Olimpíadas de Tóquio #2 – Haikyuu! e o vôlei no Japão

Anime influenciou atual geração do voleibol masculino japonês

169
haikyuu seleção japonesa

Konichi wa! Em mais um post sobre as Olimpíadas de Tóquio, fazemos um recorte para abordar a popularidade de Haikyuu! como um dos mais proeminentes animes de esporte e que teve, na madruga (ou tarde, no Japão) desta terça-feira, 3, o seu ápice quanto a repercussão fora da bolha otaku.

Haikyuu! figura facilmente em listas de melhores animes de esporte, tanto pela qualidade da produção (a animação, especialmente dos jogos, é um espetáculo) quanto à narrativa que, apesar de contar com personagens por vezes caricatos, é bastante verossímil no que diz respeito ao universo do vôlei. Tais características tornaram o anime incrivelmente popular no Japão e, posteriormente, mundo afora (inclusive por aqui).

O anime faz parte de um movimento de obras de diversas modalidades que crescera nos últimos anos, como mencionado no nosso primeiro post, que vem criando desde a última década uma maior adesão – especialmente do público jovem – ao esporte no país, gerando um boom para as tão aguardadas Olimpíadas de Tóquio 2020. Este, ao lado de Kuroko no Basket e o clássico Slam Dunk, são talvez os mais populares e responsáveis por fazer uma geração de jovens japoneses praticarem estes esportes.

haikyuu seleção japonesa

Pois bem. Haikyuu! teve sua primeira temporada em anime lançada em 2014, ou seja, há sete anos. Tempo suficiente para influenciar adolescentes japoneses a buscarem o voleibol ou se intensificarem em sua prática. A influência do anime rendeu frutos: o Japão colhe agora sua melhor geração de voleibol masculino, que chegou ao histórico resultado das quartas-de-final dos Jogos Olímpicos, parando somente diante do Brasil, atual campeão.

haikyuu seleção japonesa

Mas qual a influência prática de Haikyuu nessa história? Bem, alguns jogadores da Seleção Nipônica são fãs confessos da obra e admitiram sua influência na trajetória no esporte. Entre eles, Yuji Nishida – principal estrela e um jogador de baixa estatura para o voleibol, como o protagonista Hinata. Nishida e outros membros da seleção já falaram diversas vezes sobre o anime, inclusive, como pode ser visto nesse vídeo:

Não à toa, o confronto da seleção japonesa com a brasileira se tornou trending topics no Twitter. Com a imensa popularidade do anime aqui, fãs de vôlei e do anime (e aqueles que acompanham ambos, porque não) fizeram Haikyuu entrar entre os assuntos mais comentados da rede social. A associação foi feita, a princípio, pelos internautas, mas ganhou mais volume quando o DJ da partida tocou, algumas vezes, as aberturas do animes antes do saque do time da casa. Nos jogos contra Itália e Irã, já tinha rolado algo do tipo. Aqui, a terceira opening, Hikari Are:

O ápice ocorreu quando um repórter da Rede Globo comentou sobre o anime e o quanto ele influenciou a geração atual que representa a seleção de vôlei. Na mesma noite, o anime foi tema do programa Ohayo, do SporTV, que conta com participação de Bernardinho. A “figuração” do lendário treinador brasileiro no anime foi comentada pelo próprio, inclusive.

Alguém ainda duvida da influência dos animes na cultura popular e seu impacto social?

Confira outras matérias sobre animes e mangás aqui. Siga o Meta Galáxia nas redes sociais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here