Quais seriam os três grandes (Big Three) dos animes e mangás shoujo?

Os chamados "Três Grandes" de anime e mangá - Naruto, Bleach e One Piece - são bem conhecidos. Mas quais seriam seus respectivos equivalentes shoujo?

Sailor Moon Crystal
(Reprodução: Sailor Moon Crystal)

Quais seriam os três grandes (Big Three) dos animes e mangás shoujo?

Os mundialmente amados Naruto, Bleach e One Piece são conhecidos há muito tempo como “Os Três Grandes” – franquias que começaram como mangás publicados na revista japonesa Weekly Shonen Jump em 1999, 2001 e 1997, respectivamente. Ao ganhar reconhecimento em massa em seu país de origem e ao redor do mundo, e todos eles recebendo adaptações de anime extremamente bem-sucedidas, franquias shounen ainda mais recentes, como My Hero Academia, Jujutsu Kaisen e Demon Slayer (Kimetsu no Yaiba), ainda precisam igualar suas contrapartes mais antigas em termos de popularidade. Contudo, quais seriam os três grandes (Big Three) dos animes e mangás shoujo?

É difícil dizer quais seriam os equivalentes shoujo de Naruto, Bleach e One Piece, já que para realmente combinarem, todos deveriam ter alcançado grande fama e aclamação da crítica em todo o mundo, assim como terem tido publicações na mesma revista. Infelizmente, nem sempre um anime shoujo alcança a mesma popularidade de anime shounen. Deixando esses requisitos de lado, Sailor Moon, Fruits Basket e Ouran High School Host Club parecem ser excelentes combinações, não apenas por sua popularidade, mas também por suas intrigantes semelhanças em temas e até mesmo semelhanças entre personagens específicos. Compreenda abaixo a questão!

Não sabe o que é as demografias shoujo e shounen? Confira então em nosso portal:

O que Naruto é para os ninjas, Sailor Moon ainda é para as garotas mágicas

Sailor Moon Crystal
(Reprodução: Sailor Moon Crystal)

Tanto Sailor Moon quanto Naruto ajudaram a transformar o cenário de mangá e anime. Acho que não é exagero nenhum dizer isso! Afinal, a primeira revolucionou o gênero de garotas mágicas e teve um enorme impacto cultural em todo o mundo. De fato, apesar do anime ter sido exibido inicialmente em 1992, Sailor Moon continuou a influenciar muitas histórias contemporâneas, tanto no Japão quanto no Ocidente. De títulos de garotas mágicas posteriores, como Pretty Cure, a shows anglo-americanos e europeus, incluindo Miraculous: Tales of Ladybug & Cat Noir, o imenso alcance e alcance de Sailor Moon é inegável. Claro, o que Sailor Moon é para garotas mágicas, Naruto se tornou ninjas e títulos shounen de ação/aventura como um todo.

No papel, as duas franquias podem não parecer semelhantes, mas alguns paralelos interessantes podem ser traçados. Ambos os personagens principais, Usagi Tsukino e Naruto Uzumaki, têm cabelos loiros e olhos azuis (e Naruto ainda tem twintails quando se transforma usando seu “Sexy Jutsu”). Nem são personagens tradicionalmente heroicos quando suas respectivas histórias começam, sendo na maioria alegres e descontraídos, mas nem fisicamente fortes nem inteligentes. Ambos são regularmente repreendidos por seus colegas por suas travessuras. E o amor de Usagi por Mamoru Chiba reflete a obsessão inicial de Naruto por Sakura Haruno. No final da série, seus personagens se desenvolveram a tal ponto que se tornaram verdadeiros heróis dignos de seus poderes, literalmente salvando o mundo inteiro dos males que o ameaçam. A comparação faz sentido para você?

Atualmente, as temporadas da série em anime e os filmes de Sailor Moon estão disponíveis pela Netflix. Sailor Moon Crystal também está disponível pela Crunchyroll.

O tom mais escuro de Bleach combina com o drama sério de Fruits Basket

Fruits Basket
(Reprodução: Fruits Basket)

Tanto no Japão quanto nos EUA, o mangá Fruits Basket permaneceu na lista dos mais vendidos por muitos anos. As séries de anime – não apenas a primeira adaptação de 2001, mas também o remake muito mais recente de 2019-2021 – foram altamente populares e bem recebido. Embora não seja uma história em grande escala como Sailor Moon, Fruits Basket, no entanto, consegue conciliar comédia romântica e drama sincero. Dessa forma, consegue manter seus espectadores colados na tela. Ao fazê-lo, tornou-se uma das franquias shoujo mais conhecidas de todos os tempos, assim como Bleach é uma franquia shounen extremamente conhecida e respeitada.

Embora as duas séries não tenham necessariamente muito em comum à primeira vista, existem algumas semelhanças intrigantes. Ambos têm grandes elencos com personagens com motivações e agendas únicas, muitas vezes ocultas. Além disso, os fortes elementos sobrenaturais de Fruits Basket que se baseiam fortemente na mitologia não são muito diferentes do foco sobrenatural de Bleach. Isso especialmente quando se trata do mais novo anime Fruits Basket, as duas obras são mais sombrias e sérias do que cômicos.

Atualmente, Fruits Basket está disponível pela Crunchyroll.

One Piece rivaliza com a alta energia do Ouran High School Host Club

Ouran High School Host Club
(Reprodução: Ouran High School Host Club)

A exibição do anime foi feita pela primeira vez em 2006. O harém reverso rom-com e drama Ouran High School Host Club pode ser uma espécie de azarão entre a demografia shoujo, pelo menos em termos de comparação com uma tarifa mais séria. No entanto, sua paródia de vários aspectos da cultura otaku certamente não impediu que o título se tornasse uma força cultural com bastante reconhecimento. De fato, o sucesso de Ouran deve muito ao material que é simultaneamente uma resposta altamente autoconsciente e irônica ao fandom de anime / mangá. Além disso, é uma carta de amor ao seu grupo demográfico, com todo o seu melodrama e armadilhas brilhantes. Da mesma forma, o humor de One Piece é parte integrante de sua narrativa – sem ele, a franquia simplesmente não seria o shounen favorito dos fãs que é hoje.

Tanto Ouran High School Host Club quanto One Piece podem ser descritos usando os mesmos adjetivos: expressivo, peculiar, engraçado, vívido e dinâmico. O positivo e de bom coração, mas totalmente desprovido de bom senso, Luffy provavelmente seria o melhor amigo de Tamaki Suoh. Além disso, as duas franquias são sobre o poder da amizade e da família encontrada, com as palhaçadas dos Chapéus de Palha tendo a mesma energia frenética e diversão caótica do Host Club. Você concorda com isso?

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here