O que é Kodomo? E quais seus principais títulos?

ash e pikachu - Pokémon

O que é Kodomo? E quais seus principais títulos?

Então, vamos para mais uma publicação falando sobre a categoria demográfica dentro do mundo dos animes e mangás? E a principal pergunta é: O que é Kodomo? Além disso, você quais seus principais títulos?

Em primeiro lugar, as expressões Kodomoshounenseinen, shoujo e josei servem para indicar uma categoria demográfica (ou demografia). Cada demografia está relacionado ao público-alvo. Anteriormente, publicamos a matéria que fala o que é Seinen e também o que é Josei, que são “tipos” de obras adultas.


No mundo ocidental, é quase como falarmos de classificação indicativa. Certamente, você não quer colocar animações violentas ou com conteúdo sexual para as crianças da casa, certo? Então, acompanhe nossas matérias para compreender cada uma dessas expressões!

O que é Kodomo?

Miau O que é Kodomo

Ok, mas o que é kodomo? A expressão kodomo é utilizada para os mangás e animes voltados para o público infantil. É comum trazerem histórias cômicas com diversas lições de moral e ensinamentos. As suas tramas são mais simples, assim como sua arte é bem infantilizada para manter a atenção do público. 

Literalmente, kodomo 子供 é “criança”, na língua japonesa. Então, os autores japoneses utilizam a expressão para determinar seu público-alvo: as crianças!

Muitos mangás kodomo possuem atividades, como por exemplo páginas para colorir e jogos. Além disso, os mangás tendem a histórias fechadas ou com arcos curtos. Dessa forma, as crianças poderão acompanhar suas histórias favoritas mais facilmente. Agora, confiram 5 dos printcipais títulos da demografia kodomo!

Os principais títulos kodomo

Hamtaro

hamtaro O que é Kodomo? E quais seus principais títulos?

Hamtaro é uma obra de sucesso no Japão; a obra conta as aventuras de pequenos hamsters que saem de suas gaiolas para se reunir com seus amigos ou ajudar os seus donos. Ok, mas quem não assistiu Hamtaro pela TV Globinho? Sim, o anime passou por um bom tempo aqui no Brasil!

Ritsuko Kawai quem criou e ilustrou o mangá Hamtaro. Ele foi serializado na revista “Second Grade” de Shogakukan em abril de 1997. A série se concentra em um hamster chamado Hamtaro, que vive altas aventuras com outros hamsters conhecidos como “Ham-Hams”.

Uma curiosidade: a venda de hamsters no Japão duplicou por causa de Hamtaro. Aqui no Brasil, o pequeno animal também ganhou maior fama graças à animação na TV Globinho.

Pokémon

ash e pikachu - Pokémon

Pokémon, abreviação do título japonês Pocket Monsters, é uma das animações mais famosas mundialmente! E também é um dos principais títulos kodomo! Sua história é focada em Ash, um jovem garoto que deseja se tornar o maior treinador pokémon de todos os tempos! Ash está sempre acompanhado de seu pokémon inicial, Pikachu.

A série animada Pokémon é dividida em sete séries cronologicamente sequenciais no Japão: a série original (Ouro e Prata), Rubi & SafiraDiamante & PérolaPreto & Branco; a série XY, a série Sol & Lua e a série Jornadas. Nas transmissões internacionais, essas sete séries de Pokémon são divididas em 24 temporadas. Atualmente, as temporadas e os filmes de Pokémon estão disponíveis na Netflix. Além disso, a Nintendo quem produz e comercializa os jogos da franquia.

Meu Amigo Totoro

Meu Amigo Totoro - o que é kodomo

Ok, mas quem assistiu Meu Amigo Totoro e não se apaixonou por sua história?

Meu Amigo Totoro é um filme de animação japonês de 1988, dos gêneros fantasia, drama e aventura. A direção de Meu Amigo Totoro foi feita por Hayao Miyazaki para Studio Ghibli.

Em um Japão pós-guerra, as irmãs Mei e Satsuke mudam-se para uma nova casa. Logo, elas descobrem que a floresta nas proximidades é habitada por criaturas chamadas totoros. Elas acabam se tornando amigas do mais velho deles! E também ficam boa parte do tempo com ele, pois a mãe delas está num hospital. Além disso, o seu pai sempre está trabalhando.

Digimon

Digimon - O que é Kodomo

Digimon, também chamado de Digital Monsters, é uma franquia japonesa criada por Akiyoshi Hongo. A história da franquia é sobre os Digital Monsters, habitantes de um mundo digital. É um mundo feito inteiramente de dados, paralelo ao mundo real. Além disso, pode ser acessado por redes ou portais intangíveis e conexões de internet.

Hello Kitty

Hello Kitty

Hello Kitty, também conhecida por seu nome completo Kitty White (キティ・ホワイト), é uma personagem criada pela empresa japonesa Sanrio. A Hello Kitty como uma jovem gijinka (antropomorfização) de um Bobtail, um gato típico do Japão. Ela é uma estudante britânica da 3ª série do signo de escorpião. Além disso, Kitty e sua irmã gêmea, Mimmy, fazem aniversário em 1º de novembro.

Atualmente, a personagem Hello Kitty é tida como elemento básico do segmento kawaii. Muitas modas japonesas amam utilizar o que é kawaii (fofo, no Brasil). Dessa forma, o público sempre adquire os produtos da Hello Kitty, seja para a moda, seja para a decoração ou qualquer outra coisa. Hello Kitty é um um fenômeno de marketing global!

É estranho, mas a animação não está disponível para o Brasil pelos principais serviços de streaming.

Uma curiosidade: em 2013, a cantora Avril Lavigne compôs e lançou a música “Hello Kitty“. A música fez bastante sucesso no Japão!

Goiana. Arqueóloga, focada em Educação Patrimonial. Redatora. Escritora. Apaixonada pela Cultura Brasileira e pela Cultura Geek. Cosplayer nas horas vagas gótica e gamer. Aqui no Meta Galáxia, colaboro com matérias sobre o universo geek: notícias, entrevistas com cosplayers, listas de filmes e animes, análises de animes e jogos, curiosidades e muito mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here