto a saber se os assistentes de Miura podem imitar seu estilo, as coisas podem acontecer de duas maneiras. Ou eles começam a usar seu próprio estilo, ou mantêm as coisas o mais próximo possível do estilo de Miura. Como artistas profissionais, eles devem ser capazes de seguir qualquer um desses caminhos.

O retorno de Berserk é emocionante, mas é importante que os fãs moderem as expectativas

Um exemplo de assistentes realizando a arte de um mangaká pode ser observado através de Masashi Kishimoto. Por um lado, as coisas podem sair do jeito que aconteceram com Mikio Ikemoto e o mangá de Boruto; ele foi aconselhado a seguir seu próprio estilo, e foi recebido com resultados mistos. Depois, há Akira Ōkubo, que ilustrou Samurai 8 de Kishimoto: O Conto de Hachimaru; ele foi capaz de manter seu estilo de arte bastante próximo ao de Kishimoto. Os fãs provavelmente ficarão muito mais felizes se os alunos de Miura ficarem mais próximos de seu estilo em vez de seguir o seu próprio.

Com a história e a arte em boas mãos, a única coisa que resta é a direção. Esse aspecto é talvez a coisa mais difícil de recriar, pois é o mais intimamente ligado à visão do criador original. Quando um novo diretor é apresentado, ele pode mudar qualquer coisa, desde os ângulos da câmera até o tom, a paleta de cores e a própria história. A troca de diretores no meio de um projeto pode ser especialmente confusa porque eles têm ideias diferentes sobre como o produto final deve ser.

liga da justiça hq

Um bom exemplo de mudança de diretor que deu errado, embora não seja um anime, pode ser observado no filme da Liga da Justiça de 2017. Zack Snyder era o diretor original, mas Joss Whedon o substituiu no processo de pós-produção. As mudanças resultantes na história, roteiro e tom geral foram chocantes e receberam críticas principalmente negativas. Um corte do diretor do filme conhecido como “Snyder Cut”, que parecia mais um produto completo e recebeu elogios muito maiores. Infelizmente, um “corte do diretor” não existe realmente para Berserk, então a tarefa de manter o tom e a história recai diretamente sobre os ombros do Studio Gaga e Kouji.

Relacionado: DC revela a verdade chocante sobre a Liga da Justiça ‘assassinada’

Embora o retorno de Berserk seja bem-vindo, os fãs devem ter em mente o que esperar. Kouji e o Studio Gaga devem ser capazes de manter a história e o estilo de arte de Miura, embora não haja como dizer se eles podem fazer parecer que ainda é Miura no comando. Trabalhos anteriores realizados por sucessores sugerem que as coisas podem seguir qualquer caminho. De qualquer forma, os herdeiros de Berserk devem ter todas as ferramentas necessárias para entregar a conclusão satisfatória que os fãs esperavam.

Onde assistir a série em anime Berserk?

Berserk está disponível pela Crunchyroll! Aproveite a vibe do retorno de Berserk para assistir (ou então rever) essa adaptação incrível!

Goiana. Arqueóloga, focada em Educação Patrimonial. Redatora. Escritora. Apaixonada pela Cultura Brasileira e pela Cultura Geek. Cosplayer nas horas vagas gótica e gamer. Aqui no Meta Galáxia, colaboro com matérias sobre o universo geek: notícias, entrevistas com cosplayers, listas de filmes e animes, análises de animes e jogos, curiosidades e muito mais!

2 COMENTÁRIOS

  1. Creio que é MTA presunção falar que ele fazia o mangá sozinho, a equipe merece todo reconhecimento pela contribuição e com certeza muitos ali ajudaram e deram seus “pitacos” que fizeram Berserk ser o que é hoje. Não podemos esquecer de seu grande criador e idealizador, mas também não podemos esquecer que isso não é a Ilíada , que é extremamente inteligente e bem feito claro

    • Fato: Kentaro Miura é o criador, autor e ilustrador de Berserk. Mas eu realmente duvido muito que ele teria passado qualquer manuscrito para alguém se ele não confiasse nessse alguém (ou na sua equipe). Acho que a questão se resume em: a nossa expectativa é que a sua equipe seja tão incrível quanto parece! Espero que sim! Não é fácil finalizar obra de outras pessoas! Obrigada por deixar seu comentário para a gente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here