Dez heroínas emblemáticas dos quadrinhos
Acredito que muitos aqui que estejam lendo são fãs de histórias de super-heróis, estejam eles no formato filme, série, quadrinho ou jogos eletrônicos. Correto? Contudo, hoje nós do Meta Galáxia gostaríamos de deixar um espaço exclusivo para elas: 10 das várias heroínas emblemáticas dos quadrinhos! Seja personagem da Marvel ou então seja personagem da DC, o importante é que o espaço é exclusivo para elas agora! Vamos conhece-las?
Tempestade
Certamente, preciso começar com uma de minhas heroínas favoritas: Tempestade (Storm, no original) é uma personagem do Universo Marvel Comics, alter-ego de Ororo Munroe, e membro dos X-Men. Sua primeira aparição foi em Giant-Size X-Men #1 (Maio de 1975). A personagem foi criada durante a Era do Bronze dos Quadrinhos pelo roteirista Len Wein e pelo desenhista Dave Cockrum.
Ela é a primeira grande personagem feminina da descendência africana nos quadrinhos e comumente vista como a super-heroína feminina mais importante da Marvel Comics, além de ter uma comparação favorável com a Mulher Maravilha da DC Comics.
Spider Woman
A história da Mulher Aranha é muito intrigante. Quando a jovem Jessica Drew sofreu envenenamento por urânio, seu pai injetou soro de aranha nela. Ela apareceu pela primeira vez na Marvel Comics em fevereiro de 1977, mais especificamente em Marvel Spotlight #32.
Jessica Drew é a Mulher Aranha original, mas outras personagens utilizaram a mesma identidade: Julia Carpenter, ex-integrante dos grupos Vingadores e Tropa Ômega; Mattie Franklin, que representou o Homem-Aranha por pouco tempo; Charlotte Witter, uma vilã que usou o nome e, em último lugar, Veranke, a rainha da raça extraterrestre Skrulls e que representou Jessica Drew durante um longo período de tempo.
Relacionado: Top 15 super-heróis britânicos no Universo Marvel
She-Hulk
A Mulher Hulk ganhou poderes de super-força após uma transfusão de sangue de seu primo Incrível Hulk. Ela também era membro dos Vingadores e do Quarteto Fantástico.
Ela aparece pela primeira vez em Savage She-Hulk #1, onde vemos Bruce visitando Jen na esperança de contar a ela sobre seus superpoderes. Infelizmente, seu encontro se interrompe por um grupo de mafiosos trabalhando para Nicholas Trask, que esperava atacar Jen em um plano de vingança. Jen leva um tiro no fogo cruzado, e Bruce acaba sendo o único que pode lhe dar uma transfusão de sangue – mesmo que ele reconheça que isso poderia expô-la à radiação gama. Jen então acorda, se transforma na Mulher-Hulk e decide ir atrás de Trask e seus homens.
Relacionado: Resenha de Mulher-Hulk: Marvel-Verse e She-Hulk: diferenças da origem na série e quadrinhos
Psylocke
Mais uma personagem do Universo Marvel Comics. Psylocke é um mutante com poderes telepáticos e telecinéticos que podem se concentrar em armas mortais. Psylocke é o alter ego de Elizabeth “Betsy” Braddock e é a irmã gêmea do capitão britânico Brian Braddock. Ela é uma artista marcial furtiva que pertence à equipe X-Men e sua primeira aparição em quadrinhos foi em 1976.
Ela começou a ter algumas premonições sobre o futuro e, após descobrir seu talento mutante, começou a trabalhar para a divisão PSI do STRIKE, divisão britânica da SHIELD ao mesmo tempo, até que todos os membros do Psyche começaram a ser assassinados. Com seu poder, Betsy consegue encontrar seu irmão que a salva e ao resto de Psique.
Elektra
Elektra Natchios, ou simplesmente Elektra, é uma personagem da Marvel Comics. Criada por Frank Miller, a personagem apareceu pela primeira vez em Daredevil #168 (Janeiro de 1981). Ela é um interesse amoroso do super-herói Demolidor, mas o sei estilo de vida acaba por dividir os dois.
Elektra é uma atleta e ginasta de nível olímpico. Ela também é uma excelente combatente corpo a corpo e artista marcial. Elektra é uma assassina que utiliza um par de sais como a sua arma de marca.
Supergirl
A adolescente Kara Zor-el que chegou na Terra, mas vindo do planeta moribundo Krypton. Ela é a nova garota da escola com todos os poderes do Super-Homem. A primeira vez que uma personagem chamada Supergirl apareceu foi em Superman #123 (agosto de 1958).
Em Action Comics # 252 (maio de 1959), começou uma nova série regular da personagem. Então, na versão original, a Supergirl era Kara-El, prima do Superman Kal-El. Ela sobreviveu à explosão kryptoniana porque a cúpula protetora de sua cidade de Argonautas estava intacta. Ao passar pela chuva de meteoros, os cofres e pisos do Argonauta foram perfurados e a radiação da criptonita começou a vazar do solo. Estava matando os kryptonianos lá fora; como último recurso, Zor-El enviou Kara à Terra para se salvar na única nave existente.
Ele veio para a Terra vestindo um uniforme semelhante ao de seu primo. Depois de encontrar o Superman, ele pediu que ele guardasse segredo até que decidisse apresentá-lo aos humanos. Kara então viveu em um orfanato (Meadville) sob o nome de Linda Lee. Ela usa uma peruca marrom com tranças para esconder o cabelo loiro. Mais tarde, ela foi adotada pelo casal Danvers e renomeada Linda Lee Danvers. Após um bom tempo, Super-Homem finalmente se revelou ao mundo. Supergirl também se juntou à Legião dos Super-Heróis.
Batgirl
Ainda com nossas personagens da DC Comics, Batgirl é Barbara Gordon, uma jovem confiante tão comprometida com a justiça quanto seu pai, o principal policial de Gotham City, o comissário Gordon. Quando seu pai super protetor a proíbe de entrar para a polícia, ela faz justiça com as próprias mãos. Em sua primeira aventura, ela auxiliou Batman e Robin a capturar o Mariposa Assassina.
Batgirl (Barbara Gordon) perdeu o movimento das pernas quando foi baleada pelo Coringa em Batman: The Killing Joke, de 1988. Incapaz de desistir da luta contra o crime, então ela tornou-se especialista em sistemas de informação, computadores, e adotou o nome “Oráculo”, disponibilizando informações via internet para ajudar todos os heróis e vigilantes. Junto com Black Canary e Huntress, ele forma o grupo conhecido como “Birds of Prey”. Ele teve um longo relacionamento com o Asa Noturna.
Capitã Marvel
Carol Danvers, a Capitã Marvel, uma das personagens mais poderosas dos quadrinhos e que transita tanto no cenário “urbano” quanto cósmico da Marvel. Os poderes dela incluem voo, força aprimorada e a capacidade de disparar rajadas de energia de suas mãos.
Ela apareceu pela primeira vez nos quadrinhos da Marvel em março de 1968, em Marvel Super-Heroes #13, como uma oficial da Força Aérea dos Estados Unidos e Chefe de Segurança de uma base militar restrita.
Relacionado: Capitã Marvel (MCU, 2019) – Resenha
Lois Lane
Não é exatamente uma super-heroína, mas é uma personagem que merece um destaque. Lois Lane é uma repórter investigativa do Planeta Diário em Metrópolis e o interesse amoroso do Superman. Ela apareceu pela primeira vez em Action Comics em 1938. Lois fez sua primeira aparição juntamente com o personagem principal, Clark Kent, na revista Action Comics #1. Ambos trabalhavam no Daily Star de Metropolis sob o comando George Taylor.
Elsa Bloodstone
Em último lugar, mas não menos importante, Elsa Bloodstone, personagem da Marvel Comics. O pai de Elsa era da Era Hiboriana e, quando descobriu um meteorito que caiu na Terra, toda a sua vida mudou. Ele lutou contra Tae Kwan S’yn por esta rocha estranha. Contudo, em meio ao confronto, o meteoro explodiu e parte dele foi lançado no peito de Bloodstone, tornando-o um imortal. Ele viajou pelo mundo procurando por Tae, matando monstros como ele fez.
Sabendo que um dia o Hellfire Helix viria à Terra e que ele foi escolhido para ser seu hospedeiro, ele se matou. Antes disso, ele conheceu Elise, e os dois se casaram. Eventualmente, ela deu à luz seu filho, e ele a deixou com uma gargantilha que continha um fragmento da Bloodgem. Então, Elsa Bloodstone seguiu os passos de seu pai e caçou monstros.
Se você é um grande fã de quadrinhos, portanto você também poderá gostar de nossas listas: 5 quadrinhos argentinos imperdíveis além de O Eternauta e Mafalda, 5 HQs imperdíveis de Marcello Quintanilha, vencedor do Prêmio Jabuti 2022 e Quadrinhos sobre a História do Brasil. Além disso, também temos 5 quadrinhos franceses para conhecer e 6 HQs imperdíveis da dupla Ed Brubaker e Sean Philips!