One Piece 1082 – A Consolidação do Yonkou Buggy!

Um grande capítulo, assim como foi o passado, é como podemos definir One Piece 1082. Cada vez fica mais claro como One Piece não depende tanto de Luffy e a cada semana vemos um desenrolar novo e interessante para os personagens. One Piece, neste momento, seria uma obra incrível se os Mugiwaras não existissem. Afinal, quem seria o Rei dos Piratas numa hipotética não existência do Luffy? Seria um What…if? interessante de se acompanhar. Mas vamos ao capítulo que trás o renascimento de Buggy!

Você pode ler a análise dos outros capítulos aquie dos Capítulos do Arco Egg Head aqui.

T-Bone Morre e, ninguém liga…

Iniciamos o capítulo com a repentina revelação da morte do Vice-Almirante T-bone, que teve sua grande aparição sendo derrotado por Zoro em Water 7. A morte do marinheiro é a premissa pra 80% do capítulo, fazendo um gancho perfeito entre a existência da Cross Guild, a discussão moral da morte do personagem e a introdução de Buggy, abrindo o que viria a ser o principal do capítulo. Não gostei, porém, da forma como Oda tratou a discussão entre os personagens, apelando pra um excesso de exposição sobre toda questão que envolve a morte de T-Bone. O autor não permite uma única reflexão por parte do leitor, expondo com todas as palavras todas as controvérsias que a existência da Cross Guild e a morte do marinheiro representam.

O diálogo entre Sengoku e Tsuru, aliás, é bastante “frio”, mostrando pouca reação emocional, parecendo estar ali somente como elemento de exposição do autor mesmo. A forma como Sengoku encerra o assunto ao ver Hina reforça essa impressão. Dessa cena, fica de bom a informação para os dois membros da Marinha da ida de Garp para Hachinosu. Será que Sengoku iria atrás de seu amigo e Tsuru de sua neta? Seria legal. Caso isso não aconteça, o que vemos neste capítulo não agrega muito para a história. Já indo para Buggy, a conversa entre ele e o assassino do marinheiro, reforçando mais uma vez a pobreza daquele que matou T-Bone, seria o suficiente para refletirmos tudo que Sengoku e Tsuru refletiram antes, sem a necessidade que o autor jogasse na nossa cara as perguntas e as respostas.

One Piece 1082 e o Despertar de Buggy!

Queria começar a análise desta parte do capítulo falando sobre o navio da CG (Cross Guild). O design ficou incrível e imponente, um navio digno de um Yonkou. Me incomodou, porém, a piada repetida de Buggy apanhando e Crocodile e Mihawk incomodados com o Yonkou ser a cara do navio. Ora, eles não haviam ficados satisfeitos em deixar Buggy como o rosto da Guilda como forma de não serem o alvo principal? Não tem nada estranho Buggy ser a face de tudo que envolve a CG. Soou um pouco incoerente esta questão.

Já vou falar especificamente sobre o discurso do Buggy, que foi incrível e arrepiante, mas queria falar dos dois membros. Mihawk e Crocodile possuíam diversos outros meios de prosperarem em seus planos. O espadachim, por exemplo, poderia ter ido se esconder na aba de Shanks, seu rival e que provavelmente o permitiria navegar com ele, onde estaria tranquilo e viveria sua paz. Já a Cross Guild dará tudo a ele, menos estabilidade, ainda mais caçando marinheiros. Enquanto Crocodile já construiu uma organização antes, mostrando ter capacidade de fazê-lo mesmo sem o apoio de Buggy. Todo contexto envolvendo a passividade deles ao Palhaço é, no mínimo, esquisito, beirando ao cômico.

Buggy entra na briga pelo One Piece

Vamos ao que importa: Buggy é maior e melhor que Kaidou e Big Mom. É interessante notar que, desde o início de One Piece, Oda trabalhou em paralelo Luffy e Barba Negra, mostrando sua evolução, tanto em títulos (Luffy não chegou a ser um Shichibukai), como em membros e poder. Buggy, apesar de tratado como uma piada pela maioria, passou pelo mesmo processo. Ainda no East Blue, ele agregou Alvida à sua tripulação. Conforme a história foi passando, fomos notando o carisma do personagem ao se reunir com Ace, por exemplo. Além disso, na saída de Impel Down, ele, Luffy e Barba Negra saíram com aliados ao mesmo tempo, com Marineford terminando com diversos piratas fortes ao seu comando.

O que eu quero dizer com tudo isso? Simples, Buggy passou por um processo que somente o protagonista e o vilão principal da história passaram. Não é pouca coisa em uma história de mais de mil capítulos. Buggy é importante, sempre foi. Porém, sua falta de poder e ambição indicavam que em algum momento ele atingiria o teto. Buggy parecia satisfeito com tudo que alcançou, não ambicionava o topo. Neste capítulo nos é revelado que o motivo disso foi sua grande decepção para com Shanks e sua também falta de ambição. O Palhaço ficou decepcionado, pois admirava o amigo e esperava segui-lo até o tesouro One Piece, mas Shanks não quis.

A ambição pelo topo!

Luffy, BN e Buggy possuem outra coisa em comum: o carisma. Os três possuem aquele poder que Mihawk menciona em Marineford que é o de fazer as pessoas seguirem eles. Barna Negra conseguiu agregar simplesmente Aokiji ao seu time, Luffy agregou Jinbe que é o principal representante tritão da história, assim como toda sua frota. Buggy, através de sua liderança, criou uma forte instituição e, mesmo que de forma meia torta, é líder de simplesmente Mihawk e Crocodile.

O carisma e ambição daqueles que almejam o topo, é o poder de reunir pessoas poderosas ao seu lado, assim como mencionei na análise do capítulo passado, onde digo que Aokiji enxergou em BN a possibilidade de mudar o mundo. É isso que Luffy e Buggy possuem, a capacidade de liderar rumo a uma nova era, independente de possuir poder para isso ou não. Os três não têm medo de sonhar! Lembram do discurso de Barba Negra sobre o “Sonho das Pessoas não tem fim?” O que vemos neste capítulo é algo semelhante. Enquanto Mihawk e Crocodile tratam a pirataria como negócio, estabilidade, Buggy quer o topo, quer ir atrás de tudo isso, mas não como um fim, mas sim como consequência de atingir o topo do mundo. Ele não tem medo de sonhar, e isso é um perigo para os fracos e covardes.

Buggy, através de seu discurso, se coloca acima de Kaidou e Big Mom, por exemplo, que sentaram em suas cadeiras durante anos satisfeitos com seus títulos de Yonkou. Ou o próprio Doflamingo que reinava em Dressrosa, sem qualquer intenção de ascender mais. A ambição destes personagens era fraca e por isso eles ficaram para trás. Os quatro Imperadores, diferente de antes, estão definitivamente na briga pelo One Piece e Buggy não pretende ficar para trás!

Sabo está vivo, oh meu deus, quem diria….

Sim, Sabo está vivo e estava aparentemente longe quando Lulusia foi destruída. Surpreendendo um total de zero pessoas e sendo totalmente previsível, Oda utilizará o personagem para revelar ao mundo a existência de Im-sama, ainda que indiretamente. Terminamos o capítulo com a promessa de descobrir o que aconteceu no Riverie. Neste plot, eu só acho relevante uma possível informação sobre um plano de Im-sama que precise ser detido, criando uma sensação de urgência necessária neste momento para o mundo; a revelação sobre as circunstâncias da morte do Rei Cobra ou alguma informação importante sobre o século perdido. Qualquer coisa além disso será chover no molhado por parte do autor.

One Piece 1082 termina com este gancho, mas é provável que Oda retorne à Egg Head a partir do capítulo que vem. Confesso que gostaria que isso ocorresse, para que tenhamos material para futuramente Oda voltar para luta de Garp, por exemplo, para dar mais um respiro para a história. Veremos daqui a duas semanas, pois, infelizmente, não teremos One Piece na semana que vem!

Wesley Medeiros
Quem quiser saber quem sou, olha para o céu azul...Amante de infinitas coisas, desde animes, games, filmes, séries, música, futebol, literatura...Toda e qualquer uma dessas artes, mas, principalmente, a escrita, que torna minhas palavras imortais igual ao meu tricolor!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here