Como Aharen-San e Komi Can’t Communicate reinventaram o amor no anime Rom-Com

Nem todos os animes rom-com aumentam o calor com diálogos rápidos e emoções ferozes. Títulos legais e descontraídos como Komi e Aharen-San são claramente o futuro.

Komi-san e Aharen-san

Como Aharen-San e Komi Can’t Communicate reinventaram o amor no anime Rom-Com

O gênero comédia romântica (ou rom-com) é bastante popular no mundo dos animes! Afinal, os personagens carismáticos podem fazer os sentimentos intensos tanto do romance quanto do anime realmente estourarem durante um episódio. Não é de admirar que existam tantos títulos de rom-com amados por aí, além dos atuais Komi Can’t Communicate e Aharen-San Is Indecipherable.

No entanto, o gênero rom-com está sempre aberto à experimentação de autores de mangá e estúdios de anime. Algumas séries têm um toque criativo, como as palhaçadas sadodere de Nagatoro Hayase ou o romance-lite encontrado em Komi e Aharen-San. As duas últimas séries, em particular, decidiram fazer do romance um componente importante de suas histórias sem torná-lo o tema central, e funciona bem.


Como Komi Can’t Communicate & Aharen-San se tornam um romance parcial

Aharen-San

Muitos animes rom-com envolvem os espectadores com as travessuras selvagens de garotas tsundere que aprendem a se abrir; ou então um cenário de casamento arranjado, como em A Couple of Cuckoos. Entretanto, nem todas as histórias precisam (ou deveriam) aumentar as coisas. Essas séries tendem a ser maiores que a vida, e muito disso pode esgotar os espectadores. Assim, séries como Komi Can’t Communicate e Aharen-San Is Indecipherable optam por tecer o romance na narrativa central.

Nos primeiros capítulos e episódios, Komi Can’t Communicate nem é uma comédia romântica. Não há casamento arranjado ou “Estou procurando aquela garota da minha infância” acontecendo. Em vez disso, começa com uma amizade homem-mulher saudável e até inspiradora entre o dandere Komi Shoko e o simples mas gentil Tadano Hitohito. O principal objetivo de Komi não é encontrar um romance relâmpago, mas fazer 100 amigos, e Tadano a ajuda com isso. Muito gradualmente, os dois desenvolvem sentimentos românticos um pelo outro – sentimentos que são principalmente provocados em vez de expressados ​​abertamente.

Algo semelhante está acontecendo agora em Aharen-San, onde a protagonista feminina kuudere, Aharen Reina, se conecta com Raido não como namorada, mas como um amigo regular. Assim como Komi e Tadano, Aharen e Raido constroem uma amizade saudável sem segundas intenções, e só gradualmente e naturalmente eles começam a agir mais como namorado e namorada. Mesmo assim, eles fazem essa transição sutilmente e estão muito longe do “eu te amo”. E é assim que deve ser.

Como a técnica do romance sutil incentiva linguagens de amor especiais

Komi-Cant-Communicate

Se os personagens principais de Komi Can’t Communicate e Aharen-San não estão fazendo confissões de amor ousadas ou ficando noivos de seus pais, então eles precisam de outra maneira de expressar seu afeto. Essas cenas têm um duplo dever, com ações muitas vezes falando mais alto que palavras.

As linguagens do amor são métodos estabelecidos com os quais as pessoas, fictícias ou reais, podem expressar romance para os outros. Por exemplo, expressar com presentes, toque físico e atos de serviço, entre outros. Para alguns personagens de anime, essas linguagens de amor sem palavras são apenas uma ferramenta extra para usar; mas para Komi, Tadano, Raido e Aharen, essa é realmente a melhor maneira de expressar afeto, e pode criar uma história inusitada e encantadora.

É improvável que Komi e Aharen digam “eu gosto de você”, muito menos “eu te amo”. Entretanto, essas garotas fazem todo tipo de coisa para “dizer” de qualquer maneira – e muitas vezes com maior efeito. Isso leva a cenas criativas e memoráveis ​​para os personagens e, com certeza, as ações falam mais alto que as palavras. Então, quando Tadano e Raido respondem na mesma moeda, o romance tem a chance de realmente decolar. Às vezes, “eu te amo” nunca precisa passar pelos lábios de nenhum personagem para ser falado alto e claro! Você concorda?

Aharen-San está disponível pela Crunchyroll. Komi Can’t Communicate está disponível pela Netflix.

Leia também em nosso portal: Confira os melhores animes de colegial na Netflix

Goiana. Arqueóloga, focada em Educação Patrimonial. Redatora. Escritora. Apaixonada pela Cultura Brasileira e pela Cultura Geek. Cosplayer nas horas vagas gótica e gamer. Aqui no Meta Galáxia, colaboro com matérias sobre o universo geek: notícias, entrevistas com cosplayers, listas de filmes e animes, análises de animes e jogos, curiosidades e muito mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here