Análise: Fatal Frame – Maiden of Black Water

33

Fatal Frame, a aclamada série de terror oriental finalmente embarca com maestria nos PCs, desde que a Big N comprou os direitos da série Fatal Frame: Maiden of Black Water é a primeira aparição da franquia em outras mídias.

Nos últimos 6 anos os fãs da série já vinham implorando para q a Koei Tecmo para lançassem algo novo ou mesmo que fizessem um remaster dos jogos antigos. E estas preces foram atendidas, aqui estamos em 2021 com um remaster do primeiro Fatal Frame de Nintendo Wii.

E não é apenas um remaster, a Koei aproveitou para dar uma melhorada em algumas mecânicas e cosméticos, segue o fio que eu explico!

Ambientação

Em Fatal Frame: Maiden of Black Water seguimos a perspectiva de 3 personagens, Yuri, Ren e Miu, que resolvem investigar a morte de entes queridos no Monte Hikumi. Mas acabam envolvidos em uma trama muito maior cheia de sofrimento e mortes.

O Monte Hikumi é conhecido por ser um local onde as pessoas vão quando querem se suicidar, contudo existe o folclore que na verdade, quem entra no Monte, é amaldiçoado pelos fantasmas daqueles que perderam sua vida ali.

As histórias dos três protagonistas se cruzam diversas vezes, e o auxilio que um dá ao outro é fundamental para o desenvolvimento da história

Mêcanicas

Podemos dizer que o jogo é datado, a movimentação, as animações, é possivel sentir que estamos jogando sim um jogo feito ha mais de 5 anos. Mesmo assim, ainda foi possível me divertir muito e algumas pequenas mudanças feitas na jogabilidade vieram a calhar.

A câmera não é mais fixa nas costas do personagem e isso deixa um tanto mais dinâmico principalmente quando você fica rodeado por espíritos.

A Camera Obscura continua sendo nosso único recurso contra os espíritos e para purificá-los precisamos tirar fotos deles. E esta também ganhou novos pacotes de filmes “raros”.

Como assim? Para aqueles novos a franquia, imagine que a câmera é uma arma, e os pacotes de filmes são os cartuchos, sendo que tem alguns que são capazes de purificar uma alma com mais potencia e outros.

Contudo mesmo os filmes mais raros, e que consequentemente causam mais danos aos espíritos, são bem abundantes no cenário.

O que torna o jogo um tanto fácil, e assim “amigável” a novos entrantes. Outro ponto que pude notar é a facilidade de conseguir boas pontuações.

Estes pontos são adquiridos de acordo com a quantidade de danos causados aos espíritos de uma única vez e a qualidade das fotos, sendo usados posteriormente para aumentar características das suas Câmeras Obscuras.

Conclusão

Um belo pé direito na franquia que muitos esperavam, eu particularmente gostei das melhorias de jogabilidade e tambem dos “biscoitinhos” pra quem tá iniciando na franquia.

Já em termos de história, será preciso que o jogador preste bem a atenção, apesar de visitarmos os mesmos lugares com os 3 protagonistas, é importante ficar ligado aos detalhes, pois a construção é um tanto confusa.

Para quem curte a franquia e estava com saudade, é um belo misto de saudosismo e novidade, recomendo sem dúvidas!

O game pode ser adiquirido na Steam por R$75!

Para mais informações sobre cultura pop, mundo geek e games, não deixe de navegar em Meta Galáxia!

Cambio, desligo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here