8 melhores referências de filmes em Stranger Things

Com a ajuda de cenários, figurinos e muitas referências de filmes, Stranger Things coloca os espectadores de forma firme e convincente no mundo do passado.

stranger things ghostbusters

8 melhores referências de filmes em Stranger Things

Quando Stranger Things estreou na Netflix, o público ficou imediatamente viciado. Atualmente, a série já conta com 4 temporadas e não demorará muito para a temporada 5 e final estrear também, com previsão para 2024. O programa tem tudo o que os fãs modernos poderiam pedir em uma série de televisão: elementos de terror convincentes, assim como comédia hilária, personagens adoráveis e uma dose saudável de nostalgia. Há vários motivos para que a série Stranger Things atraia tantos fãs e gere tantos debates, um deles sendo as referências de vários outros filmes – e até mesmo jogos!

A série se passa na década de 1980 e apresenta uma infinidade de acenos para a década. Da moda à tecnologia, à música, até mesmo aos valores familiares populares da época! Stranger Things planta os espectadores de forma firme e convincente no mundo do passado. Parte do que torna a série tão bem-sucedida em trazer o público de volta aos anos 80 são os acenos da cultura pop que estão habilmente escondidos por toda parte. Isso é especialmente verdadeiro para as muitas referências de filmes clássicos que aparecem temporada após temporada. Sem mais delongas, então confira abaixo as 8 melhores referências de filmes em Stranger Things!

As amizades são uma reminiscência dos Goonies

melhores referências de filmes em Stranger Things

A amizade entre Dustin, Mike e Lucas é uma referência ao clássico filme de 1985 Os Goonies. Assim como os garotos do filme, o bando de nerds desajustados de Stranger Things embarca alegremente em uma missão com supervisão mínima de um adulto. Dessa forma, isso leva a resultados angustiantes e hilários. O espírito jovial de Stranger Things lembra o tom geral de The Goonies. Além disso, o propósito da missão dos meninos é tão puro e admirável quanto a caça ao tesouro de The Goonies. Esse aceno para a nostalgia é um dos muitos alívios cômicos de alguns dos assuntos mais pesados que o programa aborda e funciona bem contra os elementos de terror.

O que ainda faltou? A música da Cyndi Lauper para completar a nostalgia:

Negócio Arriscado serviu de inspiração de moda

Negócio arriscado serviu de inspiração de moda

Se os trajes de Halloween da segunda temporada de Steve Harrington e Nancy Wheeler parecem familiares, é porque eles foram diretamente inspirados no clássico filme dos anos 80 Risky Business. Steve Harrington é uma reminiscência de um jovem Tom Cruise, especialmente quando ele usa seus óculos de sol à noite.

Nancy é tão convincente em seu traje de Rebecca De Mornay, e as duas ficam tão bem juntas quanto o casal de telas prateadas que inspirou seus figurinos. Uma referência ainda mais óbvia de Risky Business ocorre no início da primeira temporada, quando Steve pergunta a Nancy se ela gostaria de ir ver o filme com ele nos cinemas.

Poltergeist inspirou a casa da família dos Byers

melhores referências de filmes em Stranger Things

O filme de terror de 1982 Poltergeist é fortemente referenciado em toda a série, começando desde a primeira temporada e continuando pela duração da série até agora. Joyce dá ingressos a Will para ver o filme durante o piloto, e as referências continuam aparecendo a partir daí. Uma das referências mais notáveis é a casa da família Byers, que tem uma estranha semelhança com a casa assombrada do filme original. Alguns dos acontecimentos estranhos na residência dos Byers são uma reminiscência dos efeitos assustadores do filme, especialmente Will escrevendo na parede para se comunicar com a família de The Upside Down.

Relacionado: 10 coisas mais estranhas sobre Stranger Things

O Demogorgon é parcialmente inspirado em The Things

Demogorgon

O infame Demogorgon está no centro do caos em Hawkins, Indiana, mas também é uma homenagem a um filme clássico dos anos 1980: The Thing, de John Carpenter. Embora a série não imite os efeitos especiais exclusivos pelos quais o filme é conhecido, a criatura é claramente inspirada neste clássico.

A série inclui alguns outros acenos sutis para este filme também, incluindo o fato de que Mike tem um pôster para ele em seu porão. O professor de ciências dos meninos também tem o filme passando ao fundo durante uma ligação telefônica com Dustin. Os criadores do programa geralmente incorporam referências a filmes de maneiras sutis, e as referências a The Thing não são exceção.

A experiência de Eleven imita uma cena em Viagens Alucinantes

Strange Things

Tanques e câmaras de privação sensorial são ouro de ficção científica! E o filme Viagens Alucinantes de 1980 é um excelente exemplo do conceito no seu melhor. Na primeira temporada de Stranger Things, Onze é forçado a enfrentar o Demogorgon no mundo psíquico ao ser mergulhado em um tanque de privação sensorial. Mais tarde, as crianças empregam a privação sensorial para permitir que Eleven tente localizar Will. As representações de Eleven usando essa técnica para se projetar astralmente em The Upside Down são uma campainha morta para muitas das cenas em Altered States, e lembram aos espectadores que esse aspecto consagrado pelo tempo de muitos filmes psicológicos de ficção científica ainda está vivo e passa bem.

As origens de Eleven são semelhantes ao Firestarter

8 melhores referências de filmes em Stranger Things

Não há dúvida de que Eleven é um dos personagens mais fascinantes da série, e os paralelos entre sua vida e a da heroína de Stephen King, Charlie McGee, são óbvios. Ambas as meninas nasceram com poderes incríveis e precisavam de figuras parentais para intervir e protegê-las.

Embora Hopper possa não ser o pai biológico de Eleven, ele certamente assumiu um papel paternal quando se tratava de cuidar de Eleven e tentar mantê-la fora de perigo. Paralelos também ocorrem entre as relações das meninas com seus amigos e com os médicos que as experimentaram. Um pôster promocional da série até mostrava Eleven quase da mesma maneira que os pôsteres promocionais de Firestarter, cabelo efêmero e tudo.

Eleven se veste como E.T.: O Extraterrestre

Stranger Things

E.T.: O Extraterrestre de Steven Spielberg recebe uma homenagem muito original na série. Na primeira temporada, Eleven veste um vestido rosa e uma peruca loira muito semelhante ao que Drew Barrymore vestiu o alienígena titular do filme para disfarçá-lo. A semelhança é adequada, de certa forma, já que Onze é a coisa mais próxima de um extraterrestre que as crianças de Hawkins já conheceram.

A relação entre Eleven e as outras crianças também é semelhante à amizade de Barrymore com E.T.: eles protegem seu amigo sobrenatural do perigo sempre que possível e são fascinados por seus dons únicos. Inclusive, nas próximas temporadas há muito mais referências ao filme.

A turma vestida com fantasias de Caça-Fantasmas

A turma vestida com fantasias de Caça-Fantasmas

Outro filme clássico que serviu de inspiração para o Halloween foi o original Ghostbusters. Quem melhor para se vestir como o bando homônimo de combatentes do crime fantasmagóricos do que um grupo leal de amigos? Will, Mike, Dustin e Lucas vão como os Caça-Fantasmas para o Halloween na segunda temporada e estão muito orgulhosos de suas fantasias até perceberem uma coisa: ninguém mais usava suas fantasias de Halloween na escola.

Observar os meninos andando pelo corredor da Hawkins Middle School em desânimo mortificado é um momento hilário para o público. Certamente, também reitera a camaradagem entre os meninos. Eles estão totalmente unidos – mesmo em seu constrangimento – assim como o esquadrão do filme que inspirou seus figurinos.

Em conclusão, essas são as melhores referências de filmes em Stranger Things! Conte para a gente: qual é a sua referência favorita? Além disso, há outras referências que você percebeu e gostou mais? Você também poderá conferir em nosso portal: Todos os Easter Eggs e referências em Stranger Things 4ª temporada e 10 vezes em que Stranger Things 4 nos deixou emocionados.

Caroline Ishida Date
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here