O que é dark fantasy? Venha saber sobre o gênero de Berserk, Vampyr e Dark Souls!

vampyr
(Reprodução: Vampyr)

O que é dark fantasy? Venha saber sobre o gênero de Berserk, Vampyr e Dark Souls!

Hoje, decidimos trazer um gênero que é muito querido pela equipe do Meta Galáxia e pelo público gamer e otaku: é o gênero Dark Fantasy, que traz uma maior intensidade nas obras de fantasia. Ok, mas o que é Dark Fantasy exatamente? Quais as suas principais obras? Convido você vir conferir tudo sobre esse gênero sensacional que está presente não só em jogos eletrônicos e animes, mas na literatura e cinema também!

O que é dark fantasy?

_vampyr
(Reprodução: Vampyr)

Dark Fantasy (em português brasileiro, fantasia sombria) são histórias em universos de fantasia, mas que contém características específicas e que possui ambientes muito mais sombrio. Por exemplo, você verá que muitas obras de fantasia sombria utilizam da Era Medieval da Europa como inspiração. Contudo, o seu foco mesmo é a decadência e o horror. Literalmente, pode ser aquela obra trevosa que você está pensando. No título, já demos 3 exemplos: Berserk de Kentaro Miura e os jogos eletrônicos Vampyr e Dark Souls!

Muitas dessas obras contam com uma civilização em decadência tentando sobreviver em um mundo brutal. É uma vibe similar a de The Walking Dead, sabe? Outro detalhe é que algumas dessas obras até poderá ter criaturas bonitas como fadas e guardiões, como por exemplo aqueles espíritos guardiões do Nioh que são lindíssimos. Entretanto, é mais raro de vermos em uma fantasia sombria e geralmente são só para colaborar com a aventura do herói. Afinal, o comum é lidarmos com vampiros e demônios. Talvez, zumbis. Afinal, geralmente vai ser uma vibe The Walking Dead ou Drácula de Bram Stocker. Talvez, a característica mais importante é que as obras de fantasia sombria amam entregar a sensação de constante sufoco e tristeza.

Como o gênero Dark Fantasy nasceu?

É difícil saber ao certo como o gênero Dark Fantasy nasceu. Muitos autores dão os créditos a autora Gertrude Barrows Bennett (1884-1948), que escrevia sob o pseudônimo Francis Stevens. Embora ela realmente tenha escrito muitos romances e contos interessantes na fantasia sombria, o conto Máscara da Morte Rubra, por Edgar Allan Poe em 1842, é creditado por ter iniciado a fantasia sombria.

E essa discussão para por aqui? Não. Frankenstein, famoso romance por Mary Shelley, foi publicado em 1818, e muitos reconhecem como um dos primeiros romances góticos e a primeira ficção científica. Os últimos séculos foram repletos de obras de Dark Fantasy (ou fantasia sombria), isso é um fato! Temos bastante coisa no mundo da literatura, animes e mangás, jogos eletrônicos e cinema. Filmes de animação famosos e que são da fantasia sombria: O Estranho mundo de Jack e A Noiva Cadáver, famosas obras de Tim Burton. Abaixo, trago muitos exemplos no mundo dos animes e mangás e dos jogos eletrônicos.

Obras de fantasia sombria no mundo dos animes e mangás

berserk
(Reprodução: Berserk)

Certamente, é muito mais fácil compreender o que é um determinado gênero quando se tem exemplos, não é mesmo? Um grande exemplo no mundo dos animes e mangás que posso repetir aqui é Berserk, pois há um clima pesado de um mundo amaldiçoado.

A história de Berserk se passa em um mundo medieval sombrio e violento, onde seres humanos, demônios e criaturas monstruosas coexistem. O enredo segue a vida de Guts, um mercenário solitário e brutal, conhecido por sua habilidade no combate com sua espada gigante, a “Dragão Matador de Demônios”. Guts busca vingança contra um demônio chamado Griffith, que anteriormente era seu amigo e líder de um grupo de mercenários chamado Bando do Falcão.

Ao longo da história, Guts enfrenta desafios terríveis e enfrenta diversos inimigos, incluindo demônios, cultos religiosos corruptos e outras criaturas malignas. A narrativa explora temas como a natureza da humanidade, o destino, a ambição, a violência e a luta contra forças além do controle humano.

Além de Berserk, atualmente contamos com “Attack on Titan” (Shingeki no Kyojin), situado em um mundo onde a humanidade está à beira da extinção devido aos ataques de gigantes humanoides conhecidos como Titãs. O anime explora temas como desespero, sobrevivência e a luta da humanidade contra forças além de sua compreensão. Outros importantes exemplos são Chainsaw Man, Hell’s Paradise, Darker than Black e Tokyo Ghoul.

Uma de minhas obras favoritas de fantasia sombria, falando-se especificamente de animes e mangás, é Death Note. Embora não seja ambientado em um mundo de fantasia tradicional, essa é uma obra psicológica e sombria. Death Note acompanha Light Yagami, um estudante que encontra um caderno sobrenatural capaz de matar qualquer pessoa cujo nome seja escrito nele. Light começa a usá-lo para punir criminosos, mas seu jogo mortal com um detetive chamado L coloca-o em um caminho obscuro. Eu também amo Claymore, que segue Clare, uma guerreira conhecida como Claymore, que caça demônios chamados Yoma em um mundo medieval sombrio. As Claymores são meio humanas e meio Yoma, lutando para proteger os humanos enquanto enfrentam a ameaça de perder sua humanidade.

Obras de fantasia sombria no mundo dos jogos eletrônicos

diablo
(Reprodução: Diablo)

Falando-se especificamente no mundo dos jogos, há vários exemplos, incluindo o jogo The Age of Decadence. Aqui, você não pode confiar em ninguém e deve pensar só em si mesmo – sim, bem egoísta mesmo. Uma outra franquia famosa de Dark Fantasy é Dark Souls, que também originou o subgênero soulslike. Possivelmente, é uma das obras de fantasia sombria mais famosas atualmente, ao menos no quesito de jogos eletrônicos.

Um outro exemplo é Dragon’s Dogma, que posteriormente rendeu uma minissérie em anime e dois mangás. Também há o anteriormente citado soulslike Nioh, que é uma fantasia sombria lindíssima que aproveita também elementos medievais tanto da Europa e do Japão. Para quem prefere algo distinto e não necessariamente dentro do medieval, poderá optar por Vampyr – que seria no período moderno – e Castlevania: Lords of Shadow. Só no mundo dos jogos, são muitas opções! Cuidado, pois as obras de fantasia sombria comumente são para o público mais adulo.

Outros jogos que são grandes exemplos de Dark Fantasy são: a franquia Diablo, Hollow Knight, Sekiro: Shadows Die Twice, Demonicon, Salt and Sanctuary, Hellblade: Senua’s Sacrifice, Blackthorne e Bound by Flame. Inclusive, Diablo é uma franquia que gosto muito e que, agora em 2023, teve o novo lançamento: Diablo IV!

The Witcher

Em último lugar, mas não menos importante: uma outra fantasia sombria é a saga de livros The Witcher, criada por Andrzej Sapkowski e que inspirou os jogos e a adaptação para a Netflix. Válido ressaltar que embora possua alguns momentos bonitos e coloridos em The Witcher, isso é algo que pode perfeitamente existir na fantasia sombria. O que o define como fantasia sombria é todo o sufoco em que os bruxos (e qualquer outra pessoa) vivem: Geralt sempre está matando monstros esquisitos e que só surgiram após uma conjunção de esferas. Ou seja, um fenômeno astronômico que fez uma bagunça louquíssima no universo. O planeta que Geralt vive não deveria nem ter humanos, pois era um planeta élfico.

Essas são as principais obras de Dark Fantasy. Certamente, existem muito mais obras do gênero por aí, e apenas esperando pela gente para conhecê-las e apreciá-las! E eu gosto muito de Dark Fantasy, então era perigoso eu me extender demais. Conte para gente: você também é fã Dark Fantasy? Lembra-se de mais obras? Além disso, se você ainda não conhecia muito bem, conseguiu compreender o que é o gênero? Pode perguntar se ficou qualquer dúvida!

Você sabia que o portal Meta Galáxia possui muitas resenhas e análises? Se procura por mais jogos legais, então leia algumas de nossas últimas publicações: Game Review: Sand Land, baseado no mangá de Akira ToriyamaReview Resident Evil 4 RemakeGame Review de Ereban: Shadow Legacy, uma aventura furtiva lindíssima – e difícil Review de Affogato, o RPG estratégico de anime e magia! Além disso, também temos Análise de The Quarry, o mais novo jogo eletrônico de suspense interativo e Review de Sunshine Manor: O que achamos do novo jogo de terror da desenvolvedora Fossil Games! Os fãs de fantasia precisam conferir a análise de Wo Long: Fallen Dynasty: Vale a Pena?? Também não podemos nos esquecer: Meta-review Sea of Stars (PS4) – Onde o clássico e o moderno se complementam com maestria! Além disso, você também pode ler a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises.

Austra Caroline
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕ Sou Arqueóloga e estudante de História, com atuação como Educadora Patrimonial, onde busco preservar e compartilhar o valor do nosso patrimônio cultural. Além disso, sou redatora em sites voltados para conteúdo nerd, Geek e cultura pop, sempre explorando o universo da cultura geek com entusiasmo. Sou apaixonada por jogos de Hack & Slash, com destaque especial para a série Devil May Cry, que alimenta minha paixão pelo gênero. Nas horas vagas, também me dedico à escrita, onde expresso minha criatividade e amor pela narrativa.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here