10 jogos dos anos 90 que já foram refeitos

Muitos jogos da década de 1990 foram refeitos para consoles modernos, mas com tantos títulos influentes, é fácil entender o porquê.

10 jogos dos anos 90 que já foram refeitos

10 jogos dos anos 90 que já foram refeitos

Tornou-se cada vez mais comum para os desenvolvedores produzirem remakes de videogame de grande orçamento. O conceito de refazer ou reimaginar videogames está longe de ser novo, já que alguns dos primeiros remakes foram lançados há mais de quatro décadas. No entanto, mesmo jogos que não têm uma década, como o clássico The Last of Us, começaram a receber o tratamento de remake. Uma década popular de jogos que tem visto muitos remakes é a década de 1990. DEssa forma, decidimos trazer os jogos dos anos 90 que foram refeitos!

Entre a mudança para 3Ds, a ascensão de franquias icônicas e a crescente popularidade dos jogos multiplayer, a década de 1990 é sem dúvida a década mais importante na história dos jogos. Com tantos jogos influentes, não é nenhum segredo por que muitos desenvolvedores de videogames olham para a década de 1990 em busca de inspiração para seu próximo grande remake de videogame. Sem mais delongas, confira a nossa lista: 10 jogos dos anos 90 que já foram refeitos!


O remake de Tomb Raider foi o começo do fim para a versão original de Tomb Raider

Tomb Raider

O Tomb Raider original rapidamente chamou a atenção de muitos quando foi lançado pela primeira vez em 1996 por seu controverso sex appeal e caça ao tesouro ao estilo de Indiana Jones. Tomb Raider cresceu e se tornou uma franquia de sucesso que gerou inúmeras sequências, filmes, reinicializações e até abriu o caminho para a série Uncharted.

O original Tomb Raider foi refeito em 2007, intitulado Tomb Raider: Anniversary. Anniversary serve como a segunda entrada e prequela de uma trilogia que começou com Tomb Raider: Legend e terminou com Tomb Raider: Underworld. Aniversário foi bem recebido pela forma como honrou o Tomb Raider original.

Final Fantasy VII Remake levou a história em uma direção diferente

jogos dos anos 90 que já foram refeitos

Final Fantasy VII é um dos RPGs mais populares e aclamados pela crítica já feitos. Após inúmeras provocações, prequelas e sequências, a Square Enix finalmente revelou Final Fantasy VII: Remake em 2015, que foi lançado mais tarde em 2020.

O que torna FFVIIR diferente da maioria dos remakes é que FFVIIR não é o jogo completo. É apenas a primeira seção do jogo, ocorrendo inteiramente em Midgar. Final Fantasy VII: Rebirth continuará a história no inverno de 2023, enquanto um terceiro jogo encerra a trilogia de remake. Além disso, esta trilogia de remake rompe com a história tradicional de FFVII, deixando os fãs que jogaram o original imaginando o que acontecerá a seguir.

Relacionado: Kingdom Hearts 1 e 2 – Final Fantasy e Disney num jogo só! | Análise

MediEvil na verdade recebeu dois remakes

10 jogos dos anos 90 que já foram refeitos

O cômico MediEvil conta a história de Sir Daniel Fortesque, que é erroneamente homenageado como o “Herói de Gallowmere” da lenda que frustrou a trama do malvado feiticeiro Zarok. Na verdade, Sir Daniel rapidamente caiu na batalha. Quando Zarok e seu exército de mortos-vivos retornaram, Sir Daniel também foi ressuscitado.

MediEvil é um jogo de segundas chances, já que Sir Daniel agora tem sua segunda chance de viver de acordo com sua lenda. Fiel a essa mensagem, o próprio MediEvil recebeu dois remakes. Um no PlayStation Portable e outro no PlayStation 4. Ambos os remakes receberam críticas mistas, o que infelizmente pode deixar Sir Daniel morto para sempre desta vez.

O recente remake de Tony Hawk’s Pro Skater foi um salvador de franquias

Tony Hawk's Pro Skater

A série Tony Hawk’s Pro Skater resume perfeitamente o final dos anos 1990 e o início dos anos 2000. Da sua música à ascensão da cultura do skate de rua, o THPS foi um fenômeno. Embora a série THPS tenha fracassado principalmente após Tony Hawk’s Underground, houve inúmeras tentativas de renascimento.

O Tony Hawk’s Pro Skater viu um remake de seus níveis através do Tony Hawk’s Pro Skater HD, mas foi o Tony Hawk’s Pro Skater 1+2, remakes dos dois primeiros jogos THPS, que recebeu mais elogios. THPS1+2 foi um dos jogos mais bem recebidos de 2021. A série THPS definitivamente precisava de um vencedor no THPS1+2, e foi entregue. Espero que finalmente leve a um Tony Hawk’s Pro Skater 6.

Remakes de Pokémon se tornaram uma tradição

Pokémon

A série Pokémon chegou ao chão mais rápido do que, sem dúvida, qualquer franquia de videogame, ou mesmo multimídia, de todos os tempos. Qualquer um que tenha conhecimento no final da década de 1990 pode se lembrar de como era quando os Pokémon deixaram o Japão pela primeira vez.

Embora os jogadores tenham boas lembranças dos jogos, Pokémon Red e Pokémon Green/Blue não envelheceram muito bem. Com os avanços feitos na série Pokémon, bem como a incapacidade de transferir Pokémon para o Game Boy Advance, a Game Freak foi obrigada a fazer remakes em Pokémon Fire Red e Pokémon Leaf Green em 2004, baseados em Pokémon Ruby e Pokémon Sapphire. Isso deu início à tendência de cada geração de Pokémon até a quarta geração ver um remake.

Super Mario 64 adicionou novos personagens jogáveis em seu remake

Super Mario 64

Poucas séries fizeram uma transição mais suave para o 3D como a série Super Mario. Super Mario 64 fez um grande sucesso quando foi lançado em 1996. Em SM64, Mario tem um mundo central explorável através do Castelo de Peach, com vários níveis acessados através de pinturas. Cada nível tem plataformas 3D difíceis e muitas estrelas para coletar.

SM64 recebeu um remake como título de lançamento para o Nintendo DS em Super Mario 64 DS. A maior coisa que diferencia o SM64DS do original são os personagens jogáveis adicionais em Luigi, Wario e Yoshi. Os jogadores inicialmente começam jogando como Yoshi e, posteriormente, desbloqueiam os três personagens restantes. Além dos personagens, o SM64DS também contém novos níveis, tornando o remake familiar e novo ao mesmo tempo.

Ocarina Of Time Melhorado no Infame Templo da Água

Ocarina Of Time

Para não ficar para trás, a série The Legend of Zelda também fez uma transição suave para o 3D com The Legend of Zelda: Ocarina of Time. Ocarina of Time é frequentemente citado entre os melhores videogames já feitos, então é natural que receba algum tipo de remake.

Esse remake veio para o Nintendo 3DS intitulado The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D. Grande parte da estrutura e jogabilidade de Ocarina of Time permaneceu a mesma, mas apresenta uma atualização visual e mecânica de menu de toque através da segunda tela do 3DS. Da mesma forma, o Templo da Água também foi renovado, tornando a masmorra infame mais fácil de atravessar.

Relacionado: Top 10: os vilões mais fortes de Legend of Zelda (além de Ganon)

Metal Gear Solid Remake foi uma grande vitória para o GameCube

10 jogos dos anos 90 que já foram refeitos

A influência de Metal Gear Solid na indústria de jogos é diferente de outros jogos influentes. Enquanto alguns jogos impulsionavam o visual e a jogabilidade, o MGS ultrapassou os limites dos jogos como meio de contar histórias, inclinando-se para um estilo cinematográfico com cenas longas.

Embora não seja o primeiro jogo de Metal Gear, MGS era anteriormente um console exclusivo para o PlayStation original. MGS recebeu um remake para o Nintendo GameCube em 2004 intitulado Metal Gear Solid: The Twin Snakes e apresenta muitas das melhorias feitas em Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty. Embora isso tenha causado um problema na luta contra o chefe do Revolver Ocelot, pois a visualização em primeira pessoa tornou a luta do chefe trivial.

A saga Resident Evil da PlayStation já viu muitos remakes

Resident Evil

Semelhante a Pokémon, Resident Evil não é estranho a remakes. Os três primeiros jogos de Resident Evil foram todos refeitos, com os dois últimos mudando para uma perspectiva de terceira pessoa por cima do ombro. A Capcom está atualmente desenvolvendo um remake de Resident Evil 4.

O remake do primeiro Resident Evil foi originalmente lançado exclusivamente para o GameCube em 2002. Além disso, o remake de Resident Evil não muda muito além da revisão visual, que ainda é impressionante hoje. O remake de Resident Evil adiciona algumas subtramas adicionais, como Lisa Trevor e a tragédia em torno de sua família.

GoldenEye 007 foi reimaginado para estrelar Daniel Craig como James Bond

GoldenEye 007

Enquanto GoldenEye 007 tem um modo single-player totalmente desenvolvido, que cobre os eventos do filme de James Bond com o mesmo nome, GoldenEye é mais conhecido como um dos jogos multiplayer mais populares já feitos. GoldenEye recebeu um remake, ou mais especificamente uma reimaginação, em 2010.

Apesar de manter o mesmo nome, GoldenEye 007 (2010) era totalmente diferente de sua contraparte original. Fiel à vida real, Pierce Brosnan não é mais James Bond, e Daniel Craig agora vestiu o icônico smoking. O novo GoldenEye 007 foi originalmente lançado para o Nintendo Wii antes de uma porta aprimorada para outros consoles como GoldenEye: Reloaded. O remake reconta a história de GoldenEye enquanto adiciona novos detalhes e emoções da história. Para muitos, essa reimaginação ficou aquém do alto padrão estabelecido pelo GoldenEye original, especialmente por seu multiplayer.

Em conclusão, esses são os 10 jogos dos anos 90 que já foram refeitos! Conte para a gente: quais deles você já jogou?

Goiana. Arqueóloga, focada em Educação Patrimonial. Redatora. Escritora. Apaixonada pela Cultura Brasileira e pela Cultura Geek. Cosplayer nas horas vagas gótica e gamer. Aqui no Meta Galáxia, colaboro com matérias sobre o universo geek: notícias, entrevistas com cosplayers, listas de filmes e animes, análises de animes e jogos, curiosidades e muito mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here