O que é dark fantasy? Venha saber sobre o gênero de Berserk, Vampyr e Dark Souls!
Hoje, decidimos trazer um gênero que é muito querido pela equipe do Meta Galáxia e pelo público gamer e otaku: é o gênero Dark Fantasy, que traz uma maior intensidade nas obras de fantasia. Ok, mas o que é Dark Fantasy exatamente? Quais as suas principais obras? Convido você vir conferir tudo sobre esse gênero sensacional que está presente não só em jogos eletrônicos e animes, mas na literatura e cinema também!
O que é dark fantasy?
Dark Fantasy (em português brasileiro, fantasia sombria) são histórias em universos de fantasia, mas que contém características específicas e que possui ambientes muito mais sombrio. Por exemplo, você verá que muitas obras de fantasia sombria utilizam da Era Medieval da Europa como inspiração. Contudo, o seu foco mesmo é a decadência e o horror. Literalmente, pode ser aquela obra trevosa que você está pensando. No título, já demos 3 exemplos: Berserk de Kentaro Miura e os jogos eletrônicos Vampyr e Dark Souls!
Muitas dessas obras contam com uma civilização em decadência tentando sobreviver em um mundo brutal. É uma vibe similar a de The Walking Dead, sabe? Outro detalhe é que algumas dessas obras até poderá ter criaturas bonitas como fadas e guardiões, como por exemplo aqueles espíritos guardiões do Nioh que são lindíssimos. Entretanto, é mais raro de vermos em uma fantasia sombria e geralmente são só para colaborar com a aventura do herói. Afinal, o comum é lidarmos com vampiros e demônios. Talvez, zumbis. Afinal, geralmente vai ser uma vibe The Walking Dead ou Drácula de Bram Stocker. Talvez, a característica mais importante é que as obras de fantasia sombria amam entregar a sensação de constante sufoco e tristeza.
Como o gênero Dark Fantasy nasceu?
É difícil saber ao certo como o gênero Dark Fantasy nasceu. Muitos autores dão os créditos a autora Gertrude Barrows Bennett (1884-1948), que escrevia sob o pseudônimo Francis Stevens. Embora ela realmente tenha escrito muitos romances e contos interessantes na fantasia sombria, o conto Máscara da Morte Rubra, por Edgar Allan Poe em 1842, é creditado por ter iniciado a fantasia sombria.
E essa discussão para por aqui? Não. Frankenstein, famoso romance por Mary Shelley, foi publicado em 1818, e muitos reconhecem como um dos primeiros romances góticos e a primeira ficção científica. Os últimos séculos foram repletos de obras de Dark Fantasy (ou fantasia sombria), isso é um fato! Temos bastante coisa no mundo da literatura, animes e mangás, jogos eletrônicos e cinema. Filmes de animação famosos e que são da fantasia sombria: O Estranho mundo de Jack e A Noiva Cadáver, famosas obras de Tim Burton. Abaixo, trago muitos exemplos no mundo dos animes e mangás e dos jogos eletrônicos.
Obras de fantasia sombria no mundo dos animes e mangás
Certamente, é muito mais fácil compreender o que é um determinado gênero quando se tem exemplos, não é mesmo? Um grande exemplo no mundo dos animes e mangás que posso repetir aqui é Berserk, pois há um clima pesado de um mundo amaldiçoado.
A história de Berserk se passa em um mundo medieval sombrio e violento, onde seres humanos, demônios e criaturas monstruosas coexistem. O enredo segue a vida de Guts, um mercenário solitário e brutal, conhecido por sua habilidade no combate com sua espada gigante, a “Dragão Matador de Demônios”. Guts busca vingança contra um demônio chamado Griffith, que anteriormente era seu amigo e líder de um grupo de mercenários chamado Bando do Falcão.
Ao longo da história, Guts enfrenta desafios terríveis e enfrenta diversos inimigos, incluindo demônios, cultos religiosos corruptos e outras criaturas malignas. A narrativa explora temas como a natureza da humanidade, o destino, a ambição, a violência e a luta contra forças além do controle humano.
Além de Berserk, atualmente contamos com “Attack on Titan” (Shingeki no Kyojin), situado em um mundo onde a humanidade está à beira da extinção devido aos ataques de gigantes humanoides conhecidos como Titãs. O anime explora temas como desespero, sobrevivência e a luta da humanidade contra forças além de sua compreensão. Outros importantes exemplos são Chainsaw Man, Hell’s Paradise, Darker than Black e Tokyo Ghoul.
Uma de minhas obras favoritas de fantasia sombria, falando-se especificamente de animes e mangás, é Death Note. Embora não seja ambientado em um mundo de fantasia tradicional, essa é uma obra psicológica e sombria. Death Note acompanha Light Yagami, um estudante que encontra um caderno sobrenatural capaz de matar qualquer pessoa cujo nome seja escrito nele. Light começa a usá-lo para punir criminosos, mas seu jogo mortal com um detetive chamado L coloca-o em um caminho obscuro. Eu também amo Claymore, que segue Clare, uma guerreira conhecida como Claymore, que caça demônios chamados Yoma em um mundo medieval sombrio. As Claymores são meio humanas e meio Yoma, lutando para proteger os humanos enquanto enfrentam a ameaça de perder sua humanidade.
Obras de fantasia sombria no mundo dos jogos eletrônicos
Falando-se especificamente no mundo dos jogos, há vários exemplos, incluindo o jogo The Age of Decadence. Aqui, você não pode confiar em ninguém e deve pensar só em si mesmo – sim, bem egoísta mesmo. Uma outra franquia famosa de Dark Fantasy é Dark Souls, que também originou o subgênero soulslike. Possivelmente, é uma das obras de fantasia sombria mais famosas atualmente, ao menos no quesito de jogos eletrônicos.
Um outro exemplo é Dragon’s Dogma, que posteriormente rendeu uma minissérie em anime e dois mangás. Também há o anteriormente citado soulslike Nioh, que é uma fantasia sombria lindíssima que aproveita também elementos medievais tanto da Europa e do Japão. Para quem prefere algo distinto e não necessariamente dentro do medieval, poderá optar por Vampyr – que seria no período moderno – e Castlevania: Lords of Shadow. Só no mundo dos jogos, são muitas opções! Cuidado, pois as obras de fantasia sombria comumente são para o público mais adulo.
Outros jogos que são grandes exemplos de Dark Fantasy são: a franquia Diablo, Hollow Knight, Sekiro: Shadows Die Twice, Demonicon, Salt and Sanctuary, Hellblade: Senua’s Sacrifice, Blackthorne e Bound by Flame. Inclusive, Diablo é uma franquia que gosto muito e que, agora em 2023, teve o novo lançamento: Diablo IV!
The Witcher
Em último lugar, mas não menos importante: uma outra fantasia sombria é a saga de livros The Witcher, criada por Andrzej Sapkowski e que inspirou os jogos e a adaptação para a Netflix. Válido ressaltar que embora possua alguns momentos bonitos e coloridos em The Witcher, isso é algo que pode perfeitamente existir na fantasia sombria. O que o define como fantasia sombria é todo o sufoco em que os bruxos (e qualquer outra pessoa) vivem: Geralt sempre está matando monstros esquisitos e que só surgiram após uma conjunção de esferas. Ou seja, um fenômeno astronômico que fez uma bagunça louquíssima no universo. O planeta que Geralt vive não deveria nem ter humanos, pois era um planeta élfico.
Essas são as principais obras de Dark Fantasy / Fantasia Sombria. Certamente, existem muito mais obras do gênero por aí, e apenas esperando pela gente para conhecê-las e apreciá-las! E eu gosto muito de Dark Fantasy, então era perigoso eu me extender demais. Conte para gente: você também é fã Dark Fantasy? Lembra-se de mais obras? Além disso, se você ainda não conhecia muito bem, conseguiu compreender o que é o gênero? Pode perguntar se ficou qualquer dúvida!
Você sabia que o portal Meta Galáxia possui muitas resenhas e análises? Se procura por mais jogos legais, então leia algumas de nossas últimas publicações: Game Review: Sand Land, baseado no mangá de Akira Toriyama, Review Resident Evil 4 Remake, Game Review de Ereban: Shadow Legacy, uma aventura furtiva lindíssima – e difícil e Review de Affogato, o RPG estratégico de anime e magia! Além disso, também temos Análise de The Quarry, o mais novo jogo eletrônico de suspense interativo e Review de Sunshine Manor: O que achamos do novo jogo de terror da desenvolvedora Fossil Games! Os fãs de fantasia precisam conferir a análise de Wo Long: Fallen Dynasty: Vale a Pena?? Também não podemos nos esquecer: Meta-review Sea of Stars (PS4) – Onde o clássico e o moderno se complementam com maestria! Além disso, você também pode ler a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises.
[…] O que é dark fantasy? Venha saber sobre o gênero de… […]
[…] O que é dark fantasy? Venha saber sobre o gênero de… […]