Guia Bleach: tudo sobre o anime e o mangá, teorias, resenhas e muito mais!
Bleach é o grande sucesso de Tite Kubo e estrelado pelo protagonista Ichigo Kurosaki, um jovem com o estilo rebelde que até consegue disfarçar que tem um bom coração e que pode ver espíritos. Com exceção do fato de “ver espíritos”, sua vida era completamente normal – e repleta de brigas por aí. Que tal um Guia Bleach: tudo sobre o anime e o mangá, teorias, resenhas e muito mais?!
Sempre atualizarei essa publicação, conforme postarmos mais conteúdo aqui no Meta Galáxia! Ou seja, toda vez que você voltar a esse guia, poderá ter alguma informação nova!
Aqui no Guia Bleach, você encontrará:
- Tudo sobre o anime
- Tudo sobre o mangá e onde ler
- Resenhas
- Teorias
- Notícias
- Outras obras do autor
Quem está por trás de Bleach?
Nada como começarmos nosso guia com os criadores de Bleach, não é mesmo? Originalmente, Bleach uma série de mangá escrita e ilustrada por Tite Kubo. O mangá recebeu serialização na revista semanal Weekly Shōnen Jump entre agosto de 2001 e agosto de 2016, com os capítulos compilados em 74 volumes e com publicação pela editora Shueisha em formato tankōbon. A série deu origem a uma franquia de mídia que inclui uma série de anime que foi produzida pelo Studio Pierrot e que recebeu transmissão no Japão entre 2004 até 2012.
Tanto o anime quanto o mangá de Bleach alcançaram um grande sucesso dentro e fora do Japão. Em 2005, o mangá obteve o prêmio Shōgakukan na categoria shōnen.
Quem é Tite Kubo e quais as suas principais obras?
Tite Kubo é um famoso mangaká japonês, conhecido principalmente por criar e ilustrar a série de mangá “Bleach”. Ele nasceu em 26 de junho de 1977, na cidade de Hiroshima, Japão, e começou a desenhar mangá desde muito jovem.
Sua obra mais conhecida, “Bleach”, foi serializada na revista Weekly Shonen Jump de 2001 a 2016. “Bleach” é um mangá de ação e fantasia que segue as aventuras de Ichigo Kurosaki, um adolescente com a habilidade de ver espíritos. Ele acidentalmente adquire os poderes de um Ceifeiro de Almas e se torna responsável por proteger os vivos do ataque de espíritos malignos conhecidos como Hollows. A série se concentra em batalhas emocionantes, mundo espiritual, tramas complexas e personagens cativantes.
Além de “Bleach”, Tite Kubo também trabalhou em outras obras, embora nenhuma tenha alcançado o mesmo nível de popularidade. Ele escreveu e ilustrou “Zombiepowder”, uma série de mangá que foi publicada de 1999 a 2000. No entanto, “Zombiepowder” foi cancelado após quatro volumes devido a sua baixa popularidade.
Após o término de “Bleach”, Tite Kubo lançou uma nova série chamada “Burn the Witch” em 2018. É um mangá de ação e fantasia que se passa no mesmo universo de “Bleach”, mas com uma história e personagens diferentes. “Burn the Witch” foi inicialmente lançado como um one-shot em 2018 e posteriormente recebeu uma serialização curta de quatro capítulos em 2020.
Qual o enredo de Bleach?
Ichigo Kurosaki é um estudante que possui a habilidade de ver, tocar e falar com os espíritos. Uma noite, Ichigo encontra a shinigami Rukia Kuchiki, e ela fica surpresa por ele conseguir falar com ela. Conversa que durou pouco, pois tinha um Hollow atacando na área, que é uma entidade espiritual malígna. Rukia se fere enquanto protege Ichigo e, como último recurso, decidiu entregar parte de seu poder a Ichigo, para que o rapaz enfrentasse o monstro. Ao conseguir derrotar o Hollow, entretanto, ele não consegue devolver o poder facilmente para a garota. Ou seja, ele acaba virando uma espécie de assistente de shinigami.
No dia seguinte, Rukia aparece na escola de Ichigo como um humano de aparência normal, pois ela não pode retornar à Sociedade das Almas até que recupere totalmente seus poderes de Shinigami. E Rukia fica meses por ali, até que a Sociedade das Almas a procure…
Quem são os personagens de Bleach?
Você já conhece os principais personagens de Bleach? Bleach possui muitos personagens, mas podemos trazer um pouco de seus personagens mais importantes e os dubladores da versão original japonesa e os dubladores brasileiros:
Ichigo Kurosaki (黒崎一護 )
Dubladores: Masakazu Morita e Yuki Matsuoka (criança) na versão japonesa, e Fábio Lucindo na versão brasileira.
É o protagonista, um estudante do ensino médio que tem a capacidade de interagir com os espíritos e que se torna um shinigami substituto, logo após absorver os poderes da shinigami Rukia Kuchiki.
A linhagem de Ichigo lhe confere a capacidade de extrair energia de três fontes diferentes: Quincy, Shinigami e Hollow. Seu pai, Isshin, um ex-capitão Shinigami, é responsável por transmitir a herança de energia Shinigami, enquanto sua mãe, Masaki, uma Quincy de sangue puro, é responsável por transmitir as energias Quincy e Hollow herdadas. Para conhecer mais sobre o protagonista, você poderá conferir em nosso portal: Bleach: Os poderes de Ichigo Kurosaki.
Rukia Kuchiki (朽木 ルキア)
Dubladores: Fumiko Orikasa na versão japonesa e Tatiane Keplmair na versão brasileira.
É uma shinigami que foi enviada para a cidade de Karakura para eliminar todos os hollows daquele lugar. Apesar de sua aparência física ser parecida de um adolescente, na verdade ela é mil anos mais velha do que Ichigo. No início da narrativa, Rukia é forçada a transferir seus poderes para Ichigo e, portanto, assumiu um estilo de vida temporário como um ser humano normal.
Orihime Inoue (織姫黒崎)
Dubladores: Yuki Matsuoka na versão japonesa, e Melissa Garcia e Luisa Porto na adaptação brasileira.
É uma colega de classe de Ichigo, ligada a ele por sua amiga Tatsuki Arisawa. Ela é uma órfã que foi criada por seu irmão mais velho, Sora. No entanto, ele morreu em um acidente de carro, deixando-a sozinha. Originalmente, ela não tinha poderes psíquicos, mas ao longo da série, ela desenvolveu consciência psíquica, ganhando poderes únicos e desconhecidos por meio de um grampo de cabelo que recebeu de seu irmão. Embora não seja uma ceifadora, ela tem habilidades de cura e pode criar um escudo bastante forte.
Uryū Ishida (石田雨竜)
Dubladores: Noriaki Sugiyama na versão japonesa, Alfredo Rollo e Márcio Marconato na adaptação brasileira no anime e Pedro Alcântara no filme live action.
É um Quincy, descendente de uma linhagem de caçadores de hollows. No início da série ele tinha uma rivalidade com os outros personagens principais, pois ele tinha um profundo rancor contra todos os shinigamis. Atualmente, os fãs que estão acompanhando Bleach: Thousand-Year Blood War estão se perguntando: Uryū Ishida será o vilão final de Bleach??
Yasutora Sado (茶渡泰虎), ou simplesmente Chad (チャド)
Dubladores: Hiroki Yasumoto na versão japonesa e por Cássius Romero na adaptação brasileira.
É um dos amigos de Ichigo na escola. Ele é um estudante possui um tamanho fora do padrão. Apesar de sua aparência imponente, Chad é muito humilde e gentil. Diferente de Ichigo e outros, Chad não possui o dom de visualizar espíritos inicialmente, mas isso muda quando este tenta proteger Karin (irmã de Ichigo) de um Hollow.
Renji Abarai (阿散井 恋次)
Dubladores: Kentarō Itō na versão japonesa e por Élcio Sodré na adaptação brasileira.
Reservado, quase sempre fica irritado com a presença de Ichigo Kurosaki. Sua personalidade varia de presunçoso e arrogante ao inquieto e deprimido depois de uma grande derrota, mas mostra-se um lutador incrivelmente sério e determinado, quando confrontado com uma ameaça real.
Kenpachi Zaraki (更木剣八)
Dubladores: dublado na versão japonesa por Fumihiko Tachiki e por Wellington Lima na adaptação brasileira.
Embora ainda autocentrado e violento, suas ações tendem a ser o melhor e seu relacionamento com sua divisão e outros é sempre retratado comicamente. Ele possui um péssimo senso de direção, e costuma pedir para sua tenente Yachiru para direções para um lugar particular (mas ela mesma também possui um terrível senso de direção). Zaraki vive para a batalha e desfruta de uma boa luta mais do que qualquer outra coisa.
A Verdadeira Identidade de Zangetsu
Zangetsu serviu como um dos primeiros mentores e treinadores de Ichigo, talvez algo típico das obras shounen, e por um tempo o protagonista teve a impressão de que era seu verdadeiro espírito zanpakuto. Contudo, não era bem assim. A recente adaptação para anime Bleach: Thousand-Year Blood War mostrou um pouco disso, mas o mangá mostrou completamente há mais tempo. Na realidade, Zangetsu é um dos dois espíritos com esse nome no mundo interior de Ichigo, com o Hollow Zangetsu sendo o verdadeiro espírito zanpakuto de Ichigo e o original sendo a personificação da herança Quincy de Ichigo. Dito isso, qual a origem e a verdadeira identidade de Zangetsu de Bleach?
Você poderá saber tudo sobre ele em nosso portal: A Origem e Verdadeira Identidade de Zangetsu de Bleach
Para conhecer mais sobre os personagens de Bleach:
- Tudo o que os fãs de Bleach devem saber sobre o esquadrão 4
- Bleach: Por que a Sociedade das Almas quase condenou Kenpachi Zaraki?
- Tudo sobre Yhwach de BLEACH: Thousand-Year Blood War
- Vilões de Bleach com as habilidades exclusivas
- Bleach: como os Quincys roubam bankais?
- Os Ceifadores de Almas mais perigosos em Bleach
- Quem é Bambietta Basterbine, que aparece em Bleach: Thousand-Year Blood War
- Bleach: Por que a Bankai de Shinji Hirako foi banida da Soul Society
- 10 personagens que merecem uma história melhor em Bleach
Os Reinos Espirituais
No mundo de Bleach, a morte é apenas o começo de uma nova jornada. Dentro deste vasto universo de Bleach, existem vários reinos espirituais onde as almas podem se encontrar. Cada um desses planos alternativos opera sob seu próprio conjunto distinto de leis, mas também possuem interconexões fascinantes. O reino específico em que uma alma reside influencia muito a natureza de sua vida após a morte, ressaltando o papel vital desempenhado pelos Soul Reapers: pastorear espíritos para o reino conhecido como Soul Society.
Os reinos espirituais em Bleach são revelados a Ichigo e seus companheiros conforme a narrativa exige, deixando aberta a possibilidade de reinos não descobertos além daqueles retratados na série. No entanto, Bleach gira em torno de quatro planos principais, cada um com seus residentes, regulamentos e ambientes distintos. Para conhecer todos os reinos, confira em nosso portal: Todos os 4 Reinos Espirituais Diferentes de Bleach.
Onde Assistir Bleach?
Atualmente, as temporadas da série em anime Bleach, incluindo o arco Thousand-Year Blood War, estão disponíveis via Star+. Já a adaptação em live-action de 2018 está disponível via Netflix – mas até dia 19 de agosto de 2023.
Assim como muitos animes shounen de longa duração, a franquia Bleach possui uma série de filmes de anime, totalizando quatro títulos. O primeiro deles é Bleach: Memories of Nobody, lançado em dezembro de 2006, que se encaixa melhor após o episódio 117 da série original de anime Bleach. Em seguida, surgem outros três filmes: Bleach: The DiamondDust Rebellion, Bleach: Fade to Black e Bleach: Hell Verse. Esses quatro filmes oferecem uma rica experiência para os fãs fervorosos de Bleach que desejam aprofundar-se no universo de fantasia shounen com maior minúcia.
O problema é que nenhum desses filmes está disponível atualmente nas plataformas de streaming. Na sinceridade, eu gostaria muito de compreender o porquê. Há muitas franquias famosas e que as plataformas de streaming não possuem em seus catálogos. Não sei se esse descaso vem da parte dos streamings ou dos próprios estúdios. De qualquer forma, espero que todos os filmes fiquem disponíveis via Star+ em breve!
Onde ler os mangás de Bleach, do autor Tite Kubo?
Os volumes físicos de Bleach estão disponíveis à venda pela Amazon (clique aqui para adquirir os seus exemplares) e pela Shopee (clique aqui para adquirir os seus exemplares)
Compensa acompanhar Bleach?
Será que compensa mesmo acompanhar Bleach? Talvez, o sucesso da obra e o fato de ter recebido uma nova temporada fale por si só. Afinal, na época de lançamento do mangá e do anime, obras de fantasia sobrenatural com shinigamis e fantasmas ainda eram uma novidade. Ou seja, Bleach foi uma das obras que fez o sucesso do gênero! Se está na dúvida se compensa acompanhar, poderá acessar abaixo algumas de nossas resenhas e acompanhamentos semanais:
- Resenha de Bleach Live Action (Netflix)
- BLEACH: Thousand-Year Blood War Episódios 1 e 2 – Primeiras impressões
- Bleach: Thousand-Year Blood War episódio 3 da série em anime: “March of the StarCross”
- Bleach: Thousand-Year Blood War episódio 4 da série em anime: “Kill The Shadow”
- Bleach: Thousand-Year Blood War episódio 5 da série em anime: “Wrath as a Lightning”
- Bleach: Thousand-Year Blood War episódio 6 da série em anime: “The Fire”
- Bleach: Thousand-Year Blood War episódio 7 da série em anime: “Born in the Dark”
- Bleach: Thousand-Year Blood War episódio 8 da série em anime: “The Shooting Star Project (Zero Mix)”
- Bleach: Thousand-Year Blood War episódio 9 da série em anime: “The Drop”
- Bleach: Thousand-Year Blood War episódio 10 da série em anime: “A Batalha”
- Unohana faz uma contribuição final para a Sociedade das Almas em BLEACH: Thousand-Year Blood War
- Bleach: Thousand-Year Blood War episódio 11 da série em anime: “Tudo menos a chuva”
- Bleach: Thousand-Year Blood War episódios 12 e 13 da série em anime: “Everything But the Rain “June Truth”” e “The Blade is Me”
- Resenha do Episódio 14 de Bleach: Thousand-year Blood War: Os últimos 9 dias
- Resenha do Episódio 15 de Bleach: Thousand-year Blood War – A Paz das Sombras
- Resenha do Episódio 16 de Bleach: Thousand-year Blood War – A Virulência Fundamental
- Resenha do Episódio 17 de Bleach: Thousand-year Blood War – Coração de Lobo
- Resenha do Episódio 18 de Bleach: Thousand-year Blood War – Fúrias no Ringue
Você também poderá conferir: Bleach | Guia completo de temporadas e arcos
Filmes
Uma adaptação em fillme live-action recebeu produção pela Warner Bros, sob direção de Shinsuke Sato e estrelado por Sōta Fukushi. Estreou nos cinemas no Japão em 20 de julho de 2018 e na Netflix no Brasil e no mundo em 14 de setembro do mesmo ano. Quer saber se compensa assistir? Então confira tudo o que achamos em nosso portal: Bleach Live Action (Netflix) – Resenha.
Jogos eletrônicos
Como as outras séries, Bleach criou muitos jogos eletrônicos que apareceram em vários tipos de consoles. A narrativa de seus jogos se concentra no enredo original da série. No entanto, alguns jogos diferentes desenvolveram histórias e personagens originais. A maioria dos videogames da série são jogos de luta, mas os jogos também incluem outros gêneros, como jogos de RPG e jogos de aventura. Além disso, todos os jogos foram lançados em consoles de jogos da Sony e desenvolvidos pela Sony Computer Entertainment. Os jogos para o console Nintendo GameCube são desenvolvidos pela Treasure Co. Ltd e distribuído pela Sega.
O primeiro jogo Bleach foi lançado no console PlayStation Portable em 24 de março de 2005 e foi intitulado “Bleach: Heat the Soul”. Embora tenham criado mais de 20 jogos da série, a maioria exclusiva do Japão, a Sega foi a primeira a lançar os três primeiros títulos nos consoles Nintendo DS e Nintendo Wii nos Estados Unidos, Europa e Austrália. Além disso, alguns personagens de Bleach aparecem nos jogos crossover “Jump Super Stars” e “Jump Ultimate Stars”, que são jogos de luta que apresentam todos os personagens do mangá serializado na Shonen Jump.
Em 2015, a KLab Games lançou um novo jogo da série chamado “Bleach: Brave Souls” para Android e iOS. Em maio de 2019, o jogo foi baixado 40 milhões de vezes em todo o mundo.
Notícias sobre Bleach
Como prometido, teremos todo o compilado de notícias em nosso guia Bleach. Dito isso, então confira tudo o que já publicamos em nosso portal referente a obra:
- Quantos episódios Bleach: Thousand Year War Blood terá?
- 1ª parte de Bleach: Thousand-Year Blood War terá final com episódio duplo
- Bleach: Thousand-year Blood War Parte 2 terá luta inédita
- Quando e onde assistir ao episódio 18 de Bleach: Thousand-Year Blood War
- Quando e onde assistir ao episódio 19 de Bleach: Thousand-Year Blood War