Como Hell’s Paradise: Jigokuraku tentou evitar fan service

Hell's Paradise é uma série de mangá shounen, mas o uso da nudez nunca é sugestivo ou vulgar, mas contribui para a história.

Yuzuriha

Como Hell’s Paradise: Jigokuraku tentou evitar fan service

O fan service é um tópico que prevalece na comunidade de animes e mangás, já que muitos membros podem facilmente citar várias séries que mostram esse fenômeno – e as discussões estão chegando para Hell’s Paradise: Jigokuraku, anime chegando ao Brasil via Crunchyroll. Desde a sexualização problemática de meninas em High Rise Invasion até o aumento gradual do tamanho do busto de Nami em One Piece, é um aspecto muitas vezes irrelevante que é difícil de evitar. Parece que essa fixação está presente no meio desde o seu início.

Em anime e mangá, a linha entre fan service e exploração pode ser delicada, especialmente no que diz respeito a representações de nudez. Yuji Kaku, o mangaká por trás de Hell’s Paradise: Jigokuraku, parece ter dominado esse equilíbrio. Embora a série apresente nudez sem hesitar, alguns fãs se perguntaram se seria possível adaptá-la para um anime. No entanto, as representações de nudez do mangá nunca são de natureza sugestiva ou gratuita. Cuidado, pois pode haver leves spoilers durante o texto. Se ainda está começando a assistir ao anime e ler o mangá, confira em nosso portal: O que você precisa saber sobre o anime Hell’s Paradise e Os Principais Personagens de Hell’s Paradise: Jigokuraku.

Não há nada sexual na nudez

Hell's Paradise: Jigokuraku

A maneira como Hell’s Paradise: Jigokuraku retrata a nudez o diferencia de outros animes ou mangás. Ao contrário de outras obras, a nudez em Hell’s Paradise não é vulgar ou gratuita mesmo quando não está relacionada a contextos sexuais. Por exemplo, quando Nurugai e Tenza estavam se lavando em um rio, a cena poderia facilmente ter sido retratada com um fan service tradicional, mas os personagens se trataram com respeito e sua nudez foi retratada como natural e normal. Claro, não que a cena não esteja ali para divertir, com Tenza descobrindo que Nurugai é uma mulher, mas a parte do respeito foi fundamental. Se fosse um personagem como Meliodas de Nanatsu no Taizai ali, possivelmente teria agarrado a garota ali. Contudo, Nurugai acabou por falar que queria se casar com Tenza por ter sido respeitoso.

Enquanto o grupo tomava banho na casa de Hoko, teria sido fácil para os painéis serem preenchidos com representações grosseiras do corpo humano. No entanto, este não foi o caso. Gabimaru, Sagiri, Mei e os outros personagens tomaram banho sem nenhum fanservice gratuito. As meninas não foram sexualizadas, mas sim retratadas naturalmente em sua nudez, sem que nenhum dos personagens se objetificasse. Aqui, a nudez dos personagens raramente é sexualizada – é simplesmente uma representação dos personagens em seu estado natural.

Detalhes essenciais para a trama

O sistema de energia utilizado no trabalho é denominado Tao e envolve a utilização e o controle da energia vital de um indivíduo. Essa prática é baseada nos princípios do taoísmo, uma filosofia chinesa. Para se tornar proficiente no Tao, é necessário compreender a importância de equilibrar forças opostas como yin e yang, bem como força e fraqueza. Os principais antagonistas da série, Lord Tensen, passam por treinamento na Arte dos Quartos, também conhecido como Bōchū Jutsu. Isso treina o Tao por meio da intimidade sexual; é uma das técnicas de treinamento mais importantes, pois requer um parceiro do chi oposto.

Por causa disso, há cenas ocasionais no mangá em que a nudez é mostrada em um contexto sexual. No entanto, os personagens nus ainda evitam o serviço de fãs, apesar da oportunidade adequada. Os personagens costumam ser íntimos um do outro, mas nunca isso parece atrair propositalmente o público. A intimidade sexual não é adicionada intencionalmente ao mangá com o objetivo de agradar os fãs. Ao menos, não unicamente para isso. Afinal, se utiliza para aprofundar o enredo e a compreensão do sistema de poder principal. Há cenas explícitas por toda parte, mas elas não estão lá unicamente como fan service. Afinal, elas são vitais para a trama. Além disso, o Bōchū Jutsu só é bem-sucedido quando as duas partes cooperam, então todos os exemplos de intimidade sexual são retratados consensualmente.

Hell’s Paradise: Jigokuraku teve muitas oportunidades de cair na mesma armadilha de fan service que seus pares, mas isso nunca aconteceu. Muitos animes e mangás usam sexualização irrelevante e grosseira apenas para atrair o público, mas nesta série, nudez e até sexo são características normais da trama.

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here