Compaq lista práticas para preservar o bom funcionamento dos computadores

Dicas elaboradas por Camilo Stefanelli, responsável pela Compaq no Brasil, evitam prejuízos técnicos e financeiros e podem prolongar a vida útil de PCs e notebooks

Compaq

A Compaq lista cinco práticas que ajudam a preservar o bom funcionamento dos computadores

Os computadores são grandes aliados nas rotinas de trabalho, estudo e lazer. E sempre precisam de alguns cuidados básicos para se manterem em pleno funcionamento. São pequenas práticas que podem ser realizadas por todo e qualquer usuário, independente do seu nível de conhecimento em informática! Certamente, tais práticas ajudarão a prolongar a vida útil dos equipamentos, além de evitar prejuízos técnicos e financeiros. Camilo Stefanelli, responsável pela Compaq no Brasil, preparou uma lista com dicas essenciais. Vamos conferir?

Montagem de notebooks Compaq – foto/ divulgação Compaq
Montagem de notebooks Compaq – foto/ divulgação Compaq

Evitar o uso de notebooks em superfícies inapropriadas

É comum que usuários de notebooks apoiem o equipamento em superfícies inadequadas como por exemplo no colo, cama ou cobertores. Entretanto, esse tipo de uso obstrui as entradas e saídas de ar e causam um superaquecimento da máquina.

Ao impedir a refrigeração correta do notebook e, consecutivamente, aumentar a temperatura interna do aparelho, o usuário está colocando em risco o funcionamento do computador a curto e longo prazo. O superaquecimento pode reduzir a vida útil dos componentes da máquina e, em casos mais críticos, até ocasionar o mau funcionamento do sistema operacional, causando lentidão ou até mesmo provocando o seu desligando repentino É recomendável que o aparelho esteja sempre posicionado em superfícies planas e duras.

Camilo Stefanelli, responsável pela Compaq no Brasil

Limpar regularmente o computador

Higienizar com frequência o computador é essencial para manter seu bom funcionamento,; mas é preciso fazer isso corretamente. Antes de tudo, o usuário deve verificar se o computador está desligado e com o cabo de força fora da tomada. Feito isso, o ideal é limpá-lo com um pano macio de modo, pois assim evita que a poeira entre para dentro da máquina.

Além disso, é preciso ter muita atenção com soluções líquidas! Todo e qualquer líquido pode danificar partes eletrônicas. Então, cuidado com produtos de limpeza e com água!

Não devemos borrifar produtos de limpeza ou outros líquidos diretamente em qualquer superfície do computador, já que eles podem danificar permanentemente os componentes internos da máquina. Também é sempre aconselhável usar produtos próprios para esse tipo de limpeza e não arriscar usar qualquer produto guardado na dispensa de casa.

Camilo Stefanelli, responsável pela Compaq no Brasil

Manter o antivírus atualizado

O ideal é sempre utilizar um antivírus completo e atualizado.

O antivírus pode detectar a maioria dos vírus, destruí-los e, em grande parte dos casos, reparar o dano causado. Para fornecer proteção contínua contra ameaças recentemente descobertas, o software deve estar sempre atualizado. Um programa de antivírus pode vir pré-instalado no computador, mas o usuário também pode escolher o programa que já está acostumado para proteger o seu sistema.

Camilo Stefanelli, responsável pela Compaq no Brasil

Fazer backups periodicamente

Fazer o backup do sistema é muito importante, assim como é a melhor forma de evitar a perda de arquivos importantes em caso de pane na máquina. Nesse caso, o recomendado é fazer o processo periodicamente, de acordo com a frequência de uso de cada um. Comumente, utilizo o drive do e-mail ou pendrives para salvar arquivos diversos.

Para as pessoas que raramente usam o computador, fazer uma cópia de segurança mensalmente é o suficiente. Entretanto, para quem utiliza a máquina para trabalhar ou estudar, todos os dias, é aconselhável a realização de backups, pelo menos, semanais. Além de fazer o backup físico, num HD, por exemplo, os usuários têm a opção de salvar na nuvem, que é até mais seguro.

Camilo Stefanelli, responsável pela Compaq no Brasil

Atualizar os programas e ativar recursos de segurança

Manter o sistema operacional e os principais softwares do computador atualizados também é muito importante! Afinal, são eles auxiliam na correção de problemas de segurança e a melhorar o desempenho. No caso de programas da Microsoft, por exemplo, os usuários recebem um alerta sempre que uma nova atualização está disponível.

Outra iniciativa importante sobre segurança é ativar alguns recursos de proteção à rede wi-fi, já que nem todas elas oferecem a proteção necessária.

Se precisar viajar com o computador ou transportá-lo, o ideal é que o usuário faça um backup das informações em uma unidade de armazenamento externo e remova todos os discos e cartões de mídia acoplados, como SD cards, micro SD e pen drives, por exemplos. Ao utilizar transporte aéreo, leve o computador como bagagem de mão e a mídia externa com o backup das informações e arquivos importantes.

Camilo Stefanelli, responsável pela Compaq no Brasil

SOBRE A COMPAQ

A Compaq é uma marca global de computadores. O portfólio é composto por notebooks, desktops e modelos All in One. Para informações adicionais sobre a marca e produtos, acesse aqui o site da marca.

Confiram aqui mais notícias em nosso portal! 

Caroline Ishida Date
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here