Por que Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) não faz parte do atual Trio Sombrio Shounen

Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) é um pouco semelhante aos membros do Trio Sombrio Shounen, mas há uma boa razão para não ser oficialmente agrupada com eles.

Attack on Titan (Shingeki no Kyojin)

Por que Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) não faz parte do atual Trio Sombrio Shounen

Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) conquistou o mundo no início de 2010, ajudando a lançar uma nova onda de popularidade para anime e mangá. É uma série sombria e às vezes violenta que está muito longe do anime que muitos ocidentais cresceram assistindo. Isso é visto em comparação com vários animes modernos semelhantes, mesmo que o agrupamento esteja errado.

Além disso, o Trio Sombrio Shounen está atualmente conquistando o mundo do anime e do mangá devido ao seu conteúdo mais sombrio e sinistro. Pode ser uma reminiscência de Attack on Titan (Shingeki no Kyojin), mas tanto o tempo quanto o gênero separam as quatro franquias em questão. Veja por que Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) não pode fazer parte do atual Trio Sombrio Shounen. Lembrando que a maioria dos animes aqui citados estão disponíveis via Crunchyroll!

Quer compreender melhor sobre as demografias de animes? Se sim, então confira em em nosso portal:

Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) Precedeu o Trio Sombrio Shounen

‘Chainsaw Man’ | Tatsuki Fujimoto, Shueisha, MAPPA
‘Chainsaw Man’ | Tatsuki Fujimoto, Shueisha, MAPPA

O atual Trio Sombrio Shounen é composto por Hell’s Paradise, Jujutsu Kaisen e Chainsaw Man, embora muitos fãs acreditam que Demon Slayer (Kimetsu no Yaiba) esteja no lugar da primeira de Hell’s Paradise. Isso é graças aos seus conceitos violentos e sangrentos, com demônios, muito sangue e desmembramento proeminentes. Essas narrativas sombrias se distinguem com franquias como Dragon Ball ou a “trindade” shounen composta por Naruto, One Piece e Bleach.

Ok, mas por que Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) não pode fazer parte do atual Trio Sombrio Shounen? A principal razão é que a famosa obra de Hajime Isayama saiu muito antes de Hell’s Paradise, Jujutsu Kaisen e Chainsaw Man. Sim, certamente poderá ser estranho para muitos, não é mesmo? Contudo, as três franquias começaram como séries em mangá em 2018. Já a famosa obra de Hajime Isayama começou sua publicação em 2009.

Ou seja, é quase uma década antes do Trio Sombrio Shounen começar, e poderíamos dizer que isso torna Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) tanto uma parte do Trio Sombrio Shounen quanto o Three. Só isso? Não, pois não é apenas as datas lançamento que separa as quatro franquias.

A premissa de Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) se difere

Attack on Titan (Shingeki No Kyojin)
Reprodução: Attack on Titan (Shingeki No Kyojin) / Hajime Isayama

No que diz respeito ao trio Trio Sombrio Shounen, suas narrativas e conceitos sempre permaneceram no reino do horror e da fantasia sobrenatural. Demônios e monstros semelhantes compõem os vilões que tornam essas franquias o equivalente moderno por excelência do já mencionado Bleach e do clássico Yu Yu Hakusho. O gênero une o trio sombrio por meio de tramas semelhantes, mas Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) não está nessa mesma vibe.

Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) não tem o mesmo ponto de apoio sólido na fantasia, e sua trama é indiscutivelmente uma premissa de ficção científica. Apesar de seu tamanho, o titã titular tem mais em comum com zumbis de ficção científica em cenários pós-apocalípticos do que com demônios, espíritos ou os yokais. Afinal, os titãs são seres criados pelo próprio ser humano para que lutassem na guerra, só que algo deu errado e tais criaturas ficaram parecendo zumbis gigantescos comendo pessoas.

Além disso, o autor Hajime Isayama se inspirou fortemente nas Grandes Guerras Mundiais e ao preconceito que existe até hoje para criar sua obra, dando uma tonalidade ainda mais séria e triste à obra. Como tal, é difícil colocar a série na mesma categoria que Hell’s Paradise, Jujutsu Kaisen e Chainsaw Man. Ao mesmo tempo, apesar de seu mangá ter terminado, ele permaneceu popular, mostrando como Hell’s Paradise, Jujutsu Kaisen e Chainsaw Man continuará sendo uma franquia tão grande quanto os próprios Titãs no futuro previsível.

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here