One Piece: O design das personagens femininas de Eiichiro Oda e os padrões de beleza

A abordagem de Eiichiro Oda para o design de personagens femininas causa uma problematização, mesmo que não seja intencional.

Nojiko one piece

One Piece: O design das personagens femininas de Eiichiro Oda e os padrões de beleza

Ao longo de um período de vinte anos, One Piece enfrentou inúmeras controvérsias. Apesar dessas controvérsias, os fãs leais foram rápidos em defender a série, e por um bom motivo: One Piece continua sendo uma história excepcional e um show divertido. No entanto, é crucial examinar One Piece com uma perspectiva perspicaz, particularmente no que diz respeito à representação de personagens femininas. Embora o estilo de desenho idiossincrático de Eiichiro Oda tenha sido o que trouxe One Piece para o centro das atenções, também chama a atenção para a representação de corpos femininos na série. Conforme a opinião de muitos fãs, o design das personagens femininas de Eiichiro Oda é bem problemático!

Sim, eu sei que essa discussão pode parecer estranha para algumas pessoas à princípio, mas vamos chegar na questão! E para deixar claro: não tirei a discussão das “vozes da minha cabeça”. As inspirações para o presente foram outras reportagens em outros portais e as discussões que li nas redes sociais. Bom, vamos aos fatos agora.

As personagens femininas nas criações de Eiichiro Oda podem ser divididas em duas categorias: um design que as mostra extremamente femininas ou peculiarmente excêntricas, com pouca ou nenhuma representação de qualquer coisa intermediária. Além disso, as personalidades desses personagens parecem estar relacionadas aos seus designs. Personagens que são descritos como “bonitos” geralmente são retratados como heroínas em ascensão ou donzelas em perigo, enquanto aqueles que são descritos como “bizarros” são geralmente mostrados como antagonistas astutos ou personagens cômicos. Com essa divisão, o design das personagens femininas de Eiichiro Oda muitas vezes perpetuam a ideia de que beleza equivale a bondade ou falta de arbítrio.

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One Piece sofre de síndrome do mesmo corpo

One Piece

O fenômeno da “síndrome da mesma face” é um problema prevalente entre vários animes. No entanto, One Piece se destaca como um exemplo particularmente flagrante, pois não só sofre disso, mas também da “síndrome do mesmo corpo”. Em particular, as personagens femininas em One Piece são frequentemente retratadas como “lindas” com olhos de corça, seios altos e cinturas severas de ampulheta, o que se tornou uma característica notória na obra. Cadê as bonitonas com um busto menor ou com um estilo de olho distinto?

Os talentos artísticos de Oda progrediram e parece que ele ampliou ainda mais essas características. A questão é agravada pela própria admissão de Oda em uma de suas colunas de perguntas e respostas da SBS de que ele desenha personagens femininas utilizando uma fórmula simples que consiste em três círculos e um X. Um círculo para a cabeça, dois para os seios e um X para delinear o corpo. . Essa técnica destaca a falta de atenção dada ao design de muitas de suas personagens femininas, resultando em uma lista de personagens quase indistinguíveis umas das outras.

Há quem diga que os designs de One Piece reforçam estereótipos nocivos

One Piece

A representação é um aspecto crucial de One Piece, apesar de seu amplo espectro de tipos de corpo. Lamentavelmente, a representação das personagens femininas em One Piece reforça estereótipos prejudiciais. Vários personagens magros são caracterizados como sendo heroicos no coração, ou são essencialmente donzelas em perigo. Isso nunca foi um problema para mim, mas várias fãs percebem o que isso refletem nos outros fãs. Fica a concepção de que as garotas consideradas feias não podem ser heroicas também.

Embora as histórias de fundo de Nami e Robin tenham criado arcos emocionantes e excepcionais que desenvolveram seus personagens, seus papéis mudaram de liderança para apoio depois de serem totalmente aceitos na equipe. Na maioria dos casos, Nami ou outra personagem feminina precisa ser resgatada em filmes. Além disso, na série primária, nudez ou roupas reveladoras é o que normalmente salva Nami e Robin, em vez de seus power-ups de salto pós-tempo ou estratégias intelectuais.

Arcos mais recentes também apresentam lindas princesas como Vivi, Shirahosi e Rebecca – cujas habilidades e habilidades de liderança em potencial foram deixadas de lado ao ponto da obscuridade. Vilões ou mulheres canonicamente fortes que são “bonitas” também não são exceção, pois também são colocadas de lado e muitas vezes não têm destaque ou luta bem desenvolvida. Os exemplos incluem Boa Hancock e as Amazonas, Smoothie, Capitão Tashigi, Contra-Almirante Hina e Vice-Almirante Tsuru, todas mulheres poderosas com falta de presença.

As personagens femininas únicas criadas por Eiichiro Oda são uma piada

Catarina Devon

Para o outro espectro de personagens femininas, as mulheres “Bizarras”, Eiichiro Oda propositadamente as desenha com designs não convencionais que geralmente são grotescos ou caricaturais. Frequentemente, essas personagens são vilãs, alívio cômico ou então ambos. Ou seja, mulheres más, vulgares ou então estúpidas. Lembra de quando falei ali em cima sobre mulheres feias não poderem ser heroicas também? Também podemos dizer algo similar sobre mulheres bonitas e cruéis. Ou uma mulher normal sendo vilã ou heroína.

Mulheres poderosas com personalidades que não reforçam ideias de feminilidade (por exemplo, Big Mom ou Catarina Devon) nunca são desenhadas como as heroínas do elenco principal. Conforme o portal CBR, Eiichiro Oda já afirmou que descartou o design original de Catarina porque não conseguia imaginar uma mulher bonita em uma tripulação pirata grosseira, perpetuando ideais irrealistas de performance e hiperfeminilidade.

Um problema com esses personagens distintos é a tendência de serem reduzidos ao alívio cômico devido ao descumprimento dos padrões convencionais de beleza para personagens femininos. Mulheres maiores e mais curvilíneas nunca são retratadas como desejáveis ​​e muitas vezes são as únicas que experimentam o humor físico. Oda também tende a exagerar, então quando as mulheres bonitas envelhecem, elas são retratadas como o completo oposto, como Shinobu e Mother Toffee. As únicas mulheres idosas que parecem um tanto normais são o vice-almirante Tsuru e a Dra. Kureha. Por outro lado, personagens masculinos mais velhos são consistentemente retratados como relativamente comuns. Embora possa haver alguns momentos de diversão, isso acaba pintando o processo natural de envelhecimento das mulheres como algo anormal, demonizando-o e sugerindo que é o resultado de uma deficiência moral.

As repercussões formativas do design de personagem padronizado

Nojiko

Com o passar do tempo, a definição do shounen tornou-se mais ambígua devido a uma mudança em seu público-alvo. Originalmente destinado a meninos (pré-adolescentes e adolescentes mesmo, e do gênero masculino), agora abrange uma faixa etária mais ampla de indivíduos que apreciam aventura, humor e ação. Apesar dessa mudança, One Piece continua sendo uma série shounen popular entre o público feminino. No entanto, a representação das personagens femininas da série, que equipara suas habilidades e talentos com sua aparência física, não reflete com precisão os valores da maioria de seus leitores.

Os homens também são suscetíveis aos danos causados ​​pelos três círculos e um modelo X, que podem propagar falsas noções sobre as mulheres. Conforme Vivian Seo, esse modelo retrata a mulher como sendo excessivamente sexualizada, objetivada pelo olhar masculino e objetivada apenas como indivíduos fisicamente atraentes que requerem proteção e atenção.

Apesar de todos esses argumentos, é improvável que Eiichiro Oda altere tão cedo a forma como retrata suas personagens femininas. Por um lado, as representações problemáticas podem se ofuscar pelo enredo geral, que é uma narrativa divertida e romântica sobre piratas em uma grande aventura. Contudo, é importante reconhecer que a indústria de anime e mangá se vincula profundamente ao aspecto comercial. Portanto, as personagens femininas possuem um valor de mercado lucrativo, muitas vezes associado à hipersexualização.

No entanto, é fundamental questionar e analisar os designs repetitivos das personagens femininas. Por outro lado, é encorajador ver que os espectadores estão se tornando cada vez mais conscientes da importância da representação e da diversidade. Os fãs podem continuar a apreciar One Piece, desde que estejam cientes dessa representação.

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Caroline Ishida Date
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