Quadrinistas e ilustradores LGBTQIA+ para você conhecer

Arte criada por Caio Yo (Instagram: @caioyo)
Arte criada por Caio Yo (Instagram: @caioyo)

Quadrinistas e ilustradores LGBTQIA+ para você conhecer

Sim! Há alguns Quadrinistas e ilustradores LGBTQIA+ que acreditamos que todos nós precisamos conhecer seus respectivos trabalhos! Tem muitos artistas talentosos por aí e que precisam bastante de divulgação! E tem outro detalhe que talvez seja válido comentar aqui.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Netflix entre membros de 16 a 25 anos, 69% dos jovens brasileiros buscam representatividade nas séries que assistem. O nome da pesquisa revela seu propósito: os jovens querem ver seus problemas, desafios e experiências representados em shows para que possam ter insights, encontrar soluções, entender como outras pessoas lidam com uma situação ou até encontrar companheiros para passar por momentos difíceis. E você poderá ler a pesquisa completa: O caminho para um legado de inclusão: resultados do nosso primeiro estudo sobre diversidade em filmes e séries.

A mídia se beneficia muito do poder de representação; permite que grupos historicamente sub-representados sejam vistos pelo público. Isso leva a uma sociedade melhor e mais igualitária. Por exemplo, a mídia ajudou a população LGBT a ganhar visibilidade.

Nos últimos anos, houve um crescente interesse em quadrinhos em todo o mundo. Essa crescente popularidade e aceitação levou vários artistas e ilustradores da comunidade LGBT a criarem obras incríveis para histórias em quadrinhos. Além disso, muitas outras narrativas foram vistas em filmes, séries, arte e teatro – todos os quais são meios de comunicação populares. Por isso, era importante incluir os quadrinhos nessa narrativa. Sem mais delongas, então confira nossa lista com alguns Quadrinistas e ilustradores LGBTQIA+ para você conhecer!

Você também gostará de ler:

Mário César

Finalista do Prêmio Jabuti e três vezes vencedor do Troféu HQ Mix, Mário César é autor e editor de histórias em quadrinhos. Um de seus trabalhos recentes é “Bendita Cura”, que venceu o Troféu HQ Mix de Melhor Web Quadrinhos. “Bendita Cura” pode ser lido gratuitamente: Read Bendita Cura | Tapas Web Comics

Site oficial do autor: Mario Cesar – Quadrinista e organizador da POC CON

Adri A.

Adri A. é ilustrador e quadrinista que aborda bastante em suas produções questões ligadas a diversidade e ao universo LGBTQIA+. Desde 2012 publica seus trabalhos nas redes sociais e em fanzines editados por ele mesmo. Também já teve ilustrações e quadrinhos publicados em diversas publicações de outras editoras e coletivos.

Aline Zouvi

Aline Zouvi fez mestrado sobre as obras da quadrinista estadunidense Alison Bechdel. Desde 2017, dá oficinas de quadrinhos, faz cartuns para o jornal “Folha de São Paulo”, assim como participa de diversos eventos e feiras e publicado quadrinhos e zines, dentre os quais destacam-se “Síncope” (vencedor do Prêmio Dente de Ouro 2018 e finalista do HQMix na categoria HQ Independente) e “Óleo sobre Tela”.

Confira seu site oficial: Aline Zouvi

Breeze Spacegirl (Flávia Borges)

Flávia Borges, que também assina como Breeze Spacegirl, é ilustradora e quadrinista de São Paulo – SP. Flávia Borges trabalha com publicidade, editorial e ilustração infantil. Além disso, os seus principais temas são empoderamento feminino, negro e LGBTQ+.

Caio Yo

Caio Yo é de São Paulo e trabalha como ilustrador desde 2009. Atualmente trabalha como artista e diretor em estúdios de games e projetos indie e dá aulas de ilustração e gameart. Como autor, publica seus trabalhos em quadrinhos desde 2014. Entre eles estão “Fúria e Onsen” (independentes) e “O Segredo de Baba Ganush” (contemplado com o PROAC 2017 e publicado pela editora Zarabatana). Além disso, ele participou em 2020 de duas coletâneas com temática gay, da editora Skript.

Cora Ottoni

Quadrinista autora das tirinhas autobiográficas de humor “Corenstein”, com dois livros publicados e indicadas a melhor publicação de tiras (2018) e melhor web tira (2019) pelo prêmio HQ Mix; “Os Zeladores do Tempo”, uma ficção científica infantojuvenil (2016); “Kit (de Resistência) LGBTQ+”, lançado na CCXP 2018 com todo lucro revertido a Casinha (instituição de apoio a comunidade do Rio de Janeiro e parceira aqui da Casa 1); e “Como Sobreviver a Um Relacionamento a Distância”, uma zine de humor publicada em 2019.

Eryk Souza

Eryk Souza produziu o quadrinho “Uma e o Pombo” pela editora Sê-lo, “KÁROS” junto da RISCO HQ, além de editoriais para as revistas “Mundo Estranho” e “Conhecer”, dentre outras. Trabalha com ilustração digital e pintura em bases diversas. Uma boa parcela dos seus trabalhos mescla o onírico com o sci-fi.

Diana Salu

Diana é artista, designer, publicadora e produtora. Graduada em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília, foi co-fundadora da MÊS, editora independente de Brasília com foco em quadrinhos, artes visuais e literatura. Publicou os trabalhos em histórias em quadrinhos de sua autoria: “Maré – ou pequenos barcos não devem se afastar demais da margem” (2017, MÊS Editora); “Barragem” (2018, Edição da Autora); “Cartas para Ninguém” (2019, Padê Editorial) dentro muitos outros projetos e publicações.

Ellie Irineu

Ellie Irineu é quadrinista, editora e ilustradora nascida no Mato Grosso do Sul. É organizadora da série “Histórias Quentinhas”, projeto que se iniciou em 2019. Além disso, o seu trabalho tem como foco a representação não-estereotipada de vivências LGBTQIA+.

Germana Viana

Germana Viana é quadrinista nascida em Recife, Pernambuco, mas mora atualmente em São Paulo. É autora de “Lizzie Bordello” e as “Piratas do Espaço” 1 e 2, “As Empoderadas” (vencedor do troféu HQMix na categoria WebQuadrinhos), “O Verão do Papa-Angu” e é coordenadora, editora e uma das autoras de “Gibi de Menininha – Historietas de Terror e Putaria” (Vencedor do troféu Angelo Agostini na categoria de Melhor Lançamento de 2018 e do HQMix na categoria Melhor Revista Mix de 2018), dentro outros projetos.

Em conclusão, esses são os Quadrinistas e ilustradores LGBTQIA+ que acreditamos que todos nós precisamos conhecer! Você conhece algum outro que não foi citado aqui? Conte para a gente nos comentários! Válido comentar que esses são os seus currículos resumidos, então gostaria de convidar vocês a conferir o Instagram de cada um desses artistas!

Se você é um grande fã de quadrinhos, portanto você também poderá gostar de conferir nossas resenhas: Resenha de Sin City: O Assassino Amarelo, de Frank MillerResenha de Rain, HQ por Joe Hill, David M. Booher e Zoe Thorogood! Você também pode conferir: Resenha crítica de Érica, a Magnífica, HQ da franquia Stranger Things e Resenha da HQ Vote Loki, por Christopher Hastings, Stan Lee e Larry Lieber. Se você procura por mangás legais, pode conferir: Resenha de Vênus Invisível: Coleção de Histórias Curtas, com o Melhor de Junji ItoResenha de GoGo Monster, mangá de Taiyo Matsumoto e Resenha de Hitler, mangá de Shigeru Mizuki publicado pela Editora Devir!!  Além disso, você também pode ler a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises.

Austra Caroline
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕ Sou Arqueóloga e estudante de História, com atuação como Educadora Patrimonial, onde busco preservar e compartilhar o valor do nosso patrimônio cultural. Além disso, sou redatora em sites voltados para conteúdo nerd, Geek e cultura pop, sempre explorando o universo da cultura geek com entusiasmo. Sou apaixonada por jogos de Hack & Slash, com destaque especial para a série Devil May Cry, que alimenta minha paixão pelo gênero. Nas horas vagas, também me dedico à escrita, onde expresso minha criatividade e amor pela narrativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here