O que é Seinen? E quais seus principais títulos?

Você já sabe o que é seinen? O público que lê mangás e assiste animes provavelmente já ouviu muito essa expressão, mas já sabe exatamente o que é? Já conhece os seus principais títulos?

72

O que é Seinen

O que é Seinen? E quais seus principais títulos?

Você já sabe o que é seinen? O público que lê mangás e assiste animes provavelmente já ouviu muito essa expressão, mas já sabe exatamente o que é? Além disso, também já conhece os seus principais títulos? Se você não conhece ainda, ou já conhece um pouco mas gostaria de entender melhor, acompanhe aqui a nossa matéria!

O que é seinen?

Seinen são os mangás e animes voltados para o público adulto, principalmente o público adulto masculino. Diferente do que muitos acreditam, seinen não se trata de um gênero de mangás e animações, mas sim uma classificação indicativa. Ou seja, as expressões Shounen, Shoujo, Seinen e Josei servem para mostrar para qual faixa etária uma obra é destinada.

Dá para notar que o conceito e critério que define a maturidade no Japão são diferentes para outros países ocidentais. Tanto que alguns animes são classificados como shonen, mas mudem para seinen ao serem lançados no ocidente. Podemos citar, por exemplo, Hokuto no Ken. No Japão, os mangás de Hokuto no Ken foram lançados em antologias shonen, mas no Ocidente os mangás foram considerados seinen.

Os gêneros mais comuns de animes mangás seinen são: ação, fantasia, ficção científica, comédia e esportes. Os traços dessas obras são bem mais pesados, além disso comumente são lembrados por serem menos cartunescos e com temas mais profundos. Quando é para o público feminino, o equivalente é o josei.

Origem

Os mangás seinen surgiu na década 1970 a partir do movimento gekigá. Tal movimento surgiu na década de 1950 trazendo histórias sérias, muitas vezes adorando trazer também críticas sociais e um estilo de desenho mais realista.

As obras seinen possuem variedade de estilos artísticos, mas nunca deixando de ter essa inspiração no estilo mais realista e nas críticas sociais. Além disso, também tem uma boa variedade de temas, e o exemplo mais interessante é Hellsing. Nada como uma boa história de vampiros cruéis, mas que também mostra como é a humanidade.

E sempre há a dúvida sobre a diferença entre seinen e as outras classificações, mas isso está nos temas e no conteúdo maduro. Ainda usando a obra Hellsing como exemplo, tal obra possui a temática muito violenta e que não se adequa em revistas infanto-juvenis. Lutas, mortes e sangue enchem as cenas dessa obra! Cenas de sexo também são comuns em obras seinen. Por sinal, como as obras seinen são focadas no público masculino, alguns títulos poderão ter como característica apenas as garotas sendo sensualizadas. Por exemplo, em Evangelion 3.0+1.0: A Esperança vemos tal característica.

5 títulos seinen

Existem títulos seinen famosos no ocidente. Nós temos um Top 15 animes Seinen, mas aqui nós selecionamos 5 que são exemplos importantes importantes, além de ótimas recomendações:

Hellsing Ultimate

Episódios: 13 + 1 OVA
Disponível: Netflix

O anime Hellsing é bastante famoso, mas veio da série de mangá escrita e ilustrada por Kouta Hirano. Os capítulos do mangá tiveram o seu lançamento entre 1997 e 2008. A obra fala das atividades secretas da Organização Hellsing, especializada em combater vampiros, ghouls e outros inimigos sobrenaturais que ameaçam a Inglaterra.

Produzida por Gonzo Digimation e dirigida por Umanosuke Iida, a série em anime foi transmitida pela Fuji Television no Japão entre 10 de outubro de 2001 a 16 de janeiro de 2002.

Para quem gosta de obras envolvendo o sobrenatural (e criaturas realmente cruéis), está aqui uma boa indicação!

Darker than Black

Darker than Black

Episódios: 26

A série de anime foi criada e dirigida por Tensai Okamura e produzida pelo estúdio Bones. Estreou no Japão em 5 de abril de 2007 na MBS, TBS e estações afiliadas. Posteriormente, a revista Monthly Asuka lançou a adaptação em mangá.

O seu enredo é sobre a nova geração de agentes secretos, conhecidos como Empreiteiros, e que rondam o submundo. Os agentes exercem poderes sobrenaturais bizarros, o que causa bastante derramando sangue em ambos os lados da lei.

O mais mortal agente é o assassino mascarado BK201, o Ceifador Negro, que possui identidade e intenções desconhecidas – mas agora as regras mudaram.

Ajin: Demi-Human

Aijin - O que é Seinen

Episódios: 26 + 1 OVA + filme
Disponível: Netflix

Ajin começou como uma série de mangá escrita e ilustrada por Gamon Sakurai. Logo então teve a adaptação em uma trilogia de filmes de anime, assim como uma série de anime de 2016. O sucesso de Ajin foi tanto que também ganhou a adaptação em filme live-action, lançada em 30 de setembro de 2017.

A obra narra sobre o personagem Kei, um rapaz que descobriu ser um Ajin após ser atropelado por um caminhão. O seu corpo foi todo desmembrado, mas ao mesmo tempo estava ali em pé. Então, não demora para que o governo procure por Kei, e só há uma pessoa em quem ele possa confiar.

Fate/Zero

O que é Seinen - Fate/Zero

Episódios: 25
Disponível: Funimation, Netflix e Crunchyroll

Fate/Zero começou como uma light novel escrita por Gen Urobuchi e ilustrada por Takashi Takeuchi. A obra narra a história da Quarta Guerra do Santo Graal, um secreto torneio mágico que acontece na Cidade de Fuyuki, Japão.

Nesse torneio, sete magos conhecidos como Mestres dos Servos invocam almas lendárias e heróis de todos os tempos, que lutam em uma batalha mortal onde o vencedor obtém o Santo Graal, um lendário cálice mágico capaz de conceder desejos. Um dos magos é Kiritsugu Emiya, conhecido como um impiedoso assassino.

One-Punch Man

O que é Seinen - One-Punch Man

Episódios: 24 + 13 OVAs
Disponível: Crunchyroll

Certamente um dos melhores e mais conhecidos animes da atualidade, que mostra Saitama, um sujeito que virou herói apenas por diversão. Após realizar um “treino especial”, ele ficou tão poderoso que consegue derrotar seus oponentes com um único soco.

Ao lado de Genos, seu fiel discípulo ciborgue, agora Saitama decide encarar seus deveres como herói profissional da Associação de Heróis. Mas isso coincidiu com a época em que monstros têm aparecido com maior frequência.

A obra começou como uma série de webcomic criada pelo autor One, publicada desde 2009. Rapidamente, One Punch-Man viral, alcançando milhões de acessos apenas durante o ano 2012. Então, não deixariam de fazer um anime, não é mesmo?

E certamente também fizemos a Resenha do sensacional anime One Punch Man.

Gostaram da matéria sobre o que é Seinen e seus principais títulos? Se sim, então não deixem de comentar e compartilhar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here