Entrevista: HQ do Homem-Aranha homenageia Palmeiras Campeão

HQ do Homem-Aranha homenageia Palmeiras Campeão Brasileiro em 1994. Provavelmente, o editor dessa edição era palmeirense, confira!

cropped-homem-aranha-palmeiras-campeao-gibi-01.webp
Capa da edição #140 do Homem-Aranha, na qual o Palmeiras foi homenageado

Em 1995 a edição #140 da HQ do Homem-Aranha homenageou Palmeiras campeão de 1994.

As vésperas de disputar a final do Mundial Interclubes FIFA, atrás de seu bi-campeonato mundial, o que você menos esperava era ver uma matéria com a chamada HQ do Homem-Aranha homenageia Palmeiras. Mas é isso mesmo, em 1994 o Verdão foi campeão brasileiro no mês de dezembro, foram dois jogos épicos contra o arquirrival Corinthians, e ganhou essa homenagem no gibi do Aranha.

Essa homenagem só foi descoberta porque a minha irmã (Isabella, palmeirense “verde”) tem uma porta com páginas de HQs coladas e, em um dia aleatório, sem querer, fiquei observando as páginas da porta e me deparei com um “PALMEIRAS CAMPEÃO” em uma delas. Aliás, esse Palmeiras Campeão está na capa de um jornal que Peter Parker está lendo.

E você fãs de HQs ou palmeirense (ou os dois), devem estar se perguntando “Como isso foi parar ali?”. É o que vamos esclarecer aqui nessa matéria exclusiva do Meta Galáxia, com um entrevista para lá de especial com um dos responsáveis por esse presente aos palmeirenses.

Palmeiras Campeão em edição da HQ de Homem-Aranha

Respondendo a pergunta anterior: o editor da HQ (ou gibi, como chamávamos as HQs na época) #140 do Homem-Aranha era palmeirense e a edição desse gibi do “teiúdo” saiu entre 16 de dezembro de 94 e Fevereiro de 95. Aliás, esse maravilhoso presente foi dado pelos palmeirenses da edição da Editora Abril, e o Meta Galáxia encontrou um deles para bater um papo conosco.

Mas antes de vocês seguirem para a entrevista, temos mais uma matéria exclusiva sobre o Palmeiras nos eSports (esportes eletrônicos). Já pensou se o Palestra tivesse um time Palmeiras Valorant? Ou então, Palmeiras Free Fire? Ou talvez você prefira um game no estilo MOBA com Palmeiras League of Legends, confira a matéria.

Entrevista – Editor presenteia palmeirenses e fãs do Homem-Aranha

A entrevista “HQ do Homem-Aranha homenageia Palmeiras” foi feita com Marco Moretti, editor na Editora Abril até 2003. Aliás, o trabalho do Meta Galáxia foi investigar e encontrar o responsável por essa relíquia, e nós o encontramos, fique com a entrevista e divirta-se. Além disso, confira as imagens dessa HQ histórica, lá no final da matéria.

1- Matheus, Meta Galáxia – Olá Marco, como vai? Primeiramente gostaria de agradecer pela oportunidade de entrevistá-lo e também pela edição incrível que você nos deu em 1995, no volume #140 da HQ (ou Gibi) de “O Homem-Aranha”, mais precisamente na página 33. Por favor nos conte um pouco da sua história como torcedor e sua paixão pelo Verdão.

Marco – Bem, Eu sou palmeirense desde pequeno, embora não fosse ligado em futebol. Minha mãe e, principalmente, o meu avô, o meu tio e um primo eram palmeirenses roxos. O meu pai e meu irmão eram santistas. Me lembro que tive imensa emoção quando, com uns seis anos, encontrei o Ademir da Guia, na época o maior ídolo do time, e pedi um autógrafo para ele. Infelizmente, não tenho mais esse autógrafo. Depois, a minha devoção ao clube aumentou quando me tornei sócio do clube e passei a frequentar. Foi meio que herança de família italiana e simpatia pelo time mesmo.

2- Matheus, Meta Galáxia – Como surgiu a ideia de colocar esse “Easter Egg” na edição #140 do Aranha de 1995?

Marco – Olha, de vez em quando, os tradutores faziam brincadeiras com as notícias de jornal e outras coisas nos quadrinhos. Agora não lembro se fui eu mesmo que traduzi essa história e coloquei a brincadeira ou se foi outra pessoa que traduziu e eu deixei passar no fechamento. De qualquer forma, foi intencional, para provocar o chefe, que era são-paulino roxo, e, claro, os leitores corinthianos e santistas.

Às vezes, botávamos esses Easter Eggs sempre que a história permitia. Aliás, no caso do Aranha, era bem fácil fazer isso, já que as histórias dele eram naturalmente mais descontraídas do que dos X-Men ou outros heróis.

3- Matheus, Meta Galáxia – Então você teve cúmplices? Como foi o processo, alguém descobriu? Nos conte a história

Sim, nós fazíamos brincadeiras desse tipo nas redações. Lembro que o editor do Zé Carioca na época, por exemplo, era corinthiano roxo e adorava fazer menções ao time na revista do papagaio, que, convenhamos, sempre levou jeito de palmeirense.

4- Matheus, Meta Galáxia – De fato, o Zé Carioca é muito palmeirense! Haha. Marco, obrigado por eternizar o Palmeiras no gibi/hq desse que é o herói mais querido de todos! Gostaria de pedir que deixe uma mensagem para os leitores do Meta Galáxia, para os fãs de Homen-aranha e claro, para os palestrinos que nos leem.

Para os fãs de quadrinhos, da Marvel, DC ou qualquer outro universo, acho que é importante lembrar que quadrinhos também são diversão e não podem ser levados tão a sério. Um pouco de humor é sempre bem-vindo. Para os palestinos, só tenho uma coisa a dizer: AQUI É PALMEIRAS!

HQ do Homem-Aranha homenageia Palmeiras campeão

As histórias dessa edição são: Homem-Aranha: Areias da Justiça, Falcão de Aço: Caça de Duendes e Os Novos Guerreiros: Questão de Honra.

Abaixo, as imagens da HQ do Homem-Aranha com Verdão Campeão.

HQ do Homem-Aranha homenageia Palmeiras campeão
Peter Parker Lê jornal em que aparece Palmeiras Campeão

Veja outras novidades e matérias de HQs na nossa pagina.

Publicitário e "marketeiro digital" de profissão, desenhista e ilustrador totalmente amador. Palmeirense, amante de basquete, admirador da cultura japonesa, viagens e Coca-Cola. Vale dizer que considero videogames a arte mais completa que existe.

11 COMENTÁRIOS

  1. Muito interessante essa curiosidade. Pessoalmente, eu acho legal quando os editores das versões BR fazem alguma mudança sutil como essa em jornais ou placas nas HQs para criar mais ligação e simpatia dos leitores com as histórias das páginas. Como palmeirense adorei viajar na possibilidade do teioso conhecer o verdão, hahaha.
    O problema pra mim é que, como uma pessoa que curte explorar os sebos em busca de edições antigas, não ficarei satisfeito enquanto não encontrar essa edição!

  2. Na verdade a adaptação brasileira, né? O titulo da materia da a entender outra coisa. Não é nem uma homenagem é só a noticia aparecendo no jornal (uma referencia). Nem faz sentido já que o Peter mora em Nova York e como o Palmeiras não tem mundial não tem como uma noticia dele sendo campeão aparecer por lá…

    kkkk abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here