Análise: Atelier Ryza 2 Lost Legends & The Secret Fairy Game

Atelier Ryza 2 Lost Legends & The Secret Fairy Game é mais um jogo da série Aterlier que é gigante e nem mesmo eu sabia que há mais...

317

Atelier Ryza 2 Lost Legends & The Secret Fairy Game é mais um jogo da série Aterlier que é gigante e nem mesmo eu sabia que há mais de 20 games, e o pior que eu jogueis muitos dos Spins sem sequer saber que faziam parte da franquia. Nelke and the Alchemists, Mana Khermia, Atelier Quest (sim eu nunca me questionei mesmo tendo Atelier no titulo!) entre outros.

Mas o que eu conheci com mais profundidade foi a season da Rorona que conta com 3 games sendo um deles um mashup com board game. Portanto, caso tenha interesse o mundo dos Alquimistas criado pela Gust/Koei é muiiiiito complexo, contando com mais 20 títulos e diversas protagonistas.

Ryza como filha de fazendeiros que mal conhecem alquimia, descobre vocação para o mesmo e agora tem o fardo de se provar como tal em prol da comunidade.

https://youtu.be/PQSfhiuzR8s

Ambientação

Logo no começo do jogo, Ryza é designada para ir para a “capital”, um lugar que muita gente tem medo de ir por conta violência local e economia em decadência. Logo ao chegar na capital Ryza entende o que está acontecendo, a cidade está abandonada, sem qualquer alquimista para ajudar, está se deteriorando.

Após entender o que acontece na cidade e reencontrar alguns amigos como os irmãos Bos, e conhecer Volker Abelheim um dos nobres da cidade, Ryza decide ficar para ajudar no que for preciso. Volker dá a Ryza um estranho ovo que brilha como uma noite estrelada e espera que ela saiba do que se trata.

Claramente pura ilusão, pois Ryza ainda está estudando para se tornar uma alquimista portanto, não domina tudo, mas fica com o Ovo para tentar descobrir mais. Tao e Patty se juntam a party e resolvem que serão escudeiros de Ryza nessa aventura para desbravar esse novo mundo!

Mecânicas

Atelier Ryza 2 Lost Legends & The Secret Fairy Game é um essencia um RPG tradicional de turnos, mas ele deu uma bela desenvolvida desde o ultimo game. As batalhas continuam sendo por ATB, ou seja, uma barra de movimento é preenchida de acordo com a velocidade do seu personagem, e quando cheia, você escolhe ação.

Para as ações você pode atacar criando combos com os comandos normais, cada ataque também rende SP que devem ser usados para execução de ataques mágicos que devem ser encaixados nos combos. Você controla apenas um personagem durante a batalha mas tem total liberdade de trocar durante a mesma.

Os outros personagens ficarão fazendo pedidos o tempo todo, “Ryza, ataque mágico!”, “Ryzaaaaa, defenda!”, “Ryza, ataque físico!”, e isso vai gerar uma serie de follow ups bem legais. Então trate de ler o que os amiguinhos pedem e faça!

Além disso ainda temos os Core Itens, bom, Ryza é uma alquimista, e o que alquimistas fazem de melhor é criar itens, e aqui temos muita coisa para criar. Os Core Itens são os itens que usamos durante a batalha, são re-utilizaveis, mas claro tem um custo de consumo.

Alquimia em Atelier Ryza 2 Lost Legends & The Secret Fairy Game

É possível criar itens ofensivos e defensivos, itens defensivos vão de poções de cura a escudos ou mesmo defesas elementais, e os itens agressivos podem ser bombas, pedras, sinos que causam danos explosivos, físicos ou mesmo elementais. Como as criações dependem da qualidade dos itens que você coleta. Os itens vão precisar de upgrades contínuos para se manterem no mesmo nível dos inimigos.

Aí que entra todo o folclore envolto alquimia, você Ryza precisa coletar itens diversos, plantas, insetos, seivas, padras preciosas ou não e misturar tudo para ver no que dá. Ryza tem seu atelier estabelecido na capital e desde então é capaz de fazer alquimia, seja para si ou para os “clientes”.

Todos na cidade têm potencial de ser um cliente, basta ter uma necessidade. Precisa de roupas? Peça a Ryza! Precisa de um brinquedo para seu filho capeta? Peça a Ryza! Precisa de uma bebida refrecante? Peça a Ryza! Sim a cidade vai te ver como uma auxiliar de serviços gerais e jogar em você todas as responsabilidades que não querem ter.

E ao auxiliar os pobres camponeses de bom que vão todos os dias ao bosque buscar lenha, você ganha alguns ranks na cidade, esses ranks fazem com que as quests que você recebe sejam mais complexas, contudo que as recompensas também serão muito melhores!

E é só isso? Misturar itens e entregar para os necessitados?

Não, não é só isso, além de criar itens a torto e a direito, uma outra coisa muito importante em Atelier Ryza 2 Lost Legends & The Secret Fairy Game são as explorações. Você começa com uma pequena porção do mapa disponível, e com ela uma ruína que, ao ser explorada, dará um pouco mais de detalhes sobre que Ryza vive.

A partir de então o o ideal é que se explore cada vez mais os outros mapas e ruínas que irá encontrar, e coletar cada vez mais itens com qualidades melhores. E assim recomeçar o loop infinito de criação que o jogo pede. Sim, pode parecer repetitivo, mas com o tempo se torna gostoso caçar itens e criar coisas.

Fora isso ainda há um sistema de desenvolvimento da cidade capital, onde você doa recursos que não for utilizar para que os mercados se abasteçam e assim crie uma economia local. É bem gratificante ajudar os mercadores e vez ou outra conseguir algum item muito raro com eles.

Conclusão – Atelier Ryza 2

Goste ou não Atelier é uma franquia de peso que merece respeito, claro o nome não é nem de perto comparavel as grandes franquias, mas dê uma chance, poderá se surpreender e se divertir, Atelier Ryza 2 Lost Legends & The Secret Fairy Game está disponível a partir de 25/01 na Steam pelo preço de R$299, um tanto salgado, mas que com a chegada do PS5 tem se tornado cada vez mais comum infelizmente.

Uma coisa que é bem importante dizer sobre o jogo, ele leva um tanto a sério ser um jogo de otaku, então existem alguns momentos embaraçosos, posições que a Ryza faz que definitivamente não são necessárias e uma certa sexualização exacerbada de algumas personagens femininas. Se esse conteúdo é frágil para você, passe longe do jogo, caso consiga iggy norar esses pontos em prol da diversão, caia de cabeça q não irá se arrepender.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here