Anões descobrirão seu próprio destino em O Senhor dos Anéis: Anéis de Poder
O seguinte texto sobre os Anões contém spoilers de dos livros de JRR Tolkien e de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder 1ª Temporada, Episódio 4 “A Grande Onda”, agora transmitido no Prime Video. Novo nesse tema? Confira em nosso portal: Guia de Anéis de Poder: Notícias, Críticas, Teorias e Rumores!
O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder está passando muito tempo com os anões de Khazad-dûm, por um bom motivo. O reino de Khazad-dûm é expansivo e poderoso no tempo retratado na série. Os anões estão aumentando rapidamente suas minas e descobrindo novos e perigosos minerais. O mithril é o material mais cobiçado da Terra-média e os anões o veem como um sinal de poder e grandes coisas por vir. No entanto, isso levará à destruição dos anões e trará a Maldição de Durin para toda Khazad-dûm.
Mithril é um metal raro e poderoso conhecido como o orgulho de Moria. Na tradição do Senhor dos Anéis, os anões ficaram desesperados pelo mineral, mergulhando cada vez mais fundo em suas minas. Essa avareza trouxe morte à sua porta, pois despertaram Balrog – que destruiu os anões de Khazad-dûm. Mithril não era uma bênção – era uma maldição, e enquanto Durin IV não podia ver o perigo, seu pai podia. Há uma possibilidade: talvez, pudesse se evitar a destruição de Moria. Contudo, a ganância dos anões acabou com o poderoso reino.
Durin desconfiou imediatamente de Elrond quando chegou a Khazad-dûm. Ele tinha certeza de que seu amigo chegou lá a mando de Celebrimbor para descobrir o segredo do Mithril. O engraçado é que não estava errado, embora o próprio Elrond não estivesse ciente completamente disto. Os anões protegiam ferozmente o novo mineral porque conheciam o poder que possuía. Eles poderiam fazer armaduras impenetráveis, assim como armas devastadoras e grandes ferramentas. Seu valor era imensurável e isso alimentou a ganância dos anões pelo metal precioso. Indo contra as ordens do rei, Durin continuou a minerar Mithril e quase matou vários trabalhadores – mas ainda assim não parou.
A verdadeira destruição de Khazad-dûm ocorreu quando os anões descobriram o Balrog. Após a derrota do Balrog na Primeira Era, a criatura se escondeu profundamente em Moria até ser despertada pela mineração. O Balrog foi chamado de Durin’s Bane devido a destruição causada em Khazad-dûm. O reino terminou diretamente por causa da descoberta de Mithril. O desejo por riquezas inacreditáveis acordou o Balrog e matou muitos anões até que Gandalf o impediu, semelhante à como os anões da ganância de Erebor trouxeram Smaug para a Montanha Solitária.
Os Anões de Khazad-dûm têm grandes realizações. Eles são capazes de criar lugares bonitos, crescentes e prósperos. Dessa forma, é impossível imaginar que a montanha se desfaria. Isso ocorre porque Durin não tem conhecimento de quaisquer perigos potenciais devido ao brilho do metal Mithril que o cega. Em vez disso, ele valoriza o próprio metal porque sabe que pode beneficiar seu povo. Por causa de sua ganância, os Anões deixaram as chamas mortais do Balrog engolirem seu lar lendário em um sentido metafórico. Devido ao Mithril – um metal precioso – a indústria dos anões foi abastecida.
Anões foram a única causa da destruição de Moria. Eles sucumbiram ao fascínio do poder e da riqueza do mithril e ficaram obcecados em obter mais dele. Consequentemente, eles deixaram de lado quaisquer preocupações que pudessem ter e continuaram a cavar mais fundo em suas minas. The Rings of Power será o primeiro programa de TV a mostrar a tragédia da destruição de Khazad-dum. Quando o Balrog acorda, a tragédia já foi escrita em pedra.