Retrô Review: Castlevania: Lament of Innocence (2003)
Já jogou Castlevania: Lament of Innocence? Se ainda não teve essa oportunidade ou se não se lembra dos detalhes, minha recomendação é: jogue agora mesmo. Não que seja fácil encontrá-lo para os consoles atuais. Lançado originalmente para PlayStation 2 em 2003, Lament of Innocence marcou uma nova fase na famosa franquia de ação, que ajudou a popularizar o gênero metroidvania, ao apresentar gráficos tridimensionais. O jogo também foi disponibilizado remasterizado para PlayStation 3. Caso você ainda tenha seu console, uma sugestão é conferir a loja e garantir sua remasterização.
Para falar a verdade, com os sucessos das animações para Netflix, acho que está demorando muito para termos mais remasterizações da franquia. Outra coisa é que eu gostaria muito que o PlayStation 3 já tivesse nos permitido fazer capturas de tela e imagem, mas isso veio apenas no PlayStation 4. Eu gostaria muito de poder fazer um streaming só de Castlevania: Lament of Innocence…
O motivo especial para jogar este título agora é que ele serve como o ponto de partida para a saga Castlevania. A história se passa em 1094 e marca o início do eterno conflito entre os caçadores de vampiros do clã Belmont e o Conde Drácula, o vampiro imortal. O primeiro caçador da linhagem Belmont é Leon Belmont, que parte em uma missão para resgatar sua noiva sequestrada.
Vale a pena mencionar que Castlevania: Lament of Innocence recebeu várias críticas positivas e foi projetado por Koji Igarashi, com desenvolvimento a cargo da Konami e da Sony Interactive Entertainment. As ilustrações são de Ayami Kojima e a trilha sonora, composta por Michiru Yamane, é simplesmente incrível. Para completar a experiência, recomendo que, ao terminar a leitura, você ouça a música abaixo:
Jogabilidade e Objetivos do jogo
O objetivo do jogo é levar o protagonista Leon Belmont através do castelo cheio de monstros até encontrar Sara Trantoul, a sua amada noiva sequestrada. A exploração do castelo é aberta e envolve quebra-cabeças, itens escondidos, salas e chefes. Não entrarei muito no enredo do jogo para evitar spoilers para quem ainda não teve a chance de jogar, mas conforme já disse anteriormente, Leon Belmont foi o primeiro caçador de vampiros da franquia. Conhecer a história do personagem pode ser bem legal para todos os fãs de Castlevania.
Entre os chefes principais, há alguns chefes secretos que você precisará encontrar. Uma sala perto da entrada do castelo contém portais para cinco áreas principais, os quais são acessíveis desde o início. Após derrotar o chefe de cada área, a área final torna-se desbloqueada. Restauradores de saúde e itens para melhorar as estatísticas de jogo. Além disso, itens de resistência e defesa podem ser comprados com o dinheiro do jogo na loja de Rinaldo, próximo ao castelo.
Como arma principal, Leon possui o chicote Whip of Alchemy, entregue por Rinaldo, alquimista e lojista próximo ao castelo. E Leon ainda terá muita história com o Reginaldo. Mais tarde, Leon pode obter mais três chicotes, cada um guardado por um chefe elemental. Lembra dos chefes escondidos que comentei? Então! É com eles mesmos que você precisa conseguir os chicotes, então esteja atento aos cenários para encontrá-los!
Próximo ao final do jogo, chicote Whip of Alchemy se transforma no famoso e destrutivo Vampire Killer. E claro: podemos utilizar uma entre cinco armas secundárias: uma faca, um machado, uma cruz, um cristal e água benta. Podemos combinar as armas secundárias com uma das sete esferas adquiridas para realizar um ataque especial. Durante o curso do jogo, o personagem também aprende técnicas especiais e ataques mágicos. Ao zerar o jogo, consequentemente a gente desbloqueia o vampiro Joachim Armster, um dos primeiros chefes do jogo. Dessa forma, a gente pode zerar novamente o jogo com o novo personagem.
O que eu acho de Castlevania: Lament of Innocence
Castlevania: Lament of Innocence é um dos meus jogos favoritos, então eu elogio sempre que possível para falar a verdade. Para mim, esse é um excelente exemplo de como revitalizar uma franquia clássica com novas abordagens sem perder a essência que a tornou icônica. O jogo oferece uma narrativa envolvente (e super melancólica, convenhamos), com uma história originária da famosa série Castlevania, e um sistema de combate satisfatório. Seus gráficos são visualmente impressionantes, ainda mais se lembrarmos qual a época de seu lançamento, ali no início dos anos 2000 (e consegue ser mais bonito que alguns jogos novos que vejo por aí). A trilha sonora também é uma de minhas favoritas. A introdução de novos elementos e mecânicas de jogo trouxe frescor à série, garantindo que Lament of Innocence se destacasse como uma adição memorável à franquia.
Trailer
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