Jogos com protagonistas femininas marcantes
Nas primeiras décadas da história do mundo dos videogames e jogos eletrônicos, era mais difícil vermos personagens femininas. Quando a gente as encontrava, dificilmente era uma protagonista, sendo a Samus Aran uma das primeiras conhecidas -se não a primeira – a fazerem história. Depois dela, chegaram personagens como Sonya Blade e Chun-li nas franquias Mortal Kombat e Street Fighter, respectivamente, e o sucesso delas foi tremendo! Graças a essas personagens, podemos fazer listas diversas, incluindo a nossa lista de hoje: Jogos com protagonistas femininas marcantes.
Antes de continuarmos, devemos dizer que é bastante difícil conhecermos todas as protagonistas femininas existentes nos jogos eletrônicos, então pode ter ficado alguma personagem marcante de fora. Se desejar, você pode comentar suas personagens favoritas e iremos incluir em nossa lista! Além disso, também já deixamos aqui a nossa menção honrosa para Ellie e Abby, protagonistas dos jogos eletrônicos The Last of Us!
Metroid
Certamente, não poderíamos deixar de começar a nossa lista de personagens femininas marcantes com Samus Aran, da famosa franquia de jogos Metroid. Ela aparece pela primeira em 1986 no jogo Metroid, sendo uma caçadora de recompensas famosa por cumprir missões aparentemente impossíveis. Armada com uma cibernética Power Suit construída pelos Chozos, é uma poderosa oponente em batalha.
Quem dá nome ao jogo é um ser chamado metroid, originário do planeta SR388. Os metroids se alimentam da energia vital das suas presas, sendo uma terrível arma-viva.
Hellblade: Senua’s Sacrifice
Hellblade: Senua’s Sacrifice é um jogo de aventura que mescla quebra-cabeças e terror psicológico do estúdio britânico Ninja Theory e teve seu lançamento 2017. Senua é a protagonista, uma guerreira traumatizada graças à uma invasão viking que devastou o seu povo. Como consequência do ataque, então a sua psicose se agrava. A trama se baseia diretamente na mitologia nórdica e mitologia celta e foca na viagem perigosa da protagonista para o submundo de Helheim para salvar a alma de seu amado Dilion.
Resident Evil
Jill Valentine pertence à franquia de jogos Resident Evil, uma série de survival horror da empresa japonesa Capcom. Desde o primeiro lançamento, ela é uma das personagens que protagonizam a franquia, sendo ex-membro da equipe S.T.A.R.S do Departamento de Polícia de Raccoon City, assim como trabalhou ao lado de seu parceiro Chris Redfield para lutar contra a Umbrella Corporation, a insana empresa farmacêutica que trabalha com bioterrorismo. Ou seja, todos os zumbis e todas as outras armas bio-orgânicas contra as quais precisamos lutar enquanto jogamos Resident Evil são culpa dessa empresa. Posteriormente, Jill e Chris Redfield fundam a Bioterrorism Security Assessment Alliance (BSAA) das Nações Unidas. Ela é uma das protagonistas femininas mais marcantes dos jogos eletrônicos, concorda?
Kuon
Embora Utsuki também esteja em nossa lista de protagonistas trágicos dos jogos eletrônicos, a dupla Utsuki e Sakuya não poderia faltar aqui. Quando o jogo começa, precisamos escolher uma das duas fases de Kuon: Yin ou Yang. A fase Yin gira em torno de Utsuki, que vai com a sua irmã a procura de seu pai desaparecido, Doman. Já a fase Yang gira em torno de Sakuya, uma das raras exorcistas discípulas de Doman. Após finalizarmos a triste e emocionante trama das duas protagonistas, então podemos jogar o terceiro capítulo que gira em torno da exorcista mestre Abe no Seimei: a fase Kuon. Todas as protagonistas precisa lidar com monstros insanos e maldições, em uma vibe quase Silent Hill.
Bayonetta
Bayonetta é uma série de jogos eletrônicos de hack and slash da Platinum Games. O primeiro jogo da série recebeu direção de Hideki Kamiya, que criou a franquia Devil May Cry enquanto trabalhava na Capcom. Em todos os jogos da franquia, a personagem titular é a protagonista – possivelmente, uma das bruxas favoritas do público gamer.
No primeiro jogo, conhecemos o conflito entre as Bruxas Umbra e os Sábios Lumen. Os Sábios Lumen conseguem seu poder de Paradiso enquanto as Bruxas Umbra adquirem suas habilidades dos demônios do Inferno. Por vários anos, os clãs coexistiram pacificamente, mantendo respeito mútuo enquanto, até entrarem em desacordo e causando uma guerra. As bruxas venceram o embate, mas despertou o temor da humanidade, e assim começou uma caça às bruxas. No fim, ambos os clãs foram totalmente erradicados – com exceção de Bayonetta, uma Bruxa Umbra que desperta do fundo de um lago sem qualquer lembrança de seu passado.
O filme em anime Bayonetta: Destino Sangrento, de 2014, está disponível atualmente via Prime Video
Horizon Zero Dawn e Horizon Forbidden West
Horizon Zero Dawn é um jogo eletrônico pós-apocalíptico em um mundo aberto, da Guerrilla Games. A trama segue a protagonista Aloy, uma caçadora em um mundo invadido por máquinas. Um dia, ela decide descobrir seu passado, explorando o mundo para descobrir locais e realizar missões.
Aloy nasceu entre os Nora, que idolatram a natureza como a “Mãe-de-Todos”, mas sofreu exílio assim que veio ao mundo. Órfã, ela acaba adotada por Rost. Entre os jogos da lista, acredito que Horizon Zero Dawn seja um dos mais recentes, com o seu respectivo lançamento em 2017. Em 2022, a empresa lançou a continuação Horizon Forbidden West.
Tiny Tina’s Wonderlands
Tiny Tina’s Wonderlands é um jogo de tiro em primeira pessoa da Gearbox Software, sendo um spin-off da série Borderlands, e um sucessor de Borderlands 2: Tiny Tina’s Assault on Dragon Keep. O seu lançamento também foi recente: março de 2022, e sua protagonista já está sendo bastante marcante! Tiny Tina é a adolescente de 13 anos mais perigosa do mundo: ela ama coelhinhos e doces na mesma medida que explosivos nucleares.Além disso, Tina criou as Terras Maravilindas, um lugar mágico e divertido, para entreter seus amigos.