Entregando tudo e mais um pouco, Oda mostra cada vez mais que está pronto para a Saga final de One Piece. A começar por atender um antigo pedido dos fãs: não fazer tudo em off. Tínhamos muito medo de que tudo que ocorreu com os Shichibukais fosse “dito”, ao invés de mostrado. Porém, Oda tá nos deixando assistir aos acontecimentos, encontros entre personagens importantes e tudo o mais. É algo que fez bastante falta desde Marineford e mostra o potencial desse universo funcionar independe de seu protagonista. Talvez ainda vejamos os ocorridos no Riverie, o que fecharia essa sequência de capítulos com chave de ouro. Mas vamos a One Piece 1059 de uma vez que tem bastante coisa para falar.
Você pode ler a análise dos outros capítulos aqui, e dos Capítulos do Arco Egg Head aqui.
Marco, Yamato e Luffy
Mostrar as coisas de uma forma retrógrada costuma ter um papel. Seja enganar a audiência, criar um mistério ou surpreender. Em One Piece 1059 Oda “corrige” dois erros que havia cometido. A motivação de Yamato e a falta de uma conversa entre Luffy e Marco. Porém, esta decisão não se justifica, nem nesse capítulo e nem se olharmos os antigos. A do Marco até passa, mas se olharmos os quadrinhos gastos com Yamato para justificar uma decisão que já ficou para trás com o passar dos capítulos, além de sem contexto, soa bastante deslocado e fora do timing. Para piorar, não altera em nada o status da personagem da história.
A conversa entre Marco e Shanks é legal e mostra como o personagem provavelmente está prestes a deixar a história de forma definitiva. Acaba também com as chances de uma suposta entrada nele no bando de Luffy. Toda essa introdução, inclusive pelo reaparecimento de Shanks, soa bastante descontextualizada e acredito que caberia em capítulos anteriores, mas não neste.
One Piece 1059 e o Barba Negra arregou de novo!
Mais uma vez chegando botando banca, Barba Negra foi pego desprevenido por presenças surpresas. Na invasão de Impel Down, na chega ao fim de Marineford e quando Akainu estava preste a pegá-lo. Em todos os momentos Barba Negra é pego de surpresa e foge. Podemos dizer que isso torna o personagem bastante humano e esperto, pois não participa de lutas inesperadas e sem um plano. Podemos dizer que foi conveniente ele ter ido sem Shyriu e Pizarro, mas não sabemos quem está protegendo a ilha deles.
Me estranha a falta de uma boa justificava para ele ir espeficiamente atrás da fruta da Hancock. É claro que é uma fruta forte, mas temos diversas outras que possuem uma função semelhante de transformar outras pessoas. Todavia, as demais não dependem tanto assim da beleza como a da Hancock. Tinha tanta gente pro Barba Negra ir atrás e ir especificamente dela ficou só um simples “porque sim!”.
Recompensas
Sobre as recompensas, não acho que a do Barba Negra tenha justificativa em ter subido. Inclusive, eu não imaginava que fosse subir, pois fazia pouco tempo que havia sido revelada. Podemos esperar que o motivo seja a captura de Coby, mas é só uma especulação. Todavia, o valor ficou estranho, mas demonstra uma proximidade com Shanks e reduz Luffy a última posição nas recompensas de Yonkou.
A da Hancock, como se trata de um ex-Shichibukai sem nenhum bando Yonkou e que costuma ser pacífica, tá até aceitável. Eu esperava um valor acima do de Crocodile, mas ele entrou para um bando Yonkou que desafia a própria Marinha. Então dá pra relevar. Com isso só resta sabermos o paradeiro de Wheevil para completar as recompensas dos ex-Shichubukais. Ainda existe uma possível fuga de Doflamingo.
E Jinbe, hein? Será que Oda esqueceu que nosso peixe favorito era um Shichibukai? Pois ele está em um bando Yonkou e sua recompensa está bem abaixo dos demais ex-Corsários.
Finalmente, os novos Pacifistas!
Após muito prometer e pouco entregar sobre os novos Pacifistas, Oda nos apresenta os Serafins. Baseados na aparência de King (que sofreu experimentos quando estava preso), os Serafins têm aparências e poderes semelhantes aos antigos Shichubukais – incluindo Mihawk. Tanto poder nas mãos da Marinha me trás bastante alegria, pois com a criação da Chross Guild a balança parecia bastante desequilibrada. Vegapunk talvez seja o personagens que mais interferiu numa história sem nunca aparecer.
Fica a duvida se os demais Shichibukais, principalmente aqueles com frutas, também serão clonados. Doflamingo tinha Haki do Rei e fruta. Qual seria o poder de um Serafim dele? Preparem-se, também, para uma possível piada envolvendo Buggy sendo o Serafim mais forte e possivelmente líder dos demais. Não duvide de Oda repetindo piadas e as levando ao extremo!
A interferência de Rayleigh
Por último, quando barba Negra chegou de repente em Hancock, vemos ela presa pelo pescoço. Essa cena me incomodou por apresentar a recompensa da personagem em uma situação claramente desfavorável a ela. Todavia, todo o contexto, ficou muito bonito e bem desenhado, com Coby abaixo assustado. Rayleigh chega e, de forma semelhante a Shanks em Marineford, encerra a briga e para tudo.
Ele diz, depois, que não seria capaz de vencer Barba Negra, mas então por que o Yonkou fugiu? Bem, Ray obviamente estava se referindo ao X1. Barba Negra estava cercado pela Marinha e pelos Serafins. Se matasse Hancock, enfrentaria Rayleigh e, com certeza, sairia ferido, tendo que fugir da Marinha no processo, o que dificilmente daria certo, ainda mais sozinho. Caso enfrentasse Ray enquanto segurava Hancock, era pior ainda. Se a soltasse e tentasse só fugir, viraria pedra. Enfim, não havia outra opção, senão fugir.
Para que isso tudo não resultasse em nada, Oda encerra esse evento com um sequestro de Coby. Além de resultar na ira de Akainu, que se sentirá desafiado, possivelmente Luffy também irá ao resgate do amigo. Seria, então, a justificava perfeita para “God Valley parte 2”. Talvez outro Marinheiro, como Smoker, vá ao resgate ao invés do próprio Akainu.
Conclusão sobre One Piece 1059
Oda nos entrega um ótimo capítulo. Apesar de seus defeitos, principalmente a introdução totalmente deslocada e fora do tempo, o capítulo cumpre perfeitamente seu papel de explicar o ocorrido com as Piratas Kujas. Além de introduzir novos plots e movimentar a história para o futuro. É possível que ainda vejamos um capítulo focado em Wheevil, a Marinha e suas recompensas, ou com Sabo explicando o ocorrido no Riverie. Você está ansioso pro Luffy chegar na próxima ilha? Pois eu ficaria facilmente vários capítulos acompanhando outros personagens sem Luffy chegar a Sphynx.
Teremos One Piece semana que vem!