Tudo o que você precisa saber sobre a franquia Shingeki no Kyojin (Attack on Titan)!

Tudo sobre Shingeki no Kyojin, a famosa franquia criada pelo autor japonês Hajime Isayama: mangás, série em anime, jogos e muito mais!

106

Shingeki no Kyojin (Attack on Titans)
Sumário Ocultar

A temporada final de Shingeki no Kyojin estreia agora em Janeiro de 2022, e a demora deixou muitos fãs ansiosos. Aproveitando esse momento de empolgação, então decidimos criar esse guia que se aprofunda na história e mitologia do universo, além de falar sobre alguns personagens, titãs e diversos outros assuntos sobre Shingeki no Kyojin.

Esse post é tanto para quem é um fã antigo e quer relembrar detalhes importantes da franquia, quanto para quem está começando acompanhar por agora!

Enredo: Qual a história de Shingeki no Kyojin?

A humanidade vivia em um ambiente calmo, mas por dentro de várias mulharas. As pessoas já se esqueciam do motivo de viverem isoladas do resto do mundo, até que uma repetina aparição dos titãs pertuba mais de um século de paz! No distrito de Shiganshina, os jovens Eren Yeager, Mikasa Ackerman e Armin Alert assistem a chegada do Titã Colossal, que mede cerca de 60 metros de altura, além de titãs menores o acompanhando. Os jovens precisam fugir, pois os titãs invadem e atacam as pessoas – e a mãe de Eren é devorada em sua frente.

Buscando por vingança, Eren entra para a Divisão de Exploração jura destruir os titãs! Armin e Mikasa entram na Divisão de Exploração também, para ajudar as pessoas a se defenderem das criaturas bizarras que surgiram!

O problema é quando você se torna justamente aquilo que você mais odeia. Após uma batalha, Eren acabou se transformando em um titã. Mesmo nessa nova forma e com novas habilidades, ele continuou lutando pela liberdade da humanidade.

E o Titã Colossal sempre aparece para dar trabalho!

Algum tempo após esse primeiro ataque dos titãs, os três amigos foram enviados para o distrito de Trost, uma das cidades da fronteira que se localiza na Muralha Rose.

E adivinha? O Titã Colossal aparece novamente! Ele cria uma brecha na muralha, para que os titãs menores possam passar e atacar as pessoas. É exatamente nessa batalha que Eren revela sua nova habilidade: ele foi devorado por um titã na frente de Armin, mas ressurge como um titã. Como titã, Eren ataca mais facilmente os outros titãs e ajuda os soldados a recuperar o distrito.

Posteriormente, Eren é recrutado pela Divisão de Exploração liderada pelo capitão Levi. E essa é só uma das primeiras batalhas que os três amigos enfrentam!

Por que Shingeki no Kyojin vende e faz tanto sucesso?

Fonte: MG-10 – Reddit

Ao criar Shingeki no Kyojin, o autor parece ter acertado na fórmula do sucesso! Mas como exatamente ele conseguiu isso? Como ele soube tão bem cativar o público? E muitas vezes, nem mesmo nós fãs sabemos explicar o porquê de nós termos gostado tanto, mas tem um motivo!

Em primeiro lugar, é difícil não admirarmos um autor que sabe criar bem um universo fantástico. É um novo universo, um novo mundo com tantos personagens cativantes, tantos povos e até mesmo uma raça nova. Nós falaremos um pouco ainda sobre os titãs, a raça original do autor.

Além disso, muitos fãs admiram a forma (talvez) sutil que a obra trabalhou algumas criticas sociais e o preconceito. Existe a comparação com os eldianos e os judeus, por exemplo. Também há a associação entre os Marley e a supremacia branca e pura. Ou seja, muitos percebem que o autor se inspirou em acontecimentos históricos para criar os conflitos entre os povos do universo Shingeki no Kyojin.

Outro motivo: nem sempre sabemos o que esperar, tanto no mangá quanto no anime. Muitas vezes, temos a sensação que vai acontecer tal coisa, mas acaba saindo um pouco dos clichês de obras do mesmo estilo. O protagonista vingativo sempre se dá bem? Não exatamente.

O que vocês mais gostam nos mangás e no anime? Deixa aqui no comentário para conversarmos mais!

Hajime Isayama: O criador de Shingeki no Kyojin

Hajime Isayama, autor de Shingeki no Kyojin (Attack on Titan)
Hajime Isayama, autor de Shingeki no Kyojin (Attack on Titan)

A série de mangá Shingeki no Kyojin (Attack on Titan) foi escrita e ilustrada pelo escritor Hajime Isayama. O autor nasceu em 29 de agosto de 1986, na cidade de Oyama, distrito de Oita, Japão. Isayama escrevia desde a época de escola, tendo apresentado trabalhos para concursos. Após se formar, se matriculou em programas de desenhos do Departamento de Artes de Kyushu Designer Gakuin.

Enquanto ainda não era autor de sucesso, Isayama trabalhou num um cyber café. Mas logo ele ficou conhecido por escrever justamente Shingeki no Kyojin (Attack on Titan), que começou a publicar em setembro de 2009 na revista Bessatsu Shōnen Magazine, da editora japonesa Kōdansha. A série de mangá foi finalizada em abril de 2021.

Isayama também é o autor de Heart Break One (2008), Attack on Avengers (2014) e The Killing Pawn (2014).

Personagens principais de Shingeki no Kyojin

Eren Yeager

Eren Yeager エレン・イェーガー

Eren Jaeger é um membro formador do Scout Regiment e o protagonista da obra. Ele é o único filho de Grisha e Carla Jaeger, o meio-irmão paterno mais jovem de Zeke Jaeger, e o atual detentor do Titã de Ataque, Titã Fundador e do Titã Martelo de Guerra.

Levi Ackermann

Levi Ackerman リヴァイ・アッカーマン

Conhecido formalmente como Capitão Levi, é o capitão do esquadrão do Esquadrão de Operações Especiais dentro do Scout Regiment, e é considerado o soldado mais forte da humanidade.

Mikasa Ackermann - Tudo sobre Shingeki no Kyojin (Attack on titan)

Mikasa Ackerman ミカサ・アッカーマン

A última descendente do clã Shogun que ficou na Ilha Paradis, portanto aparentada com a família Azumabito, e detém um poder político significativo em Hizuru.

Depois que sua mãe e seu pai foram assassinados por bandidos, Mikasa foi resgatada por Eren. Ela morou com ele e seus pais por aproximadamente um ano antes da queda do muro Maria.

Embora ela deseje apenas viver uma vida pacífica com Eren, Mikasa escolheu segui-lo para o exército – onde ela é considerada o melhor soldado entre o 104º Corpo de Cadetes. Posteriormente, ela se juntou ao Scout Regiment para continuar seguindo e protegendo Eren.

Hange Zoë - Tudo sobre Shingeki no Kyojin (Attack on titan)

Hange Zoë ハンジ・ゾエ

O 14º e atual Comandante Do Regimento de Escoteiros, anteriormente um comandante de seção Encarregado do Quarto Esquadrão, até a morte do 13º Comandante – Erwin Smith – que nomeou Hange como seu sucessor pouco antes. Hange conduz pesquisas sobre Titãs ao ponto de ficar obcecado por eles. Como resultado, eles estão profundamente interessados em Eren Jaeger e sua habilidade de se transformar em um Titã.

- Tudo sobre Shingeki no Kyojin (Attack on titan)

Sasha Blouse サシャ・ブラウス

Sasha era um membro do Scout Regiment e um dos poucos ex-membros do 104º Corpo de Cadetes, do qual ela estava classificada em 9º lugar entre os dez primeiros. Uma colecionadora de alimentos compulsiva com uma forma de falar excessivamente educada, Sasha se originou de Dauper, uma vila no território sul de Wall Rose.

Kenny Ackermann

Kenny Ackerman ケニー・アッカーマン

Kenny era o capitão do Esquadrão de Controle Antipessoal do Regimento da Polícia Militar, um contraste irônico com sua vida anterior como um serial killer de MPs, ganhando o título de Kenny, o Estripador pela forma como cortou as gargantas de suas vítimas. Depois de conhecer e fazer amizade com Uri Reiss, ele trabalhou para a coroa, mas secretamente desejou o “poder divino” que a família Reiss possuía para si mesmo. Ele era tio materno de Levi Ackermann e o criou por vários anos após o falecimento de sua irmã mais nova.

Keith Shadis - Tudo sobre Shingeki no Kyojin (Attack on titan)

Keith Shadis キース・シャーディス

O comandante-chefe do 104º Corpo de Cadetes. Ele está encarregado de seu treinamento e avaliação para se tornarem soldados. Ele é o ex-12º Comandante do Scout Regiment.

Porco Galliard

Porco Galliard ポルコ・ガリアード

Porco é um Eldian e irmão mais novo de Marcel Galliard. Ele é um dos Guerreiros de Marley com a habilidade de se transformar em um Titã e o atual herdeiro do Titã Jaw.

Theo Magath - Tudo sobre Shingeki no Kyojin (Attack on titan)

Theo Magath テオ・マガト

Theo é o general dos militares Marleyanos, o sucessor de Calvi com o apoio de Willy Tybur.

Anteriormente um comandante da Unidade Eldian do exército Marleyan, ele liderou os Guerreiros Eldian na Guerra do Oriente Médio em Marley contra as Forças Aliadas do Oriente Médio, desempenhando um papel fundamental na vitória de Marley.

Marcel Galliard

Marcel Galliard マルセル・ガリアード

O irmão mais velho de Porco Galliard e amigo de infância de Reiner Braun, Bertholdt Hoover e Annie Leonhart. Ele fazia parte do grupo de Guerreiros enviados por Marley para atacar as Muralhas da Ilha Paradis no ano 845, mas sua missão foi interrompida pelo súbito aparecimento de Ymir como um Puro Titã. Ele possuía a habilidade de se transformar no Titã Jaw.

Historia Reiss

Historia Reiss ヒストリア・レイス

Historia é a atual Rainha das Muralhas. Ela é formada pelo 104º Corpo de Cadetes e ex-membro do Regimento Escoteiro. Ela também é filha ilegítima do nobre Rod Reiss e o último membro remanescente da família real Reiss.

Durante seus dias de cadete, ela passou pelo nome de Christa Lenz para assumir uma nova identidade, após ser coagida a renunciar ao seu nome e reivindicar a herança Reiss. Ela finalmente recuperou seu nome verdadeiro, tornando-se um recurso importante para o Regimento. Depois de um golpe de Estado bem-sucedido, Historia ascende ao trono e se torna a nova rainha das Muralhas, substituindo o antigo monarca fantoche.

Armin Arlert

Armin Arlert アルミン・アルレルト

Soldado do Scout Regiment, Armin também é amigo de infância de Eren Jaeger e Mikasa Ackermann. Embora pareça ser o mais fraco fisicamente do 104º Corpo de Cadetes, sua alta inteligência e gênio estratégico o tornam um recurso inestimável, embora ele não se considere um e seja conhecido por ter baixa auto-estima. Após a batalha do distrito de Shiganshina, ele tomou o poder dos Titãs de Bertholdt Hoover e se tornou o Titã Colossal.

Reiner Braun - Tudo sobre Shingeki no Kyojin (Attack on titan)

Reiner Braun ライナー・ブラウン

O Vice-Chefe Eldian dos Guerreiros e o principal protagonista de Shingeki no Kyojin (Attack on Titan) da perspectiva Marleyana. Ele é o filho ilegítimo de uma mãe Eldian e de um pai Marleyano que cresceu na zona de internamento de Libério. Eventualmente, ele foi selecionado quando criança para se tornar um dos Guerreiros de Marley. Desde muito jovem, ele herdou o poder do Titã Blindado.

No ano de 845, ele se infiltrou na Ilha Paradis ao lado de Bertholdt Hoover, Annie Leonhart e Marcel Galliard como parte de uma operação para recuperar o Titã Fundador. Ele se juntou ao Scout Regiment após graduar-se em 2º no 104º Corpo de Cadetes.

Annie Leonhart

Annie Leonhart アニ・レオンハート

Annie é formada pelo 104º Corpo de Cadetes e ex-integrante do Regimento da Polícia Militar. Sua habilidade excepcional com espadas e combate desarmado lhe rendeu a 4ª classificação, mas ela é conhecida por ser uma loba solitária.

A personagem possui a habilidade de se transformar em uma Titã conhecida como Titã Feminina. Ela treinou desde cedo com seu pai e é selecionada como uma das Guerreiras de Marley. No ano de 845, ela é enviada em uma missão para recuperar o Titã Fundador, junto com seus companheiros Guerreiros Reiner Braun, Bertholdt Hoover e Marcel Galliard. Como Titã Feminina, ela serviu como principal antagonista antes de ser exposta e derrotada pelo Scout Regiment. Após sua derrota, ela se cristalizou e foi deixada em estado de coma. Ela está atualmente sendo mantida no subsolo sob a custódia do Regimento de Escoteiros.

Gabi Braun

Gabi Braun ガビ・ブラウン

Gabi Braun é uma Eldian servindo nas Forças Armadas de Marleyan e prima de Reiner Braun. Ela é uma candidata que provavelmente herdará o poder do Titã Blindado.

Pieck Finger

Pieck Finger ピーク・フィンガー

Uma Eldian que serve como Guerreiros de Marley e é a atual herdeira do Cart Titan.

Pieck é um tanto doce e gentil, consistentemente demonstrado que se preocupa com seus companheiros Guerreiros e com os candidatos a Guerreiros. Ela é incrivelmente inteligente, capaz de deduzir rapidamente uma situação.

Quando os Guerreiros estavam discutindo a perspectiva de usar a família Tybur para ajudar em suas operações, ela foi capaz de descobrir as coisas rapidamente, e Zeke Jaeger sugere que isso acontece com bastante frequência. No entanto, Pieck geralmente se mostra bastante excêntrica.

Os titãs de Shingeki no Kyojin: Quem são eles – ou o que?

TItã Colossal - tudo sobre Shingeki no Kyojin (Attack on Titan)
Titã Colossal de Shingeki no Kyojin (Attack on Titan)

Os titãs de Shingeki no Kyojin são uma raça humanoide, mas são gigantes, irracionais e agressivos. Geralmente, não possuem sexo definido. Sua agressividade fez os humanos passarem a viver dentro das muralhas. E essas criaturas bizarras gostam de comer seres humanos, sendo que sua fonte de energia central é a luz do sol. Além disso, existem histórias inventadas sobre os titãs para esconder o fato que eles eram apenas seres humanos — Eldianos transformados por livre e espontânea pressão por soldados da nação Marley.

Existem vários tipos de titãs, como por exemplo os Titãs Puros. Esses mostram que só possuem um objetivo: devorar as suas vítimas. Enquanto isso, também existem os Titãs Originais que parecem ter motivação própria e parecem curtir os Titãs Puros.

Há nove Titãs Originais: Titã ColossalTitã Fundador, Titã de Ataque, Titã Encouraçado, Titã Fêmea, Titã Bestial, Titã de Transporte Titã Martelo de Guerra. Mas acha que já acabou? Também existem outros tipos de titãs, sendo eles os Titãs Anormais, Titãs do Muro, Titã de Transporte, Titã Blindado, Titã de Ataque, Titã Bestial (que é o único que se comunica através da fala), Titã Mandíbula e Titã Fundador. Titã Fundador é a “mãe” de todos os titãs.

Eu não quero me estender muito apenas nos titãs da obra, mas quem quiser saber mais poderá ler em nosso portal: Os titãs mais fortes da obra.

Os eldianos de Shingeki no Kyojin: quem são?

Eldia se refere a uma região da Ilha Paradis. Os eldianos de Shingeki no Kyojin existiram por mais de 2 mil anos e são compostos maiormente por Súditos de Ymir. Os Súditos de Ymir são aqueles que podem virar Titãs. Em tempos antigos, os Eldianos usaram Titãs para construir seus impérios e ganhar terras, destruindo muitos povos enquanto isso. Obviamente, isso daria várias conflitos internos, o que tornou Império de Eldia instável. Muitas famílias possuíam o poder dos Titãs e disputavam por poder!

O Império de Eldia desmoronou após a Grande Guerra de Titãs. Além disso, se perdeu boa parte do território assim como sete dos Nove Titãs Originais para a recém reconstruída Marley. Muitos dos Eldianos foram para a ilha de Paradis, o último território Eldiano restante, sob o comando de Karl Fritz, que ergueu as Muralhas.

A Tropa de Exploração

tropa de exploração - Tudo sobre Shingeki no Kyojin (Attack on titan)

A Divisão de Reconhecimento, também conhecida como a Tropa de Exploração, é a divisão militar treinada para lidar com os titãs. Os membros da divisão ficam sempre focados na pesquisa sobre os titãs e na exploração do território além das Muralhas, geralmente procurando recursos. As Asas da Liberdade representam a sua insígnia, simbolizando esperança.

Eles possuem muitos deveres, relacionados a reconquistar o seu território, pesquisar sobre os titãs e também procurar por recursos. Muito da biologia dos titãs foi descoberto justamente pela Tropa de Exploração.

Lançamentos

Quando lançou os mangás de Shingeki no Kyojin (Attack on titan)?

Como dito anteriormente, o mangá começou a ser lançado no Japão em setembro de 2009. E foi concluído após onze anos, com o lançamento capítulo 139º em 9 de abril de 2021. O mangá só chegou no Brasil em novembro de 2013, publicado como Ataque dos Titãs e comercializado atualmente pela Loja Panini e pela Amazon. Até o momento, tem 34 volumes na Loja Panini.

A série em mangá também tem Spin-Offs, sendo o principal Ataque dos titãs: Antes da Queda. O spin-off foi escrito por Ryo Suzukaze e Hajime Isayama, contendo 16 volumes comercializados no Brasil pela Loja Panini. Seguindo os gêneros terror e ação, o primeiro volume começa narrando um ocorrido de 70 anos antes de existir Eren Yaeger! A cidade de Shingashina enfrentou o terror quando uma viúva de um membro da tropa de exploração, Helena, liderou um grupo em sacrifício a qualquer titã disposto a devorá-la. Ela não se importava mais com a segurança dos inocentes. Karuru e Sorumu tentam evitar uma tragédia, mas foi em vão.

Bom, Ataque dos titãs: Antes da Queda é o spin-off principal, mas não é o único. Tanto que os Episódios especiais de Attack on Titan que estrearam em dezembro foram inspirados nos spin-offs. Por exemplo, os episódios 4 e 5 adaptam o mangá spin-off Attack on Titan: Sem Arrependimentos, escrito por Yasuko Kobayashi. Além disso, ha episódios adaptando Attack on Titan: Lost Girls, a série de romances spin-off escrita por Hiroshi Seko, o mesmo roteirista do anime.

Vocês já leram algum spin-off? Se sim, então nos contem seus favoritos nos comentários!

E também tem Light novels, não tem?

Sim, e a primeira escrita se chama Shingeki no Kyojin: Before the Fall, contendo 3 volumes publicados entre 2011 e 2012 no Japão. Essa light novel foi escrita por Ryō Suzukaze e ilustrada por Thores Shibamoto. Posteriormente, foi feita a segunda light novel chamada Shingeki no Kyojin Kakuzetsu Toshi no Joō, escrito por Ryō Kawakami e ilustrado por Range Murata. O primeiro volume foi lançada em 2014 e o segundo em 2015.

Quando lançou o anime Shingeki no Kyojin (Attack on titan)?

A adaptação em anime foi anunciada em dezembro de 2012, com a produção do estúdio Wit Studio e direção de Tetsurō Araki. A exibição da primeira temporada começou em 7 de abril de 2013. Possuindo um total de 25 episódios, finalizou também em 28 de setembro de 2013. Posteriormente ao sucesso no Japão, os serviços de streaming apostaram em Shingeki no Kyojin (Attack on Titan), que logo se tornou febre mundial.

Diferenças entre o mangá e o anime (Listar todas as diferenças entre o mangá e o anime e explicar porque existe essa diferença entre as versões)

Diferenças entre o mangá e o anime

A maioria das adaptações para o cinema ou para as séries em animes acabam tendo algumas diferenças, mesmo que sejam mínimas. Muitas vezes, a adaptação apenas resume a obra original, mas já outras tem diferenças mais gritantes. Sinceramente, não costumo entender porque de certas diferenças tão gritantes, mas pode acontecer dos diretores terem uma ideia melhor para algum fato ou simplesmente não caber direito numa cena de anime e cinema.

De qualquer forma, tem 10 diferenças entre o mangá e o anime de Shingeki no Kyojin (Attack on Titan):

1. Sasha é muito mais importante no anime do que no mangá

Na adaptação em anime, Sasha é uma das principais personagens, mas não possui a mesma relevância nos mangás. O autor já revelou que quase matou a personagem ainda nos primeiros volumes!

2. O treinamento dos protagonistas no anime

No mangá, não mostrou o treinamento militar dos protagonistas Eren, Mikasa e Armin. Para ganhar maior simpatia do público, a produção desejou mostrar um pouco desse treinamento no anime!

3. A risada de Annie existe só no anime!

Muitos fãs acharam a risada de Annie bem macabra e assustadora, no episódio que se revela que ela é a Titã Fêmea. A cena da risada malígna até que foi desenhada por Isayama, mas ele acabou descartando dos mangás. Para o anime, ficou ótimo!

4. Eren não conseguiu derrotar Annie no mangá!

A luta entre Annie e Eren foi épica no anime, mas no mangá, Eren nunca teria conseguido se não fosse pela ajuda da Mikasa!

5. Eren Berserk no mangá? Não mesmo!

Eren conseguiu derrotar Annie sozinho no anime por possuir uma forma berserk. No modo berserk, ele fica muito mais poderoso, mas não existe no mangá. E essa diferença irritou muitos fãs, pois não mostrou a importância da Mikasa nessa batalha e não mostrou como a raiva sempre atrapalha Eren!

6. A personalidade dos protagonistas

As personalidades de Eren, Mikasa e Armin têm diferenças entre o anime e o mangá, e essas diferenças já deixam alguns fãs inquietos. Nos mangás, Mikasa é mais extrovertida e Armin é menos submisso. Eren é sim muito movido por seu desejo de matar todos os Titãs, mas também pelo seu desejo de liberdade.

7. Os religiosos fanáticos

No mangá, existem menos cenas com os religiosos fanáticos. Por exemplo, no anime há cenas deles falando ao público sobre os segredos das muralhas, mas não acontece isso nos volumes dos mangás!

8. Diminuíram as cenas de Armin!

Certamente, uma das mudanças mais estranhas! O cara é um dos principais da obra, mas teve cenas e falas excluídas do anime. Por exemplo, quem fez Eren voltar ao normal no início da história foi o Armin, mas na primeira temporada do anime mostraram Mikasa fazendo isso!

Obviamente, isso também afetou a relação entre Eren e Armin. No anime, mostra apenas a Mikasa em volta de Eren!

9. A morte de Carla

Algumas mortes são mais sangrentas e violentas no mangá do que no anime, como por exemplo a morte de Carla, mãe de Eren. Talvez, essa mudança também seja para ajudar a conquistar maior público, pois não é todo fã que gosta de ver tanta morte bizarra!

10. A história de Ymir

Muitos acharam confusa a história de Ymir no anime. Entretanto, tal fato foi mostrado tempão depois na série em mangá! Quem já acompanhava os mangás, compreendeu melhor.

Final alternativo no mangá de Shingeki no Kyojin (Attack on Titan)

O final do mangá de Shingeki no Kyojin (Attack on Titan) dividiu muitos fãs: ou a pessoa adorou ou a pessoa odiou profundamente. Ou a pessoa considerou o final da jornada dos protagonistas como algo honroso ou então um desastre total. Um grupo de leitores de diveros locias do mundo se juntou e criou uma versão alternativa: Attack on Titan no Requiem.

O projeto está sendo realizado por 19 pessoas que prometeram reescrever o final da obra de Hajime Isayama e entregar aos fãs. Segundo eles, o final canônico não foi feito com a mesma seriedade inicial. Com isso, eles reescreveram os três últimos capítulos (137, 138 e 139).

As primeiras partes já foram lançadas em inglês no site oficial: AoT no Requiem.

Agora, estou curiosa: e qual será o final do anime? O diretor preferiu criar uma própria versão ou seguiu o mangá?

Leiam também: Shingeki no Kyojin 139: O que esperar do fim do mangá?

Ataque dos Titãs: O Fim do Mundo (2015)

Ataque dos Titãs: O Fim do Mundo

Agora, precisamos falar de Ataque dos Titãs: O Fim do Mundo!

Particularmente, estou gostando da maioria das live-actions que estou assistindo, vindas do universo dos mangás. Tanto que dois dos Os melhores filmes de 2021 foram Samurai X – A Origem e Samurai X – O Final. Entre os vários exemplos que podemos citar, foi a adaptação cinematográfica Ataque dos Titãs: O Fim do Mundo, lançado em 2015 no Japão e disponível para a Netflix e a Vivo Play!

A aventura foi dirigida por Shinji Higuchi, contando com Yusuke Watanabe no roteiro e com o elenco Haruma Miura, Hiroki Hasegawa e Kanata Hongo. Em 2018, teve a continuação. Embora eu tenha achado interessanto, o filme não foi tão bem aceito assim pela crítica.

Ok, mas vale a pena assistir ou ler o mangá?

Ok, mas vale a pena assistir ou ler o mangá? Todos os fãs certamente dirão que sim. No início do texto, tentei deixar explícito o porque de ter cativado tanto o público. Se você gosta de obras com muita ação e muita aventura, então poderá gostar muito da obra! Só precisará ter um estômago forte, pois há muitas batalhas cruéis e muitas cenas tristes.

Muitos dos membros do Meta Galáxia acompanha a franquia fielmente, portanto conteúdo relacionado não está em falta. Além de nossa reportagem sobre os titãs mais poderosos, nós já falamos do filme de Shingeki no Kyojin que fechará a história e postamos um Top 10 Tatuagens de Shingeki no Kyojin.

E as nossas análises e resenhas até o momento:

Ordem Cronológica

“Ok, mas não devemos assistir ao anime e ler os mangás conforme ordem de lançamento?”

Geralmente, é exatamente isso que eu faço! Entretanto, muitos fãs preferem a ideia de ver conforme a cronologia da história. Então, eu quis trazer a ordem de lançamento e a ordem cronológica do anime:

Ordem de lançamento:

I. Série de TV

  • Shingeki no Kyojin temporada 1 (2013)
  • Shingeki no Kyojin temporada 2 (2017)
  • Parte 01 de Shingeki no Kyojin terceira temporada (2018)
  • Parte 02 de Shingeki no Kyojin terceira temporada (2019)
  • Shingeki no Kyojin temporada final parte 01 (2020)
  • Shingeki no Kyojin temporada final parte 02 (2022)

II. Filmes

  • Shingeki no Kyojin (Attack on Titan): Arco e Flecha Carmesim (2014)
  • Attack on Titan: Asas da Liberdade (2015)
  • Shingeki no Kyojin (Attack on Titan): Crônica (2020)

III. OVAs

  • Notebook de Ilse: Record of a Fallen Soldier (2013)
  • Um visitante repentino: a maldição torturante da adolescência (2014)
  • Socorro (2014)
  • Uma escolha sem arrependimentos: parte um (2014)
  • Uma escolha sem arrependimentos: parte dois (2015)
  • Wall Sina, Goodbye: Part One (2017)
  • Wall Sina, adeus: parte dois (2018)
  • Perdido no mundo cruel (2018)

IV. Spin-Offs

Ataque a Titã: Junior High (2015)

Ordem cronológica

  • Shingeki no Kyojin temporada 01
  • OVA Shingeki no Kyojin: Caderno de Ilse: Registro de um Soldado Caído
  • Um visitante repentino: a maldição torturante da adolescência
  • Aflição
  • Uma escolha sem arrependimentos: parte um
  • Uma escolha sem arrependimentos: parte dois
  • Shingeki no Kyojin temporada 02
  • Wall Sina, adeus: parte um
  • Wall Sina, adeus: parte dois
  • Shingeki no Kyojin temporada 03
  • Perdido no mundo cruel
  • Shingeki no Kyojin temporada final

Se você acha que existe uma forma melhor para assistir ao anime, pode deixar nos comentários!

Curiosidades

Por que a maioria dos fãs não gostou do final da história?

O fato de existir um grupo escrevendo um final alternativo para o mangá é justamente porque muitos fãs não gostaram do final. Mas por que exatamente não gostaram?

A maioria dos argumentos: a sensação que o final foi forçado. A obra precisava finalizar, mas acharam que o autor não teve o mesmo carinho inicial de quando começou os primeiros capítulos. Além disso, é muito frustante ver a morte ou o sofrimento dos nossos personagens favoritos. O final do mangá não foi nada feliz!

Existe um universo alternativo?

Hajime Isayama escreveu o volume Shingeki no Kyojin AU, criada a partir do volume 22 da história principal. Está em um contexto diferente da saga original: a narrativa se ambienta em uma High School americana, em que cada personagem vive situações normais e cotidianas. Por exemplo, os personagens estudam matérias normais, vão ao cinema e tudo mais! Infelizmente, não é fácil de achar a obra no Brasil.

Por que o anime Shingeki no Kyojin mudou de estúdio?

Muitas pessoas estranharam isso: por que mudou de estúdio, na hora de fazer a temporada final?

Inicialmente, o anime era produzido pelo Wit Studios. Entretanto, o estúdio abandonou o projeto após o terceiro ano. Alegaram que o tempo para a produção estava curto demais. Portanto, a galera do estúdio MAPPA foi bastante rápido e se ofereceu pra continuar a produção do anime. A equipe teve três meses para a pré-produção e mais seis meses para a finalizar tudo. Para um trabalho mais cauteloso, muitos estúdios realmente consideram o tempo curto demais!

Ainda mais que todas as temporadas anteriores puderam ter um mínimo de 12 meses para se produzir. Então, a pressão para a equipe também era menor. Outro ponto que pode ter afetado: alguns membros do estúdio MAPPA reclamou dos ataques dos fãs. Eu sei que sempre ficamos ansiosos para ver a continuação de nossas obras favoritas, mas chegar a assediar e atacar o estúdio é tenso!

Shingeki no Kyojin é shounen ou seinen?

Uma coisa que pode confundir alguns fãs: qual a demografia de Shingeki no Kyojin (Attack on Titan)? No Japão, Shounen e seinen são duas das expressões usadas para definir o público-alvo das obras. Shounen é mais focada no público jovem, enquanto seinen é mais adulto.

No Japão, Shingeki no Kyojin foi lançado como mangá shounen. No mundo ocidental, a obra chegou com a classificação indicativa +16, e posteriormente foi para +18. Nos padrões ocidentais, a obra é seinen por ser bastante violento. Realmente existe uma diferença entre a visão ocidental e oriental para as obras juvenis e obras adultas, e que confunde qualquer um!

Quer saber mais sobre as demografias? Leia no nosso portal:

Jogo Shingeki no Kyojin

Diretamente para a PlayStation, Attack on Titan: Wings of Freedom é um jogo eletrônico oficial da franquia. O jogo de ação foi lançado em 18 de fevereiro de 2016, no Japão. Em abril, a Koei Tecmo anunciou um lançamento ocidental na América do Norte e na Europa para agosto de 2016.

O visual do jogo combina com o da série de anime e apresenta um jogador lutando contra vários inimigos. Além disso, jogo apresenta dez personagens jogáveis. Inicialmente, apenas três podem ser selecionados, mas conforme os jogadores progridem no modo Ataque (história), mais personagens são desbloqueados. Esses personagens incluem Eren Yeager, Mikasa Ackerman, Armin Arlert, Jean Kirschtein, Connie Springer, Sasha Braus, Krista Lenz, Levi, Zoë Hange e Erwin Smith

E em conclusão, essa é a nossa matéria falando tudo sobre Shingeki no Kyojin! Contem nos comentários o que vocês acharam e se estão empolgados com a temporada final do anime!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here