O que é MMORPG? Quais suas principais características?

(Reprodução: World of Warcraft - Blizzard Entertainment)
(Reprodução: World of Warcraft – Blizzard Entertainment)

O que é MMORPG? Quais suas principais características?

No mundo dos jogos eletrônicos, há muitas expressões que podem confundir o público. Alguns exemplos são o metroidvania, o Soulslike e o MMORPG! Mas afinal, o que é MMORPG? E quais suas características principais? Para muitos gamers, não é mais uma expressão nova, mas ainda pode ser estranho para muitas pessoas. Bom, mesmo assim você vai perceber que não é nada difícil de se compreender!

O que é um MMORPG?

(Reprodução: World of Warcraft - Blizzard Entertainment)
(Reprodução: World of Warcraft – Blizzard Entertainment)

Esse acrônimo frequentemente usado significa “Massively Multiplayer Online Role-Playing Game” e se refere a jogos em que centenas, senão milhares, de jogadores se reúnem no mesmo mundo para jogar o jogo lado a lado. Jogos MMORPG como World of Warcraft oferecem novas terras para viver, trocando sua vida normal por uma de aventura, lucro e perigo.


Um jogo de interpretação de personagens online e em massa para multi-jogadores (Massive Multiplayer Online Role-Playing Game) é um tipo de jogo on-line que suporta uma quantidade muito grande de jogadores simultâneos, a qual pode chegar a milhões, além de um ambiente de interação de estado permanente. Isso significa que todos os jogadores interagem com o ambiente virtual do jogo ao mesmo tempo e em tempo real, e que esse mesmo ambiente continua funcionando inclusive na ausência do jogador. Esse gênero permite aos jogadores a criação de personagens em um mundo virtual dinâmico online.

Há diferença entre MMO e MMORPG?

MMO é um termo que se popularizou graças aos MMORPGs. E normal haver uma confusão entre os termos, ainda mais que a maioria dos MMOs costumam ter elementos de RPG, como criação de personagem, pontos de experiência e aperfeiçoamento de habilidades. Contudo, válido dizer que não existiria duas expressões se fossem exatamente a mesma coisa! Os MMORPGs são apenas um tipo de MMO, que significa “Massively Multiplayer On-line” ou, traduzindo, Multiplayer Massivo On-line. Ou seja, são os jogos on-line em que centenas de pessoas podem se conectar ao mesmo tempo – e, se quiserem, jogarem juntas.

A história do MMORPG

Conforme o portal Segredos do Mundo (r7.com), esse termo surgiu em 1997 e foi usado por Richard Garriott, o criador de Ultima Online. Enquanto no RPG tradicional os jogadores assumem o papel de um personagem, no MMORPG eles controlam os avatares, bem como as interações com outros jogadores. Dessa forma, poderemos encontrar pessoas de mundo todo participando do mesmo jogo! Sim, todos ao mesmo tempo e interagindo entre si!

Além da interação simultânea, os jogos MMORPG precisam ser atualizados regularmente por seus produtores. Porque, o jogo está sempre funcionando. Além disso, a maioria deles exige taxas de manutenção dos jogadores, bem como taxas para realizar determinadas ações dentro do jogo.

Alguns dos MMORPG mais famosos são The Elder Scrolls Online, EVE Online, Guild Wars 2, Final Fantasy XIV Online, Tera Online, New World, Lord Of The Rings Online e Black Desert. Contudo, é difícil ver algum que tenha ficado tão famoso quanto World of Warcraft, lançado em 2004 pela empresa Blizzard Entertainment.

Afinal de contas, World of Warcraft é até hoje o MMORPG mais jogado da história. É difícil encontrarmos algum jogo que tenha causado um impacto tão grande na indústria de MMOs. Em seus melhores momentos, obteve a marca de 12,5 milhões de jogadores assinantes simultâneos. Esse jogo trouxe um sucesso jamais visto na indústria dos MMORPGs. Em muitos aspectos de seu sucesso, como o universo já estabelecido de Warcraft e o fato de a Blizzard Entertainment já ser uma desenvolvedora experiente e bem estabelecida, foi o fator de acessibilidade que muito contribuiu para sua vitória.

Características principais

Os jogos MMORPG funcionam a partir da criação de um personagem que poderá explorar o universo. Geralmente, em seu caminho, o personagem acumula itens e se torna mais poderoso, forte ou mágico quanto mais joga.

Dessa forma, existem ações a serem realizadas ao longo do jogo, chamadas de missões. Durante isso, o personagem principal tem a oportunidade de desenvolver características como força, habilidade, velocidade, poder mágico e muitas outras características. Geralmente, essas coisas são as mesmas, exceto para jogos.

Além disso, os jogos MMORPG exigem muito tempo e interação. No entanto, há recompensas no esforço, pois quanto mais você joga, mais poder, riqueza e fama o personagem ganha dentro do jogo.

Termos específicos

Há termos e abreviações específicos utilizados dentro dos jogos de MMORPG. Aqui, decidi listar alguns deles para que quem está começando agora!

Os termos que talvez sejam os mais importantes para se lembrar:

  • WoW – World of Warcraft
  • MMO – Massive Multiplayer Online ou multijogador, uma modalidade onde várias pessoas podem interagir e competir ao mesmo tempo.
  • MMORPG – Massive Multiplayer Online Role Playing Game é um MMO, mas onde o jogador tem a liberdade de explorar o mundo aberto.
  • RPG – Jogo de representação de papéis, é um tipo de jogo em que os jogadores assumem papéis de personagens e criam narrativas. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado. Além disso, as escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.

Você precisa aprender se quiser jogar MMORPG, mas pode ir com calma:

  • GG EASY – Good Game Easy, expressão utilizada pelos jogadores em campos de batalha quando o time quase perde a batalha, mas alcança a vitória nos últimos momentos de jogo.
  • Quest – Esse é o termo para “missão”, onde um NPC entrega tarefas para cumprir.
  • NPC ou PNJ – Non-player character, é um personagem “não-jogável‟ que normalmente entrega algumas missões, ou apenas faz parte da história do jogo.
  • PvP ou JxJ – Player versus Player. Envolve arenas, Rbg e Bg.
  • PvE ou JxA – Player versus Enviroment. Aqui é incluído o jogador contra o mundo “natural‟ dentro do mundo, dungeons e raids.
  • Campos de Batalha – Áreas fechadas onde acontecem conflitos em um período de tempo.
  • Raid – As raids são incursões em grupo à áreas hostis dentro do jogo onde a dificuldade é muito grande para se enfrentar sozinho.
  • Party – Um grupo de amigos e conhecidos que estão jogando juntos. Cada membro possui um papel a desempenhar: por exemplo, quem vai ficar curando enquanto os outros atacam?
  • DPS – Damage per Second, em português “dano por segundo‟.
  • Tanque – Tanque é o jogador que escolheu a especialização de “proteger”, ele segurará todo o dano do alvo principal.
  • Healer – Em português: curador, é um jogador que escolheu a especialização de cura.
  • Guilda – A guilda é uma associação de pessoas com os mesmos interesses.

E ai? Você já havia jogado alguns dos jogos citados aqui no artigo? Qual seu favorito? Conte para a gente!

Goiana. Arqueóloga, focada em Educação Patrimonial. Redatora. Escritora. Apaixonada pela Cultura Brasileira e pela Cultura Geek. Cosplayer nas horas vagas gótica e gamer. Aqui no Meta Galáxia, colaboro com matérias sobre o universo geek: notícias, entrevistas com cosplayers, listas de filmes e animes, análises de animes e jogos, curiosidades e muito mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here