Por que The Legend of Zelda: Ocarina of Time continua sendo o favorito dos fãs mais de 20 anos depois?
Embora os gráficos e a mecânica de jogo de The Legend of Zelda: Ocarina of Time possam parecer datados pelos padrões atuais, ele continua sendo um favorito entre os fãs por diversos motivos. Lançado pela Nintendo em 21 de novembro de 1998, Ocarina of Time marcou o início da saga Zelda em um mundo totalmente tridimensional. A capacidade tecnológica do Nintendo 64 permitiu criar ambientes e sons imersivos, superiores às capacidades do Super Nintendo da época, tornando-se um dos jogos mais aguardados do seu tempo.
Ocarina of Time recebeu elogios de vários sites e revistas de jogos, sendo considerado por muitos como um dos melhores videogames já feitos. A Famitsu Magazine, por exemplo, concedeu-lhe uma nota perfeita de 40/40, uma honra compartilhada por apenas 26 jogos até então. É notável que três futuros títulos da série Zelda – The Wind Waker, Skyward Sword e Breath of the Wild – tenham adotado a mecânica central introduzida por Ocarina of Time. Além disso, detém a maior pontuação no Metacritic, 99/100, e foi continuado por uma sequência direta em Majora’s Mask, além de receber um remake em Ocarina of Time 3D.
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Ainda é um dos jogos mais bem projetados já feitos
Os jogos Zelda anteriores utilizavam profecias e pesadelos como tropos, mas esses elementos eram geralmente apresentados aos jogadores por meio de história de fundo e exposição, sem impacto direto na jogabilidade. O design de Ocarina of Time, por outro lado, opta por mostrar essa conexão desde a cena de abertura. Após uma breve introdução à Grande Árvore Deku, o jogo mergulha diretamente no pesadelo de Link. Em uma noite sombria e tempestuosa, Link observa impotente a queda da ponte levadiça do Hyrule Market enquanto a Princesa Zelda e Impa fogem a cavalo. De repente, Ganondorf surge em seu garanhão negro, elevando-se sobre Link. Antes que Link possa reagir, Ganondorf lança um feitiço, e os jogadores veem o rosto de Link gritando antes que o resto do pesadelo se desvaneça.
O jogo apresenta Navi aos jogadores antes de entregar o controle. Assim que Link sai de casa, é recebido por uma visão mais acolhedora: a Floresta Kokiri, onde Saria se destaca. Esta sequência inicial estabelece o contraste de ambiente e tom de Ocarina of Time sem depender de um manual de instruções. A partir daí, os jogadores podem explorar livremente a Floresta Kokiri e se familiarizar com os controles por meio de tutoriais rápidos. Eles não podem deixar a zona de conforto de Link até conseguirem a Espada Kokiri e o Escudo Deku, marcando seu primeiro passo em direção à vida adulta e à jornada para reunir as três Pedras Espirituais.
Após mais exposição da Grande Árvore Deku e um voto de coragem por parte do jogador, eles são conduzidos à primeira masmorra. Enquanto os jogadores experimentaram um vislumbre da escuridão no pesadelo de Link, ele não está tão desamparado aqui – agora ele tem uma arma. A primeira masmorra não é particularmente difícil, mas a Grande Árvore Deku adverte Link sobre desafios mais árduos antes de seu falecimento. Se isso não fosse suficiente para incentivar o jogador a deixar a floresta, Link logo é culpado pela morte da Grande Árvore Deku. A única lembrança de sua ligação com a floresta é a Ocarina, presente de Saria.
The Legend of Zelda: Ocarina of Time oferece muito para os jogadores explorarem
A partir deste ponto, os jogadores encontrarão uma ampla gama de locais para explorar, cada um com sua própria atmosfera única que os diferencia: uma movimentada cidade-castelo, uma vila situada nas montanhas, um cemitério sereno, um rancho modesto, uma caverna vulcânica, uma tumba real e muito mais. Cada ambiente é complementado por uma trilha sonora envolvente que acentua suas características distintas.
Após reunir todas as três Pedras Espirituais, os pesadelos de Link culminam quando ele enfrenta Ganondorf na realidade. Dessa vez, Link não está indefeso e enfrenta Ganondorf diretamente. Embora ainda não seja páreo para o feiticeiro Gerudo, a transição sutil entre pesadelo e realidade demonstra que a profecia pode ser desafiada neste universo.
Quando Link abre a Porta do Tempo e empunha a Espada Mestra, os jogadores são confrontados com um Ganondorf triunfante, revelando que ele os manipulou para realizar seus próprios planos sujos. Link permanece adormecido no Reino Sagrado por sete anos, só para acordar como um adulto e receber orientação de Rauru e Sheik. Ao deixarem finalmente o Templo do Tempo com a Master Sword em mãos, os jogadores testemunham um Hyrule drasticamente alterado: o céu escurecido, uma nuvem vermelha ameaçadora sobre a Montanha da Morte e o Mercado de Hyrule em ruínas. Os cidadãos outrora vibrantes e felizes foram substituídos por uma horda de ReDeads. Tudo isso aconteceu porque Ganondorf obteve a Triforce do Poder, algo que só foi possível devido à abertura da Porta do Tempo. Em outras palavras, o jogador é responsável por essa situação. Esse momento impactante transmite ao jogador um profundo senso de responsabilidade, incentivando-os a seguir em frente e concluir a jornada.
Como Link adulto, os jogadores exploram o novo e sombrio Hyrule, testemunhando os devastadores efeitos do reinado de Ganondorf sobre os lugares e pessoas que Link conhecia na infância: a Floresta Kokiri infestada de monstros, um dragão ameaçador assolando a Montanha da Morte e o Domínio Zora congelado. Sheik fornece exposição sobre cada região conforme os jogadores as exploram, mas é o próprio ambiente do jogo que os motiva a superar cada masmorra. À medida que os templos são conquistados, pedaços de Hyrule são restaurados, embora o Domínio Zora permaneça misteriosamente congelado.
Além disso, os jogadores devem explorar o deserto de Gerudo, uma área inacessível na infância de Link. Nessa região, descobrem como a ascensão de Ganondorf ao poder não foi apenas por meio de traição, mas também por sua educação em uma sociedade matriarcal, onde ele se tornou o rei. Essa revelação mostra que o destino de Link e o surgimento de Ganondorf como vilão estão entrelaçados de maneiras complexas.
Depois de conquistar todos os cinco templos, Sheik se revela como Zelda, explicando como a Triforce foi dividida em três virtudes e presenteando Link com as Flechas de Luz. No entanto, Ganondorf mostra sua astúcia ao sequestrar Zelda e usá-la como isca para atrair Link para seu castelo. Ele havia permitido que Link conquistasse as masmorras, esperando que as peças da Triforce surgissem. Este confronto final destaca a derrota de Ganondorf: inicialmente confiante em sua vitória, ele tenta destruir seu próprio castelo quando se vê mortalmente ferido, transformando-se em Ganon para o confronto final.
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