Por que a adaptação de One Piece Live-Action funciona?

One Piece da Netflix teve sucesso onde todos os outros remakes de anime de ação ao vivo falharam, principalmente com ritmo, elenco e espaço para respirar.

Monkey D. Luffy é um jovem capitão pirata em busca da lendária One Piece, obra que ganhou adaptação live-action. Foto: Netflix / Reprodução
Monkey D. Luffy é um jovem capitão pirata em busca da lendária One Piece, obra que ganhou adaptação live-action. Foto: Netflix / Reprodução

Por que a adaptação de One Piece Live-Action funciona?

Por anos, a comunidade de fãs de anime acreditou que a ideia de realizar versões live-action de séries populares de mangá/anime estava fadada ao fracasso. Inúmeros filmes de ação ao vivo, tanto do Ocidente quanto do Japão, evidenciaram inúmeras deficiências na produção desses projetos, estabelecendo assim uma “maldição” que parecia persistir. No entanto, tudo isso mudou quando o criador Eiichiro Oda se uniu à Netflix para dar vida à primeira e genuinamente bem-sucedida adaptação live-action de um anime, no caso, One Piece.

Tudo indica que a série live-action de One Piece da Netflix é um triunfo absoluto, com críticos e espectadores enaltecendo o seu desempenho. Ela rapidamente conquistou centenas de milhões de horas de transmissão em todo o mundo, e os fãs estão ávidos por mais, especialmente com a próxima segunda temporada no horizonte. Vários fatores desempenharam um papel crucial na quebra da maldição das adaptações live-action, incluindo o envolvimento pessoal de Eiichiro Oda e a qualidade excepcional dos efeitos especiais. Contudo, três elementos principais se destacam como o segredo fundamental do êxito dessa adaptação, todos eles servindo como um excelente modelo para futuras adaptações e recriações em live-action.

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One Piece da Netflix tem ritmo rápido e eficiente

Emily Rudd como Nami em One Piece: A Série, adaptação em live-action da Netflix
Emily Rudd como Nami em One Piece: A Série, adaptação em live-action da Netflix

Do ponto de vista crítico, a abordagem da Netflix de One Piece como uma série de televisão, ao invés de um longa-metragem, revelou-se vantajosa em diversos aspectos, especialmente em relação ao ritmo da narrativa. Tentar condensar mais de 100 episódios de história em um único filme, mesmo que esse filme se concentrasse nos elementos mais essenciais da trama e nos personagens, seria uma tarefa impossível para qualquer produtor. Por outro lado, a alternativa de focar em um único arco de história ou conflito do anime original para criar um filme pode parecer desanimadora tanto para os fãs ávidos de anime quanto para aqueles que estão apenas começando a explorar esse universo.

Um exemplo disso é o filme live-action “Bleach” de 2018, que tentou resumir o arco substituto do anime “Soul Reaper” em um filme, deixando de lado cerca de 90% do enredo. O clímax do filme, que representou a primeira derrota do protagonista Ichigo Kurosaki nas mãos de Byakuya Kuchiki, deixou os fãs de longa data de “Bleach” cientes de que essa era apenas a introdução, enquanto os novos espectadores se sentiram desapontados.

Por contraste, a abordagem da Netflix com One Piece conseguiu encontrar um equilíbrio confortável, uma vez que a série consiste em oito episódios de televisão. Isso permitiu que a adaptação mantivesse um ritmo ágil, sem a necessidade de cortar cenas cruciais ou desenvolvimentos na trama. O anime live-action condensou de forma sensata a saga East Blue do mangá e anime, eliminando elementos supérfluos e reforçando as cenas de ação, criando assim o ritmo desejado. Os criadores não precisaram fazer grandes sacrifícios, a menos que se considere a exclusão do arco da história de Loguetown, mas esse arco era, em sua essência, um conteúdo periférico que não teria se encaixado de maneira adequada como final da primeira temporada na versão live-action.

Os arcos de história de Romance Dawn, Orange Town, Syrup Village, Baratie e Arlong Park foram todos preservados e mantidos integralmente, sem prolongamentos cansativos ou pressa na narrativa. Nenhum deles teria sido apropriado como filme independente, já que mesmo um filme de duas ou três horas seria insuficiente para abranger todos esses elementos. Portanto, a escolha de transformar One Piece em uma série de televisão revelou-se acertada, e, sem dúvida, futuras adaptações live-action deveriam seguir esse exemplo, desde que contem com os produtores e financiamento adequados.

Parece quase que a nova regra é “opte por uma série de TV ou não se preocupe”, especialmente para adaptações live-action de obras que compreendem mais de um a três volumes de mangá. Isso se aplica aos “três grandes” shonen originais, bem como a sucessos como Fullmetal Alchemist e Death Note. Transformar “All You Need Is Kill” em “Edge of Tomorrow” pode ser uma coisa, mas uma série de anime legítima precisa de espaço suficiente para se expandir sem se tornar excessivamente longa ou apressada.

A primeira temporada de One Piece da Netflix parece completa sem estar completa

Morgan Davies como Koby, na nova série da Netflix One Piece: A Série
Morgan Davies como Koby, na nova série da Netflix One Piece: A Série

A opção de transformar o anime One Piece em uma série de TV de ação ao vivo, em vez de um filme, proporcionou diversas vantagens, incluindo uma conclusão adequada para a primeira temporada. Mesmo quando trilogias de filmes são planejadas, como no caso de “O Senhor dos Anéis”, cada filme deve ter seu próprio desfecho climático e satisfatório, com o terceiro filme encerrando tanto a trama individual quanto a trilogia como um todo. No entanto, adaptações independentes de anime em filmes de ação ao vivo podem encontrar dificuldades nesse aspecto.

Por exemplo, o filme “Bleach” terminou de forma desanimadora, uma vez que não havia espaço para abordar todas as lutas de Ichigo e Byakuya, se limitando à primeira. Mesmo com uma sequência posterior para concluir o arco da Soul Society, o primeiro filme continuou a parecer insatisfatório por si só, principalmente no que diz respeito ao seu desfecho. Da mesma forma, o primeiro dos dois filmes de “Fullmetal Alchemist” em live-action teve uma luta final estranha e insatisfatória, algo que nenhum fã de anime aceitaria facilmente, visto que um filme não oferece espaço suficiente para encerrar a história de maneira satisfatória, e tampouco dois filmes.

One Piece da Netflix superou essas limitações com uma conclusão forte, demonstrando várias vantagens. Como uma série de TV completa, teve o espaço necessário para criar um desfecho recompensador, permitindo aos fãs conhecerem profundamente o protagonista Monkey D. Luffy e seus companheiros, estabelecendo apostas adequadas. Arlong não era apenas um vilão de filme; ele era um vilão de toda a saga, e a vitória de Luffy sobre Arlong tornou cada um dos oito episódios de One Piece valiosos e satisfatórios.

Além das cenas de luta, a conclusão de One Piece na Netflix foi marcante porque representou o término de uma fase independente na jornada de Luffy com a tripulação do Chapéu de Palha. Outros filmes de anime de ação ao vivo tentaram criar essa sensação, mas um único filme não proporciona espaço para isso, como no caso de “Bleach” sugerindo o arco da Soul Society. A série One Piece deixou clara a conclusão de uma etapa na jornada de Luffy, enquanto a Grand Line, previamente insinuada, se apresentava como a próxima grande aventura.

One Piece da Netflix conta com um elenco sensacional

One Piece: A Série
One Piece: A Série / © 2023 Netflix, Inc

Uma das questões mais sensíveis nas adaptações live-action é o elenco, e a maioria das produções de anime live-action que antecederam One Piece enfrentou desafios nesse aspecto. O problema da escalação de atores foi particularmente controverso, como vimos em casos como “Ghost in the Shell”, que fez apenas um esforço simbólico para explicar a escolha da aparência da heroína Motoko Kusanagi. Em 2017, o “Death Note” também enfrentou problemas semelhantes, com o protagonista original Light Yagami, um adolescente japonês, sendo transformado em Light Turner de origem ocidental. Embora o “Death Note” de 2017 tenha transferido a história para Seattle como tentativa de justificar essa mudança, os fãs ainda não ficaram satisfeitos.

Felizmente, a adaptação live-action de One Piece pela Netflix abordou esse delicado problema com escolhas de elenco inteligentes, orientadas pelas próprias visões de Eiichiro Oda sobre as nacionalidades e etnias de seus personagens. Embora One Piece se desenrole em um mundo fictício de shonen, ainda possui paralelos com o mundo real, e o Sr. Oda já determinou as origens geográficas de seus personagens, o que influencia suas aparências e, portanto, as escolhas de elenco. Por exemplo, Luffy, originalmente concebido como latino-americano, foi interpretado pelo ator mexicano Iñaki Godoy. Nami e Sanji foram representados por atores caucasianos, refletindo as nacionalidades “supostas” dos personagens, sueca e francesa, respectivamente. Roronoa Zoro, que foi concebido como nativo japonês, teve a interpretação do ator japonês Mackenyu.

O aspecto mais crucial é que a origem anteriormente vagamente descrita como “africana” de Usopp foi redefinida na adaptação de One Piece. O ator jamaicano Jacob Gibson retratou Usopp de maneira respeitosa como uma pessoa de cor, evitando estereótipos prejudiciais ou generalizações excessivas. Além disso, a versão live-action de One Piece apresenta uma ampla gama de personagens representados por atores de diferentes etnias, tornando Usopp muito menos um símbolo isolado. Agora, ele vive em um mundo onde muitos personagens se assemelham a ele, tornando-o mais bem inserido, independentemente da ilha que visite com a tripulação do Chapéu de Palha.

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Austra Caroline
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕ Sou Arqueóloga e estudante de História, com atuação como Educadora Patrimonial, onde busco preservar e compartilhar o valor do nosso patrimônio cultural. Além disso, sou redatora em sites voltados para conteúdo nerd, Geek e cultura pop, sempre explorando o universo da cultura geek com entusiasmo. Sou apaixonada por jogos de Hack & Slash, com destaque especial para a série Devil May Cry, que alimenta minha paixão pelo gênero. Nas horas vagas, também me dedico à escrita, onde expresso minha criatividade e amor pela narrativa.

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