Cavaleiro da Lua: Quem são os deuses da Eneade?

Khonshu, o Deus da Lua - Cavaleiro da Lua: Quem são os nove deuses da Eneade?

Cavaleiro da Lua: Quem são os deuses da Enéade?

Recentemente, a Marvel Studios lançou a sua a série: Cavaleiro da Lua, exibida pela Disney+. Agora, há deuses egípcios envolvidos em trama: afinal de contas, quem são os deuses da Enéade? Confira aqui quem são eles!

Como Steven mencionou no primeiro episódio da série, a Enéade é “o supergrupo de deuses egípcios”. Uma enéade pode significar qualquer grupo de nove divindades que operam juntas, mas a mais conhecida é a Grande Enéade de Heliópolis. Como Steven tentou explicar ao chefe do museu, a Grande Enéade geralmente inclui Atum e oito de seus descendentes: seus filhos, Shu e Tefnut; seus filhos, Geb e Nut; e a quarta geração Osíris, Ísis, Seth e Néftis. Há também uma versão deste grupo que inclui Horus.


Khonshu, o Deus da Lua

Khonshu

Na mitologia egípcia, Quespisiquis, também chamado Khonshu, é um antigo deus que está associado à lua. Dizem que o seu nome significa “viajante”, e que se refere às suas viagens noturnas para a Lua. Assim como Tote, ele representa a passagem no tempo. Além disso, Quespisiquis foi fundamental na criação de nova vida em todos os seres vivos.

Ao longo da história do Egito, já aconteceu de a visão das pessoas sobre os deuses mudarem um pouco. Em algumas regiões e em alguns períodos, um deus poderia ser mais cultuado com uma característica em especial. Por exemplo, cada povo poderia lembrar mais de Osíris pela prosperidade da terra e da vegetação ou pela morte. Ocorreu parecido aqui: em Tebas, Khonshu ele era cultuado como filho de Mut e Amom. Entretanto, em Ombo, Khonshu era venerado como filho de Suco e Hator.

Falando-se especificamente em Cavaleiro da Lua, Khonshu é o deus mais importante da história. Khonshu atende por muitos nomes e é quem possui vínculo direto com Marc Spector. Além disso, Khonshu era um membro dos deuses que viviam na Heliópolis Celestial, mas sem qualquer capacidade de entrar fisicamente no plano terrestre. Então, Khonshu escolhia campeões da Terra para serem guiados por sua própria vontade. Ou seja, um guerreiro solitário que era conhecido como o Cavaleiro da Lua.

Atualmente, o campeão de Khonshu é justamente Marc Spector! Ele é o mais focado nas histórias em quadrinhos da Marvel, assim como o escolhido para a série em exibição atualmente.

Ammit

deusa Ammit

Ammit, também conhecida como Ammut, é a Devoradora dos Mortos do Egito antigo. A deusa possui cabeça de um crocodilo, torso de leoa e traseiro de hipopótamo. Dessa forma, ela reúne três grandes figuras violentas do reino animal, conhecidas por sua habilidade em matar.

Ela não costumava ser cultuada pelos egípcios, pois ela causava bastante medo. Não por sua aparência, mas por ser a promessa de uma punição terrível caso eles não seguissem as virtudes de Ma’at, a Deusa da justiça, verdade e harmonia. Na mitologia egípcia, a Balança de Ma’at que pesa o seu coração após sua morte; seu coração contra uma pena da Deusa por AnúbisToth, em julgamento presidido por Osíris. Se seu coração for mais pesado que a pena, então já era! Literalmente, a deusa Ammit irá devorar você.

Na Marvel, Ammit mantém essa mesma forma e mesma função como Devoradora dos Mortos. Agora, ela aparece associada ao vilão da série Cavaleiro da Lua; Hawke carrega um cajado que é adornado no punho com duas cabeças de crocodilo.

Ammit, Anúbis e Toth no quadrinho Hellstorm: Son of Satan Vol 1 #3.
Ammit, Anúbis e Toth no quadrinho Hellstorm: Son of Satan Vol 1 #3.

Os outros deuses do egípcios que apareceram na série Cavaleiro da Lua

anúbis - Cavaleiro da Lua: Quem são os nove deuses da Eneade?

Ok, a série Cavaleiro da Lua ainda não mostrou nitidamente todos os deuses, mas é válido falar um pouco de quem já apareceu, não é? Afinal, cada um deles é bastante importante para a franquia Cavaleiro da Lua! Então vamos aos deuses:

Tefnut

A deusa da chuva na mitologia, também associada a generosidade. Ela também é a irmã gêmea e esposa de Shu, o deus do ar. Os dois são membros da Enéade, mas apenas Tefnut apareceu na reunião dos deuses no episódio 3 de Cavaleiro da Lua.

Hórus

Aquele que afirmou que a humanidade abandonou os deuses é Hórus, um dos deuses mais importantes na mitologia egípcia. Ele é representado como o deus do céu. A versão da Marvel Comics de Hórus fez aparições esporádicas nas histórias em quadrinhos de Thor.

Isis

Ísis, ou seu avatar humano, foi ouvido brevemente na reunião. Ela é conhecida por ser a deusa do amor e da fertilidade, a mãe de Hórus e a esposa e irmã de Osíris. Além disso, sua figura era muito importante e associada ao poder do Faraó. Junto com Osíris, Ísis é uma das divindades mais conhecidas do panteão egípcio.

Osíris

O deus Osíris é conhecido por representar tanto os mortos quanto a fertilidade. E certamente é um dos deus mais antigos na mitologia egípcia. Ainda mais que ele está em diversas histórias sobre sua morte nas mãos de seu irmão maligno, Seth. Na série da Marvel, foi o seu avatar humano que liderou a reunião dos deuses egípcios.

Hathor

Hathor é a deusa da música e do amor, conforme a nova série da Marvel. No Egito Antigo, ela é a deusa do destino e uma das várias divindades do céu que governam com Rá, o líder supremo dos deuses. Nos mitos, Hathor se transforma em uma deusa-leão chamada Sekhmet.

Enfim, esses são os deuses da Enéade que apareceram até o momento, em Cavaleiro da Lua!

Confira nossas análises semanais de cada episódio:

Episódio 1 O Problema do Peixe Dourado

Cavaleiro da Lua Episódio 2: Conhecendo Marc Spector

Episódio 3 – Ação no Egito

Episódio 4 – As coordenadas de Khonshu

Confira nosso portal: Funko Pop de Cavaleiro da Lua é lançado e já está em pré-venda

Goiana. Arqueóloga, focada em Educação Patrimonial. Redatora. Escritora. Apaixonada pela Cultura Brasileira e pela Cultura Geek. Cosplayer nas horas vagas gótica e gamer. Aqui no Meta Galáxia, colaboro com matérias sobre o universo geek: notícias, entrevistas com cosplayers, listas de filmes e animes, análises de animes e jogos, curiosidades e muito mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here