Por que Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) não faz parte do atual Trio Sombrio Shounen
Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) conquistou o mundo no início de 2010, ajudando a lançar uma nova onda de popularidade para anime e mangá. É uma série sombria e às vezes violenta que está muito longe do anime que muitos ocidentais cresceram assistindo. Isso é visto em comparação com vários animes modernos semelhantes, mesmo que o agrupamento esteja errado.
Além disso, o Trio Sombrio Shounen está atualmente conquistando o mundo do anime e do mangá devido ao seu conteúdo mais sombrio e sinistro. Pode ser uma reminiscência de Attack on Titan (Shingeki no Kyojin), mas tanto o tempo quanto o gênero separam as quatro franquias em questão. Veja por que Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) não pode fazer parte do atual Trio Sombrio Shounen. Lembrando que a maioria dos animes aqui citados estão disponíveis via Crunchyroll!
Quer compreender melhor sobre as demografias de animes? Se sim, então confira em em nosso portal:
- O que é Shoujo? E quais seus principais títulos?
- Top 15 animes Shoujo
- O que é Shounen? E quais seus principais títulos?
- Top 15: os melhores animes shounen conforme MyAnimeList
- O que é Seinen? E quais seus principais títulos?
- O que é Josei? E quais são seus principais títulos?
- Top 15: os melhores animes Josei
- O que é Kodomo? E quais seus principais títulos?
- Top 15: os melhores animes Kodomo de todos os tempos
- Quais seriam os três grandes (Big Three) dos animes e mangás shoujo?
Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) Precedeu o Trio Sombrio Shounen
O atual Trio Sombrio Shounen é composto por Hell’s Paradise, Jujutsu Kaisen e Chainsaw Man, embora muitos fãs acreditam que Demon Slayer (Kimetsu no Yaiba) esteja no lugar da primeira de Hell’s Paradise. Isso é graças aos seus conceitos violentos e sangrentos, com demônios, muito sangue e desmembramento proeminentes. Essas narrativas sombrias se distinguem com franquias como Dragon Ball ou a “trindade” shounen composta por Naruto, One Piece e Bleach.
Ok, mas por que Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) não pode fazer parte do atual Trio Sombrio Shounen? A principal razão é que a famosa obra de Hajime Isayama saiu muito antes de Hell’s Paradise, Jujutsu Kaisen e Chainsaw Man. Sim, certamente poderá ser estranho para muitos, não é mesmo? Contudo, as três franquias começaram como séries em mangá em 2018. Já a famosa obra de Hajime Isayama começou sua publicação em 2009.
Ou seja, é quase uma década antes do Trio Sombrio Shounen começar, e poderíamos dizer que isso torna Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) tanto uma parte do Trio Sombrio Shounen quanto o Three. Só isso? Não, pois não é apenas as datas lançamento que separa as quatro franquias.
A premissa de Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) se difere
No que diz respeito ao trio Trio Sombrio Shounen, suas narrativas e conceitos sempre permaneceram no reino do horror e da fantasia sobrenatural. Demônios e monstros semelhantes compõem os vilões que tornam essas franquias o equivalente moderno por excelência do já mencionado Bleach e do clássico Yu Yu Hakusho. O gênero une o trio sombrio por meio de tramas semelhantes, mas Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) não está nessa mesma vibe.
Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) não tem o mesmo ponto de apoio sólido na fantasia, e sua trama é indiscutivelmente uma premissa de ficção científica. Apesar de seu tamanho, o titã titular tem mais em comum com zumbis de ficção científica em cenários pós-apocalípticos do que com demônios, espíritos ou os yokais. Afinal, os titãs são seres criados pelo próprio ser humano para que lutassem na guerra, só que algo deu errado e tais criaturas ficaram parecendo zumbis gigantescos comendo pessoas.
Além disso, o autor Hajime Isayama se inspirou fortemente nas Grandes Guerras Mundiais e ao preconceito que existe até hoje para criar sua obra, dando uma tonalidade ainda mais séria e triste à obra. Como tal, é difícil colocar a série na mesma categoria que Hell’s Paradise, Jujutsu Kaisen e Chainsaw Man. Ao mesmo tempo, apesar de seu mangá ter terminado, ele permaneceu popular, mostrando como Hell’s Paradise, Jujutsu Kaisen e Chainsaw Man continuará sendo uma franquia tão grande quanto os próprios Titãs no futuro previsível.