Como o futebol da vida real se conecta ao enredo de Blue Lock

Ao contrário da maioria dos mangás esportivos, Blue Lock usa estrelas do futebol do mundo real, como Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e muito mais, para conduzir sua história.

Blue Lock | Muneyuki Kaneshiro | Yusuke Nomura | Studio 8-Bit
Blue Lock | Muneyuki Kaneshiro | Yusuke Nomura | Studio 8-Bit

Como o futebol da vida real se conecta ao enredo de Blue Lock

Escrito por Muneyuki Kaneshiro e ilustrado por Yusuke Nomura, Blue Lock atraiu uma base de fãs leais com sua visão única de esportes e futebol. Entretanto, ao contrário da maioria dos mangás e animes esportivos, Blue Lock faz alusão a estrelas do futebol da vida real e as usa com efeitos fantásticos. Aqui, estamos para comentar sobre como o futebol da vida real se conecta ao enredo de Blue Lock!

O enredo de Blue Lock

Blue Lock se passa após a eliminação do Japão da Copa do Mundo de 2018. Com a derrota, Associação Japonesa de Futebol analisa o estado do futebol japonês e decide fazer algo grande, arriscado e incomum. Seguindo a ideia de Anri Teieri, eles recrutam o treinador excêntrico Jinpachi Ego e lhe dão carta branca para fazer o que quiser, desde que leve a taça para casa.

Jinpachi Ego decide que o maior problema da seleção japonesa é sua cultura de “futebol perdedor”. Ele acredita que precisa de atacantes impetuosos e egoístas que irão pressionar forte e decisivamente durante as partidas. Ou seja, seu ego e fome de gols permitem que eles façam os chutes que ninguém mais faria. Para tornar isso realidade, Jinpachi consegue 300 jovens atacantes promissores e os tranca em um complexo semelhante a uma prisão chamado Blue Lock. Nesse programa, os adolescentes treinam para a grandeza e se enfrentam com o prêmio final em jogo: a chance de jogar pela seleção japonesa. Para torná-lo mais intenso, os 299 que falharem permanentemente não poderão mais representar seu país através do futebol.

A série segue o protagonista Yoichi Isagi, um talentoso atacante adolescente que entrou para o programa. Yoichi sonha em liderar o time japonês e é assombrado por uma época em que seu time juvenil perdeu as nacionais porque ele passou para um companheiro de equipe mais fraco em vez de chutar ele mesmo. Ao longo do caminho, ele entra em conflito com os outros personagens. Além disso, ele lida com a dura realidade desse ambienteo em que está preso.

Referências a várias estrelas reais do futebol

Curiosamente, o primeiro volume do mangá Blue Lock faz referência a várias estrelas do futebol do mundo real. Todos eles têm habilidades e egos que Jinpachi considera essenciais para um atacante sedento de gols. Nisso, vemos citando lendas como por exemplo Pelé, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Essas alusões são realmente bastante úteis, pois ajudam a explicar ao público o que Jinpachi está procurando sem precisar de páginas de exposição prolixo ou painéis desperdiçados tentando retratar visualmente a natureza desse arquétipo.

Além disso, ao fazer referência a jogadores e torneios do mundo real, as apostas no Blue Lock parecem muito maiores. Qualquer pessoa com um interesse passageiro em futebol/futebol sabe o quão importante e prestigiosa é a Copa do Mundo. Isso ajuda o leitor a entender o desejo e as lutas de Yoichi em um nível mais profundo porque estamos mais familiarizados com isso. Um torneio desconhecido cheio de times fictícios não tem a mesma gravidade, e a série teria que gastar muito tempo construindo uma competição falsa para torná-la tão grandiosa quanto sua contraparte do mundo real.

Como um bônus, essas referências ajudam a tornar o ambiente da instalação Blue Lock ainda mais opressivo. Se todos tiverem movimentos especiais mágicos, eles se tornarão o padrão em vez de algo extraordinário e alucinante. Ao lembrar ao leitor que o treinamento esportivo regular também existe neste mundo, o contraste se torna mais aparente, mostrando o quanto Yoichi tem que trabalhar e como Jinpachi e seus métodos de treinamento são estranhos.

A adaptação em anime está disponível via Crunchyroll, com legendas em português brasileiro. Leia também em nosso portal: Tudo sobre Blue Lock, o novo anime de futebol e Blue Lock terá 2ª Temporada?

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here