Em continuação ao que já citamos aqui sobre o Dia Nacional do Rap, vamos falar sobre um tema tanto quanto polêmico dentro da cena do gênero musical, os raps geeks.
Em algum momento da sua vida desde a popularização do Youtube, você já deve ter esbarrado em algum rap de anime ou alguma pessoa próxima já deve ter cantado algo perto de você. Com o passar dos anos, não só o Youtube, como outras plataformas de áudio se tornaram um canal para a propagação da música desses artistas deste gênero que vem ganham mais número a cada dia.
Utilizando do rap e suas variantes, um gênero que a cada ano vem ganhando mais holofotes, esses artistas cantam sobre os vários personagens e enredos de animes, jogos e séries. Esse movimento angaria cada vez mais seguidores e streams/visualizações para o gênero. Alguns exemplos de como está acontecendo são os números de alguns dos principais artistas do gênero:
- O grupo 7 Minutoz conta com 12,6 milhões de inscritos e 3,9 bilhões de visualizações no Youtube, 691,5 mil ouvintes mensais no Spotify e 699 mil seguidores no Instagram.
- O rapper Tauz possui 9,28 milhões de inscritos e 2,3 bilhões de visualizações no seu canal principal do Youtube (sem contar com sua conta secundária), 156,8 mil ouvintes mensais no Spotify e 364 mil seguidores no Instagram.
- O rapper MHRAP conta com 3,1 milhões de inscritos e 1,03 bilhões de visualizações no Youtube, 451,6 mil ouvintes mensais no Spotify e 425 mil seguidores no Instagram.
O interessante de falar sobre isso no Dia Nacional do Rap é que, o rap inicialmente é um gênero musical de protesto, e conforme os anos passados, foi abrangendo ainda mais seus temas e vertentes, o que possibilitou também a crescente do rap geek. O que pode unir a paixão pelo universo da cultura geek com a paixão pelo estilo musical de quem curte as duas coisas.
A polêmica gerada em torno do rap geek atualmente é o mesmo ponto. A falta do “protesto” em si nas linhas sendo substituído por história/biografia de personagens de anime, filmes e séries é uma das críticas de alguns fãs de rap. Além disso há também um certo preconceito ainda girando em torno do universo geek e o estereótipo do “nerd” com coisas do universo do rap. Porém, já vimos na matéria anterior sobre rap e animes que isso vem mudando bastante junto com os novos rappers e suas referências, e também a nova fan base do gênero musical.
Conheça aqui um dos principais nomes desse cenário rap geek atual:
7 MinutoZ
MHRAP
Tauz
TK RAPS
Enygma Rapper
Felícia Rock
Byakuran
Takr
Anirap
VG Beats
Confira uma playlist do Spotify com essas e outras músicas.
Uma menção honrosa para MC Maha, que também se destaca nesse cenário otaku musical, mas cantando um “funk proibidão” com anime.