Listamos todos os consoles da NEC Corporation

Todos os consoles da NEC

Listamos todos os consoles da NEC Corporation

O mundo dos jogos eletrônicos está em alta, nos últimos tempos. Entretanto, não é exatamente um tema tão novo e isso pode não ser nenhuma novidade para muitos. Afinal, muitas das empresas mais famosas atuam no mercado desde a década de 1980. Um exemplo é a NEC Corporation! Dessa forma, que tal agora ficar por dentro sobre todos os consoles da NEC Corporation?

NEC Corporation é uma empresa multinacional de tecnologia da informação sediada em Tóquio, Japão. A NEC, parte do Grupo Sumitomo, oferece soluções de rede e tecnologia da informação para empresas, assim como para provedores de serviços em telecomunicações e governos. Os principais segmentos de atuação são: soluções em TI, soluções em rede e dispositivos eletrônicos. A NEC está presente no Brasil, onde se chama NEC Latin America, situada em São Paulo.

TurboGrafx-16

Lançamento no Japão: 1987

TurboGrafx-16, conhecido no Japão como PC Engine é um console de videogame da NEC em parceria com Hudson Soft. Após seu lançamento no Japão e sua aceitação nesse país, então logo teve o seu lançamento nos Estados Unidos batizado de Turbo Grafx-16. Apesar do TG-16 ser mais potente que seus concorrentes Master System e NES, contudo, infelizmente teve pouca aceitação do público americano.

Comumente, é considerado um console de 16 bits, mas seu CPU principal é de 8 bits e sua PPU (Picture Processing Unit) é que é de 16 bits. Os jogos eram distribuídos em cartões de memória. Além disso, muitos também reconhecem o PC Engine como o primeiro console a utilizar um leitor de CD-ROM.

SuperGrafx

SuperGrafx
Imagem: Evan-Amos

Lançamento no Japão: 1989

O PC Engine SuperGrafx, ou simplesmente SuperGrafx, é um console de videogame doméstico de quarta geração fabricado pela NEC Home Electronics. Originalmente, foi proposto como um verdadeiro console doméstico de 16 bits, dessa forma apresentando gráficos e recursos de áudio aprimorados em relação ao seu antecessor.

O console teve um lançamento às pressas para o mercado, isso vários meses antes de sua data de lançamento inicial de 1990, tendo apenas atualizações modestas no hardware. Com apenas seis jogos de varejo lançados que aproveitaram as atualizações de hardware do console, então o SuperGrafx foi um fracasso comercial. Nenhum dos avanços de hardware que possuía chegaram para os consoles posteriores da NEC.

TurboDuo

TurboDuo
Imagem: Evan-Amos

Lançamento: 1991

O TurboDuo é um console de videogame de quarta geração desenvolvido pela NEC Home Electronics e Hudson Soft para o mercado norte-americano.

Nos Estados Unidos, o TurboDuo foi comercializado pela Turbo Technologies, Inc (ou TTI) de Los Angeles, uma joint venture da NEC Home Electronics e Hudson Soft. Inicialmente, lançaram o console para comercializar produtos da NEC na América do Norte depois que a NEC Home Electronics USA falhou em comercializar efetivamente a plataforma. O TurboDuo integra os recursos do TurboGrafx-16 e sua unidade de CD-ROM (o TurboGrafx-CD) em uma única unidade redesenhada com um BIOS atualizado, assim como 192 KB de RAM adicional.

PC-FX

Todos os consoles da NEC
Imagem: Evan-Amos

Lançamento no Japão: 1994

PC-FX é um console doméstico de 32 bits feito pela NEC, mas com seu lançamento exclusivo no Japão. Contudo, era um console caro e carecia de suporte ao desenvolvedor e, dessa forma, era incapaz de competir efetivamente com seus pares da quinta geração. O PC-FX foi o último console de videogame doméstico da NEC.

TurboExpress

todos os videogames portáteis

Lançamento no Japão: 1990

O TurboExpress ou PC Engine GT no Japão é um console portátil. Como parte da quarta geração de consoles, então competiu com o Game Boy da Nintendo, o Game Gear da Sega e o Atari Lynx.

Em conclusão, esses são todos os consoles da NEC Corporation! Você já teve a oportunidade de jogar em um desses consoles? Se sim, então quais jogos e em quais consoles?

Leia também em nosso portal:

Caroline Ishida Date
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here