Entrevista com a Drag Queen Stephanie Bovary

Stephanie Bovary

Entrevista com a Drag Queen Stephanie Bovary

Hoje, a entrevista é com a Drag Queen Stephanie Bovary, que frequentemente utiliza o icônico estilo Club Kid. Considerando o talento nato dessa artista, certamente precisávamos falar um pouco de seu trabalho – e como prestigiar a sua arte – aqui no Meta Galáxia! Nossos sinceros agradecimentos à artista por ceder essa entrevista conosco do Meta Galáxia! Sem mais delongas, venha conhecer o trabalho sensacional dessa talentosa artista! Quem desejar acompanhar as suas redes sociais, aqui seu Instagram: Stéfani (@club___kid)!

Ainda não conhece bem a arte transformista, mas quer conhecer melhor? Se sim, então confira em nosso portal: Desvendando a Arte Drag: Uma Jornada pelos Significados e Expressões e A primeira drag queen, um negro e ex escravo!

Conheça a Drag Queen Stephanie Bovary

Pergunta: Há quanto tempo você é drag?

Há quase 7 anos

Pergunta: Onde você costuma se apresentar? 

Bom, costumo me apresentar em boates, teatros e eventos artísticos. Mas por conta da pandemia da COVID-19, minhas performances atualmente se voltam para internet (YouTube e Instagram, principalmente)

Pergunta: Quais são suas formações? Você já fez cursos como Teatro e maquiagem?

Não possuo formação específica para drag, teatro ou maquiagem. Tudo que aprendi nesses anos de drag foi de forma autônoma, com muita pesquisa (pela internet) e treino, além de trocas com outros artistas que me orientavam e davam dicas. Eu comecei a praticar maquiagem um ano antes de começar a me montar. Eu assistia vídeos de outras drags e maquiadores na internet e tentava replicar aquelas técnicas no meu rosto, com o tempo fui pegando o jeito e desenvolvendo minhas próprias técnicas que funcionassem melhor para mim. E nunca tive medo de experimentar com a maquiagem, ou seja, eu sempre tento mudar aspectos da make, testar novas técnicas, cores e formatos no meu rosto. Eu acredito que isso é o que mais me ajuda a criar maquiagem icônicas e diferentes.

Além disso, em 2019 eu fiz uma espécie de residência de três meses com teatro experimental na EMAC (Escola de Música e Artes Cênicas) da UFG, o que ajudou um pouco a entender aspectos da performance e do teatro. E, também em 2019, comecei a dançar e pesquisar a estética de dança Vogue, o que vem me ajudando a ter mais controle do meu corpo e a me colocar mais presente nas performances.

Pergunta: Quais suas inspirações para suas performances?

Minhas inspirações, eu costumo dizer, vem do Universo (risos). Eu me inspiro em tudo! Nas coisas que assisto, nas músicas que ouço, na natureza, na política, nas emoções e sentimentos que me atravessam. Mas tenho como principal referência outras drags, tanto aqui do Brasil quanto do internacionais. Eu amo ver performances de outras artistas, isso ajuda sempre a ter novas ideias, a pensar novos caminhos para performance e também ajuda a ter ideias originais, pois vendo o que os outros já fizerem dá pra ter uma base do que ainda não foi feito. Além disso eu gosto muito de música pop e sempre tem alguma hora do meu dia que fico assistindo videoclipes e isso me inspira muito.

Pergunta: De qual cidade e estado você é? E como é o cenário drag em sua cidade? 

Goiânia. Bom, a cena drag goiana, na minha opinião, é a melhor cena drag do país. Aqui nos temos de tudo! Temos drags de todas as estéticas imagináveis, com várias personalidades cativantes e profissionais incríveis. Eu sou fã numero 1 da cena drag local! Admiro demais todes que estão na cena dando o nome e lutando por seu espaço e reconhecimento de forma justa, profissional e sem precisar pisar em ninguém. Alguns nomes que admiro muito são: Unloverrr, Lara Precious, Ravenna Misty, Tanisha Laquanda, Drag Una, entre outras!

Pergunta: Qual é a sua maior conquista profissional?

Olha, sinceramente, ser bem paga (risos). Mas de verdade, é muito gratificante quando alguma pessoa ou evento confia no meu trabalho e me contrata pagando um valor digno. Além disso, ter meus próprios materiais e espaço de trabalho (maquiagem, camarim, peruca etc), o que só é possível graças a remuneração do meu trabalho.

Projetos atuais

Pergunta: Você tem canal no YouTube? 

Um canal particular meu eu não tenho. Mas ano passado comecei um canal com minha amiga Drag Una (Covil das Drags), mas por conta da pandemia tivemos que interromper nosso projeto. Mas logo mais também estarei no canal Gnose Boladona, que eu e minha atual namorade (Unloverrr) estamos desenvolvendo juntes.

Pergunta: Quais seus projetos atuais?

Atualmente estou trabalhando em conjunto com o Coletivo Drags Goiás na produção de duas oficinas de estudo de Performances e Maquiagem drag, que está sendo um trabalho grande e muito gratificante. Além disso, com já disse, também tem a Gnose Boladona, que é um projeto que estou desenvolvendo junto com a Unloverrr, focado na nossas vivências enquanto pessoas trans não-binárias e artistas.

Caroline Ishida Date
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here