Por que Galadriel fica maligna em Senhor dos Anéis?

Em O Senhor dos Anéis, Galadriel aparece brevemente como uma figura sombria e ameaçadora. Mas o que isso significa para a personagem dela? Ela poderia ser má?

Cate Blanchett como Galadriel no modo maligno em Senhor dos Anéis - Adaptação de Peter Jackson
Cate Blanchett como Galadriel no modo maligno em Senhor dos Anéis – Adaptação de Peter Jackson

Por que Galadriel fica maligna em Senhor dos Anéis?

A adaptação do diretor Peter Jackson de O Senhor dos Anéis permaneceu em grande parte fiel ao livro de fantasia de J.R.R. Tolkien. No entanto, alguns personagens – como o superpoderoso Tom Bombadil e o ressuscitado Elfo Glorfindel – não receberam o que mereciam. Ainda assim, enquanto a maioria dos fãs ficou satisfeita com a trilogia de filmes, houve uma cena em A Sociedade dos Anéis em que alguns não se importaram com a interpretação de Jackson: a interação entre Galadriel e Frodo em Lothlórien.

Durante o encontro, Galadriel considerou aceitar o Um Anel quando Frodo o ofereceu a ela. Entretanto, vemos que ela se transforma em uma terrível “forma negra” que poderia facilmente conquistar a Terra-média com o poder do Anel. Compreensivelmente, a sequência pode confundir alguns fãs. No entanto, a representação sombria de Galadriel no cinema – tão “bela e terrível quanto o amanhecer” – faz sentido, de certo ponto de vista, apesar do momento se afastar um pouco do romance.

A escuridão de Galadriel é distinta no livro

Por que Galadriel fica maligna em Senhor dos Anéis? Para começar, precisamos conferir a diferença da cena no filme de Peter Jackson e do romance de J.R.R. Tolkien. A cena do livro ocorreu no capítulo de A Sociedade dos Anéis, “O Espelho de Galadriel”. O diretor adapta essa cena quase literalmente, mas ele tomou liberdade com uma palavra. Tolkien escreveu que Galadriel:

[…] estava diante de Frodo parecendo agora alta além da medida e bonito além do suportável, terrível e adorável […]

Observe como o escritor usou a palavra “parecendo”. Só parece? Ou seja, essa forma medonha de Galadriel apareceu apenas na mente de Frodo? Complexo, não é? Era como se o Anel tivesse lhe dado uma visão do que poderia acontecer se a elfa exercesse seu poder. Já o diretor usou a forma sombria e mostrou ao seu público. Por motivos óbvios, inclusive! Afinal, em um filme ou série, não estamos lendo os pensamentos de alguém ou algo assim. Precisamos ver a coisa, e vimos como ela se tornaria má se cedesse ao seu desejo mais profundo.

Galadriel escolheu ficar na Terra-média após a derrota de Morgoth

A história de Galadriel começou séculos antes dos eventos de O Senhor dos Anéis. Ela nasceu em Valinor antes da Primeira Era. Dessa forma, ela presenciou o esplendor dos Valar e a luz das Duas Árvores. Como uma Elfa Noldoriana, ela era poderosa e, como parte da linhagem real, ela era uma grande líder. Quando os Noldor se rebelaram contra os Valar, Galadriel fez parte da rebelião. Contudo, ela e o seu povo foram exilados, mesmo sem participar do Fratricídio em Alqualondë.

Como parte da Maldição dos Noldor, ela travou uma guerra contra Morgoth durante a Primeira Era. Após a Guerra da Ira – quando os Valar derrubaram Morgoth – a maioria dos Noldor voltou para Valinor. No entanto, Galadriel escolheu ficar para trás e explorar a Terra-média. Assim, ao longo da Segunda Era, ela foi uma das principais Elfas e, como tal, recebeu Nenya, um dos três Anéis de Poder dos Elfos. Com seu anel, ela construiu e protegeu o reino de Lothlórien, que manteve durante a Terceira Era. A Prime Video se baseou nesses eventos para fazer a série Os Anéis de Poder.

Galadriel tinha fantasias sobre derrubar Sauron

Galadriel foi a elfa mais potente da Terra-média durante a trilogia de Tolkien, graças à sua magia élfica, anos de sabedoria e anel de Nenya. Seu desejo de trazer paz à terra a levou a pensar em usar o Um Anel contra Sauron. No entanto, este teria sido um caminho perigoso a seguir porque o poder do Anel era indomável. O Senhor dos Anéis de Jackson retrata como Galadriel teria sido corrompida pelo Anel se ela tivesse cedido à tentação. A versão sombria de Galadriel no filme representava o que poderia ter acontecido se ela tivesse pegado o Anel para si; sua beleza teria se tornado um objeto de adoração e ela teria sido vítima do mal.

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here